Windows 10 preview traz um… keylogger
A Microsoft anunciou no passado dia 30 de Setembro o sucessor do Windows 8.1, que em vez de ser o Windows 9, “saltou” para o Windows 10 (sabia porquê aqui). Entretanto a empresa já disponibilizou publicamente uma versão preview, através do programa Microsoft’s Insider.
Mas, para quem (ainda) não leu os termos de utilização do Windows 10 preview, é importante que saiba que a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que na prática lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.
Apesar de todos sabermos que o software tem termos de utilização, a verdade é que raramente perdemos tempo com a leitura dessa informação. No entanto, alguns utilizadores mais cautelosos vieram alertar para as políticas de privacidade fora do normal, que a Microsoft definiu para o Windows 10 preview.
Na prática o documento criado pela Microsoft informa que a empresa poderá recolher informações dos utilizadores (nome, e-mail, preferências, pesquisas feitas, chamadas telefónicas, configurações, etc), incluindo informação que é passada por voz para o sistema.
When you acquire, install and use the Program, Microsoft collects information about you, your devices, applications and networks, and your use of those devices, applications and networks," the privacy policy states. "Examples of data we collect include your name, email address, preferences and interests; browsing, search and file history; phone call and SMS data; device configuration and sensor data; and application usage."
We may collect information about your device and applications and use it for purposes such as determining or improving compatibility” and “use voice input features like speech-to-text, we may collect voice information and use it for purposes such as improving speech processing,” the company says about voice data collection.
Se abrir um ficheiro no sistema, a Microsoft pode “recolher” informação sobre o ficheiro, a aplicação usada para abrir o ficheiro e até os caracteres digitados… estilo um autêntico keylogger.
If you open a file, we may collect information about the file, the application used to open the file, and how long it takes any use [of] it for purposes such as improving performance, or [if you] enter text, we may collect typed characters, we may collect typed characters and use them for purposes such as improving autocomplete and spellcheck features.
Descartando más interpretações, a Microsoft deixa bem explícito que toda a informação será sempre usada com o objectivo de implementar melhorias no sistema. Como sempre, os utilizadores esperam que tais informações não acabem por "cair em mãos" de terceiros...e quem não quiser ser "espiado" (no bom sentido) será que basta desactivar tal funcionalidade?
Concorda com a política de privacidade da Microsoft?
Homepage: Politica privacidade Windows
Este artigo tem mais de um ano
Acho que a MS está a ir longe demais com isto. se isto é veridico irei consultar videos porno e fazer pesquisas maradas e quando for há casa de banho irei enviar um email a eles a dizer o que fiz.
Valha me deuz, MS desiludi-me a cada dia
Este lançamento é para requerer feedback, ver quais são os hábitos de utilização dos consumidores e saber pormenorizadamente a maneira de utilização de qualquer faixa etária.
É óbvio que vão recolher dados e ainda mais óbvio é que este lançamento não é para toda a gente e muito menos eles fizerem isto às escondidas. Vê a apresentação deles e vais ver o Joe B. a dizer que iam recolher dados.
Só baixa esta versão quem quiser dar feedback e não se importar da Microsoft recolher dados. Transparência não faltou.
Sim claro e estou bem contente por já ter de volta o start menu, mas agora personalizavel e de melhor uso.
Houve alguma notícia desde a existência do Windows sobre keyloggers ou monitorização da tua actividade no sistema operativo? Que eu saiba nunca houve.
Esta é uma versão de testes, por isso não tem problema em eles monitorizarem a tua actividade, porque é para melhorarem o sistema final. Daí a porem nas condições a informar da existência da monitorização.
Por isso o teu comentário acerca da Microsoft desiludir é errado, pelos motivos que expliquei acima.
Quase me confundias com o teu nome 🙂
Continuo a achar esta notícia um exagero,
Primeiro porque, até pode ser uma “feature” apenas do preview para ajudar a ‘aprimorar’ o Windows 10,
Mas mesmo que não seja, todos ficaram alarmados quando era a app do facebook, e todas as permissões que ela pedia, esquecendo se que todas essas permissões eram apenas para bem do utilizador.
Acham que se a Google, a Microsoft , a Apple, Etc etc etc quisessem “roubar” privacidade, que de certeza o fazem, iam “mostrar” isso nos T&C ?
+1
O comentário mais correto aqui.
Se acho normal? sim, afinal é um preview.. se querem testar é natural que a microsoft queira conhecer habitos, erros etc. Por isso é que é PREVIEW.
Se concordo? Em parte. Na parte do keylogger MESMO keylogger, acho incorreto claro, a privacidade dos utilizadores é um direito.
Se isto vier na versão final aí sim, podem queixar-se e eu alinharem com vocês, até lá.. só usa quem quer, right?
Finado snowdem que o diga.
é uma preview eles querem saber o que as pessoas fazem no seu SO sem pagar um centavo á google para que afinem ou coloquem fixtures que o utlizador precise. Duvido muito que na versão final venham esse keylogger a não ser que a razão de oferecerem o w10 de borla seja porque querem virar-se par ao modelo da google que é vender informações nossas às empresas.
Sim também penso que seja mais por isso, troubleshooting de erros ou bugs para esta primeira versão.
Nesse caso faz todo o sentido.
Concordo com o Carlos, se queres te sentir espiado usa um android com google now xD
Ou um IPhone com o icloud…
O google now consegue ser mais assustador que a cortana. Uma colega do trabalho pediu-me para ver no google maps onde era o infantário do filho, quando sai do trabalho ao fim do dia o telemovel quiz-me dar uma route para o dito infantário…
Existe algo mais assustador que o google e este tema do windows. Estou a falar das operadoras de telemovel que pelo chip do cartão sabem onde uma pessoa está e a que antena está ligada. E atravez do chip sabem-te tudo, desde marca de telemovel ao resto.
Mesmo falando na google em que tem o maps em 3D e é um autentico “big brother” Até a certos citios eu vou sem pagar nada, como museus.
Assustador?
Eu realmente não percebo certas pessoas, as tecnologias de informação existem para ajudar as pessoas, não para assustar.
Quem não gosta, tem um remédio santo… NÂO USA.
Deita o telemovel fora, não ligues o computador.
Dado ser um preview do Windows 10, até pode ser normal, uma vez que a versão é apenas destinada a testes.
Até penso ser possivel, lançarem uma atualização para crashar programas, como a instrução de testes Environment.Failfast, a fim de verificar como o sistema irá reagir após uma falha no mais diverso hardware.
Temos de ter em atenção que o que a Microsoft lançou foi uma versão PREVIEW,que se destina precisamente a TESTAR a forma como o SO(ainda em fase de desenvolvimento)se comporta em TODOS os aspetos. Além de se destinar,principalmente,a quem possa/saiba dar feedbacks para o aprimoramento do mesmo.E ESTÁ A AVISAR TODOS os utilizadores dos dados que recolhe…só instalou esta versão quem quis ou foi “curioso”! Eu ficaria preocupado e condenaria a Microsoft era se eles fizessem o mesmo na versão final que irá ser colocada à venda…
E Pelo que vejo por aqui http://windows.microsoft.com/en-gb/windows/preview-privacy-statement#section_4 não é possivel desligar o tal “keylogger”.
Preview….esta versão foi lançada tal e qual como os medicamentos tem grupos de teste para ver os efeitos secundários….aqui vai-se avaliar tudo medir tudo
É uma versão para quem quer ajudar a MS a melhorar o produto, n é para ser usado como o OS principal.
Aqui ninguém pagou nada a ninguém, portanto antes que as madalenas ofendidas venham prai ai com os direitos da privacidade e mais a declaração dos direitos do homem pensem que isto n é uma versão final que esta a ser comercializada !
Claro que acho bem. Eles avisaram vezes sem conta que só deve usar isto quem tem uma experiencia avançada com computadores. E esta preview serve para recolher o máximo de informação possível. Não estão a enganar ninguém nem a esconder nada. Por isso não estou a ver qualquer problema. Seria um problema se este fosse o caso para uma consumer preview e/ou para a versão final
Acho que deveriam ir ver todas as versões preview que a MS fez, todas devem dizer o mesmo, mas só agora se preocupam, se querem privacidade estão no local errado.
acho a notícia um pouco exagerada. A preview saiu CA para fora precisamente por isso, limar arestas , bugs, supostos problemas que possa haver, e a única maneira e este “controlo”… porque se eles estivessem a espera do feedback das pessoas, iam ser praticamente 0!
só instala quem quer…
Penso que este keylogger apenas virá com esta versão, mais para a função de troubleshooting de erros e bugs.
Bom mas vamos ver o que a MS fará…
Tanta teoria da conspiração. Afinal que uso dão vocês às vossas maquinas?
Se vires alguém a remexer e a ler as tuas cartas não ficas chateado? Eu ficava, e isso não significa que esteja a planear ou a executar algo nefasto.
Mas quais cartas, quais quê. Ves filmes em demasia.
A tua inteligência é assim tão curta que não conseguiste perceber a analogia? Deixa-me então lá colocar uma versão para as pessoas menos dotadas de massa cinzenta.
Eu estava a dizer que as pessoas se vissem alguém a remexer no seu correio ficavam aborrecidas, mas se virem alguém remexer na sua privacidade online já não ficam aborrecidas.
Tu é que deves de deixar de ver filmes e viver mais a vida real e ler um pouco mais as notícias.
Privacidade online? A sério? Sabes i que dizes? Também es daqueles que partilha nas redes o momento em que está no wc??? Tu é que decides o que é privado ou não. Se não queres correr riscos sejam eles quais forem, simplesmente não guardas nas prateleiras virtuais que invadiram a net. Guarda so para ti, e vais ver que seremos todos mais felizes.
Foi mais do que clarificado que a MS ia recolher dados. Eles o disseram logo desde inicio, meteram no ToS e ainda repetiram na apresentação que o Preview serviria como recolha de dados, limar arestas e ver quais das novas funções é que iam ser mais usadas…
típico comentário inserido no mais puro carneirismo que existe.
“quem não deve não teme” Vamos expor toda a nossa vida publicamente porque se usarmos essa linha de pensamento: “que uso é que vocês dão às vossas vidas?”
Deixarmos de lado a nossa privacidade sob esse argumento é do mais perigoso que existe. A minha vida é simples e não tem nada de transcendente. Mas tu e os outros não têm nada que saber o que faço ou deixo de fazer.
Como este suposto keylogger será só para esta versão e melhorar a performance do windows, penso que não tem mal. Só o instala quem quer. Ainda bem que avisaram.
Ainda não me vi aparecer nenhum anuncio a papel higienico quando estou na casa de banho. Estão a falhar!!
A versão lançada é mesmo para recolher este tipo de coisas…
Exato.
a própria Microsoft informa que são recolhidos dados, porque tanto alarido? não é a versão final…e de testes, e muito possivelmente este controlo será derivado a adaptação do cortana!! e penso que devera sair brutal.
como e que uma empresa obtém feedback do seu produto? se estiverem a espera que sejam os utilizadores a dar, obtém pouco feedback.
o SO não é um perfume que se vai aos sítios ,mostra e cheiramos…tem de ser feito deste modo, e atingir os entusiastas todos, porque somos nós que nos vamos queixar ,e eles agradecem.
apenas a minha opinião.
No que é que o meu nome e email vai ajudar a melhorar um SO?
Não queres intalar, não instalas. Queres andar pela Net anonimamente, nunca o conseguirás. E não venhas para aqui dizer que ha ferramentas para isso, porque na realidade não ha.
Ou seja, isto é tudo um big brother gigante e já há, pelos comentários que se vê, quem ache tudo natural, pois se algumas até acho “natural” nesta era, já “Se abrir um ficheiro no sistema, a Microsoft pode “recolher” informação sobre o ficheiro, a aplicação usada para abrir o ficheiro e até os caracteres digitados… estilo um autêntico keylogger.” isso é inadmissível.
One word -> PREVIEW
Vê assim, se fosses lançar um medicamento no mercado, farias sem o testar em alguém primeiro?
Bem… que alarmismo…
TELEMETRIA MITCHES
Não vou repetir o que os comentarios acima muito bem eclarecem já, mas como não li os ToS de qualquer modo pergunto: à frente dessa frase eles por acaso não dirão também que apesar da recolha de dados (ui ui keylogger) que não fazem a associação à pessoa?
Aí sim ficaria preocupado – se realmente fosse para lá o meu nome. Mas, no meu não-comprovado entender, esse keylogger serve, não para reportar à MS “ATENÇÃO QUE O PIN DO MULTIBANCO DO FAGUNDES É 3443”, mas sim que “300.000 pessoas usam o keypad para marcar sequencias de 4 números em menos de 30 segundos, 7.000.034 usam a fila de teclas por cima das letras para o mesmo efeito.”
E esta informação para eles vale mais que o pin do fagundes.
Fazia falta ao pplware alguém que realmente trabalhe em empresas de software para saberem como as coisas funcionam.
Só professores por aqui…. Não dá para mais.
Bem vindos ao seculo 21, onde a informação dá mais lucro do que vender um produto!
Isto não é um produto de venda. Serve para recolher informação de utilização.
Sendo que uma versão preview que não é oficial traz estas “políticas de privacidade”, que não são politicas nenhumas mas sim meras frases para se protegerem do armazenamento indevido do informação pessoal e de alguma intransmissível, a Microsoft só vem provar que apesar de também ter os seus contras a Apple é a opção mais acertada para todo e qualquer utilizador como também o Linux claro que para muitos está provado ser o melhor.
Microsoft: ” cada um colhe o que semeia…! Vai ser muito má essa colheita (utilizadores da MS irão desaparecer cetamente).”
Desenvolve essas afirmações se faz favor.
Ao menos sabes do que se esta aqui a falar? Há alguém aí em casa? Esta é uma versão de testes do novo windows. “Testes”. Sabes o que significa?
Eu realmente vejo aqui comentarios de uns e outros e alguns a criticas outros.
Isto é um forum de opinião e de discussão, o problema é que alguns de voces não aceitam as opiniões uns dos outros e tentam agredir uns aos outros.
Cada pessoa é diferente uma da outra, estamos todos aqui para aprender e no fundo somos todos amadores de tecnologia.
Mesmo que alguém esteja errado, podem corrigir essa pessoa sem insultar e pensarem que sabem mais do que o outro.
A moderação também deveria actuar nesses casos de falta de respeito. Era só
Espanta-me como é que um site de tecnologia não consegue perceber que este produto e estas regras da MS são para esta versão preview? Como é que quem escreveu este artigo não consegue perceber que para haver testers tem de haver um canal de feedback fácil, ou caso contrário, o programa Beta não serviria de nada.
Já fui/sou beta tester em alguns produtos e haver um canal directo e por vezes até invasivo é algo que faz parte das fases de testes.
Nós, testers, ou aceitamos ou não. Ninguém é obrigado a ser tester.
Espanta-te porque não estás a interpretar correctamente o que está escrito. Vai ler novamente e tem em atenção na interpretação que é dada ao assunto 😉 vê bem.
“Concorda com a política de privacidade da Microsoft?”
Se não concorda, não adere ao programa de beta tester.
Eu interpretei bem, acho é que o artigo está escrito para criar confusão
“Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que na prática lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.” Estranhas, porquê?! 😉
É o que têm de fazer para as pessoas clickarem nos links :/
Ou falam mal da Msft ou Bem da Apple.
Portanto, eu tenho um estabelecimento comercial e quem entrar nele está sujeito às regras que eu ditar. Posso dar-lhe uma monte de porrada como roubar-lhe a carteira. A culpa não é minha, dono do estabelcimento. É do cliente que entrou e já sabia que era assim nesta casa. E achámos isto tudo normal.
Meu caro, quem entra em minha casa, sujeita-se ás minhas regras!
Estás a misturar tudo porque estás a misturar violência com regras de utilização – violência é crime, seja em tua casa ou na rua e a MS não te está a dizer que vais levar uma tareia por seres tester.
Também não podes roubar a carteira, mas podes pedir a identificação e podes não permitir que o cliente vá ao WC sem autorização.
Tal como muitos estabelecimentos têm a regra de pré-pagamento, ou refeições rápidas só ao balcão, ou não há serviço de mesa, etc. Mas só podes fazer isso se tiveres as regras expostas. Quem concordar, entra. Quem não concordar, não entra. Simples e não tem nada que enganar.
Neste caso, a MS impõe as suas regras. Quem aceitar eles disponibilizam o W10, quem não concordar não se candidata! Onde é que está o problema nisto?!
É verdade, eles algumas vezes com estas notícias só querem criar caldinhos entre utilizadores. Isto é meio notícia meio coluna de jornal com opinião pessoal de quem a escreve.
Não é possivel restringir as informações enviadas?
Deve ser.
Este keylogger deve correr como serviço do Windows, ou seja, em background. Deve dar para parar no gestor de tarefas.
Claro que também deve correr com um nível extremamente alto de permissões, o que pode inviabilizar o que estou a dizer, mas há sempre uma maneira de parar isto.
Claro que se não queres ter um tracking, ou se queres que isso seja anónimo, criar uma conta no Windows, mas sem criar conta Microsoft.
Eu tenho uma conta no Windows que não esta associado a nenhuma conta Microsoft até porque atualmente não tenho. Mas a verdade é que este keylogger pode usar a nossa ligação à internet como também os nosso email etc… para saber quem somos, ou seja, em vez de monitorizar de um modo superficial, a Microsoft quer saber ate a musica que ouvimos, o nosso género de filmes que gostamos…
Mas há sempre 2 hipóteses: ou não instalas ou se instalares liga-as o pc a web através de um proxi que não permita ao sistema enviar as tuas informações mais pessoais para o Bill
Por isso é que este tipo de sistemas (de teste) não devem ser utilizados para utilização diária normal.
Ficaria bem à Microsoft esclarecer que informação é que este keylogger reúne.
Eu quando falei da conta do Windows queria dizer que a informação reunida é anónima, porque não há um user associado a ela, ou melhor, o user que existe é local e não está em mais sítio nenhum. Enquanto que se tiveres uma conta Microsoft esse user passa a ter um nome, um e-mail, etc, dependendo das informações de perfil que forem preenchidas. Provavelmente a Microsoft está a usar isto como o Google, para reunir informações de mercado e dar publicidade e ofertas direccionadas ao utilizador.
Enquanto este keylogger estiver numa versão preview, com o intuito de melhorar o serviço, tudo bem. Se passar daí será certamente um grande problema porque tira toda a privacidade ao utilizador.
Pessoalmente não acho incorreto. Primeiro, somos avisados e segundo, é uma preview.. A minha única preocupação são os terceiros. A esta hora ja muitos procuram maneira de obter esta informação… Acredito sempre que quem não deve não teme mas a minha informação nas mãos erradas não me agrada.. Esperemos que seja bem guardada.
http://www.gamevicio.com/i/noticias/199/199442-windows-10-preview-traz-um-keylogger/index.html
Copiaram palavra por palavra e ate as imagens lol, mas va pelo menos meteram a fonte xDD Ai se ve o trabalho que o brasileiro faz 😀
Espetáculo 😀 mas até as imagens estão lá (os caminhos vá) 😀
O windows 10 é para as empresas.E para elas mudarem tem que ter uma mais valia.E essa mais valia são as informações dos particulares,que a Microsoft vai fornecer com o sistema operativo.Abram os olhos palermas.Não há almoços grátis.
É! E depois pega lá um molho de processos em tribunal por violação da privacidade. Uma coisa é o developer preview, que é disponibilizada para testes, à qual só uma pequena percentagem dos utilizadores liga. Outra coisa é a versão final que se pretende ser utilizada por toda a gente.
ja tinha antes
Metam o site da versão pt-pt e alterem os textos citados para pt-pt sff.
Instalai o previeu a retornei ao 8.1 pois achei que o lO ´r uma porcaria.
Pois, mas aquilo também nao é para ti. Espera mais um pouco.
Nada de anormal num OS Preview…. …quando sair a versão final não terá nenhum “keylogger”!!! Enfim, noticia desnecessária.