PplWare Mobile

Windows 10 preview traz um… keylogger


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. João Terra says:

    Acho que a MS está a ir longe demais com isto. se isto é veridico irei consultar videos porno e fazer pesquisas maradas e quando for há casa de banho irei enviar um email a eles a dizer o que fiz.

    Valha me deuz, MS desiludi-me a cada dia

    • Hugo (também) says:

      Este lançamento é para requerer feedback, ver quais são os hábitos de utilização dos consumidores e saber pormenorizadamente a maneira de utilização de qualquer faixa etária.

      É óbvio que vão recolher dados e ainda mais óbvio é que este lançamento não é para toda a gente e muito menos eles fizerem isto às escondidas. Vê a apresentação deles e vais ver o Joe B. a dizer que iam recolher dados.

      Só baixa esta versão quem quiser dar feedback e não se importar da Microsoft recolher dados. Transparência não faltou.

    • lo says:

      Houve alguma notícia desde a existência do Windows sobre keyloggers ou monitorização da tua actividade no sistema operativo? Que eu saiba nunca houve.

      Esta é uma versão de testes, por isso não tem problema em eles monitorizarem a tua actividade, porque é para melhorarem o sistema final. Daí a porem nas condições a informar da existência da monitorização.

      Por isso o teu comentário acerca da Microsoft desiludir é errado, pelos motivos que expliquei acima.

    • João Serra says:

      Quase me confundias com o teu nome 🙂

  2. Joel says:

    Continuo a achar esta notícia um exagero,
    Primeiro porque, até pode ser uma “feature” apenas do preview para ajudar a ‘aprimorar’ o Windows 10,
    Mas mesmo que não seja, todos ficaram alarmados quando era a app do facebook, e todas as permissões que ela pedia, esquecendo se que todas essas permissões eram apenas para bem do utilizador.
    Acham que se a Google, a Microsoft , a Apple, Etc etc etc quisessem “roubar” privacidade, que de certeza o fazem, iam “mostrar” isso nos T&C ?

    • Mota says:

      +1

      O comentário mais correto aqui.

      Se acho normal? sim, afinal é um preview.. se querem testar é natural que a microsoft queira conhecer habitos, erros etc. Por isso é que é PREVIEW.

      Se concordo? Em parte. Na parte do keylogger MESMO keylogger, acho incorreto claro, a privacidade dos utilizadores é um direito.

      Se isto vier na versão final aí sim, podem queixar-se e eu alinharem com vocês, até lá.. só usa quem quer, right?

    • VaGNaroK says:

      Finado snowdem que o diga.

  3. Carlos Nascimento says:

    é uma preview eles querem saber o que as pessoas fazem no seu SO sem pagar um centavo á google para que afinem ou coloquem fixtures que o utlizador precise. Duvido muito que na versão final venham esse keylogger a não ser que a razão de oferecerem o w10 de borla seja porque querem virar-se par ao modelo da google que é vender informações nossas às empresas.

  4. Alexandre Carvalho says:

    Concordo com o Carlos, se queres te sentir espiado usa um android com google now xD

    • Poet says:

      Ou um IPhone com o icloud…

    • Vasco says:

      O google now consegue ser mais assustador que a cortana. Uma colega do trabalho pediu-me para ver no google maps onde era o infantário do filho, quando sai do trabalho ao fim do dia o telemovel quiz-me dar uma route para o dito infantário…

      • João Terra says:

        Existe algo mais assustador que o google e este tema do windows. Estou a falar das operadoras de telemovel que pelo chip do cartão sabem onde uma pessoa está e a que antena está ligada. E atravez do chip sabem-te tudo, desde marca de telemovel ao resto.
        Mesmo falando na google em que tem o maps em 3D e é um autentico “big brother” Até a certos citios eu vou sem pagar nada, como museus.

        • Miguel Machado says:

          Assustador?

          Eu realmente não percebo certas pessoas, as tecnologias de informação existem para ajudar as pessoas, não para assustar.

          Quem não gosta, tem um remédio santo… NÂO USA.
          Deita o telemovel fora, não ligues o computador.

  5. Fábio says:

    Dado ser um preview do Windows 10, até pode ser normal, uma vez que a versão é apenas destinada a testes.
    Até penso ser possivel, lançarem uma atualização para crashar programas, como a instrução de testes Environment.Failfast, a fim de verificar como o sistema irá reagir após uma falha no mais diverso hardware.

  6. Tavares says:

    Temos de ter em atenção que o que a Microsoft lançou foi uma versão PREVIEW,que se destina precisamente a TESTAR a forma como o SO(ainda em fase de desenvolvimento)se comporta em TODOS os aspetos. Além de se destinar,principalmente,a quem possa/saiba dar feedbacks para o aprimoramento do mesmo.E ESTÁ A AVISAR TODOS os utilizadores dos dados que recolhe…só instalou esta versão quem quis ou foi “curioso”! Eu ficaria preocupado e condenaria a Microsoft era se eles fizessem o mesmo na versão final que irá ser colocada à venda…

  7. Fábio says:

    E Pelo que vejo por aqui http://windows.microsoft.com/en-gb/windows/preview-privacy-statement#section_4 não é possivel desligar o tal “keylogger”.

  8. Bruno Coimbra says:

    Preview….esta versão foi lançada tal e qual como os medicamentos tem grupos de teste para ver os efeitos secundários….aqui vai-se avaliar tudo medir tudo

    É uma versão para quem quer ajudar a MS a melhorar o produto, n é para ser usado como o OS principal.

    Aqui ninguém pagou nada a ninguém, portanto antes que as madalenas ofendidas venham prai ai com os direitos da privacidade e mais a declaração dos direitos do homem pensem que isto n é uma versão final que esta a ser comercializada !

  9. +1 says:

    Claro que acho bem. Eles avisaram vezes sem conta que só deve usar isto quem tem uma experiencia avançada com computadores. E esta preview serve para recolher o máximo de informação possível. Não estão a enganar ninguém nem a esconder nada. Por isso não estou a ver qualquer problema. Seria um problema se este fosse o caso para uma consumer preview e/ou para a versão final

  10. Paulo Jorge says:

    Acho que deveriam ir ver todas as versões preview que a MS fez, todas devem dizer o mesmo, mas só agora se preocupam, se querem privacidade estão no local errado.

  11. the Dell guy says:

    acho a notícia um pouco exagerada. A preview saiu CA para fora precisamente por isso, limar arestas , bugs, supostos problemas que possa haver, e a única maneira e este “controlo”… porque se eles estivessem a espera do feedback das pessoas, iam ser praticamente 0!
    só instala quem quer…

  12. Miguel Machado says:

    Penso que este keylogger apenas virá com esta versão, mais para a função de troubleshooting de erros e bugs.

    Bom mas vamos ver o que a MS fará…

  13. censo says:

    Tanta teoria da conspiração. Afinal que uso dão vocês às vossas maquinas?

    • Nuno Vieira says:

      Se vires alguém a remexer e a ler as tuas cartas não ficas chateado? Eu ficava, e isso não significa que esteja a planear ou a executar algo nefasto.

      • censo says:

        Mas quais cartas, quais quê. Ves filmes em demasia.

        • Nuno Vieira says:

          A tua inteligência é assim tão curta que não conseguiste perceber a analogia? Deixa-me então lá colocar uma versão para as pessoas menos dotadas de massa cinzenta.

          Eu estava a dizer que as pessoas se vissem alguém a remexer no seu correio ficavam aborrecidas, mas se virem alguém remexer na sua privacidade online já não ficam aborrecidas.

          Tu é que deves de deixar de ver filmes e viver mais a vida real e ler um pouco mais as notícias.

          • censo says:

            Privacidade online? A sério? Sabes i que dizes? Também es daqueles que partilha nas redes o momento em que está no wc??? Tu é que decides o que é privado ou não. Se não queres correr riscos sejam eles quais forem, simplesmente não guardas nas prateleiras virtuais que invadiram a net. Guarda so para ti, e vais ver que seremos todos mais felizes.

          • Hugo (também) says:

            Foi mais do que clarificado que a MS ia recolher dados. Eles o disseram logo desde inicio, meteram no ToS e ainda repetiram na apresentação que o Preview serviria como recolha de dados, limar arestas e ver quais das novas funções é que iam ser mais usadas…

    • Jervásio says:

      típico comentário inserido no mais puro carneirismo que existe.

      “quem não deve não teme” Vamos expor toda a nossa vida publicamente porque se usarmos essa linha de pensamento: “que uso é que vocês dão às vossas vidas?”

      Deixarmos de lado a nossa privacidade sob esse argumento é do mais perigoso que existe. A minha vida é simples e não tem nada de transcendente. Mas tu e os outros não têm nada que saber o que faço ou deixo de fazer.

      Como este suposto keylogger será só para esta versão e melhorar a performance do windows, penso que não tem mal. Só o instala quem quer. Ainda bem que avisaram.

  14. daiquiri says:

    A versão lançada é mesmo para recolher este tipo de coisas…

  15. the Dell guy says:

    a própria Microsoft informa que são recolhidos dados, porque tanto alarido? não é a versão final…e de testes, e muito possivelmente este controlo será derivado a adaptação do cortana!! e penso que devera sair brutal.
    como e que uma empresa obtém feedback do seu produto? se estiverem a espera que sejam os utilizadores a dar, obtém pouco feedback.
    o SO não é um perfume que se vai aos sítios ,mostra e cheiramos…tem de ser feito deste modo, e atingir os entusiastas todos, porque somos nós que nos vamos queixar ,e eles agradecem.
    apenas a minha opinião.

  16. pjam says:

    No que é que o meu nome e email vai ajudar a melhorar um SO?

    • censo says:

      Não queres intalar, não instalas. Queres andar pela Net anonimamente, nunca o conseguirás. E não venhas para aqui dizer que ha ferramentas para isso, porque na realidade não ha.

  17. Pedro Costa says:

    Ou seja, isto é tudo um big brother gigante e já há, pelos comentários que se vê, quem ache tudo natural, pois se algumas até acho “natural” nesta era, já “Se abrir um ficheiro no sistema, a Microsoft pode “recolher” informação sobre o ficheiro, a aplicação usada para abrir o ficheiro e até os caracteres digitados… estilo um autêntico keylogger.” isso é inadmissível.

  18. Vasco says:

    Bem… que alarmismo…
    TELEMETRIA MITCHES

    Não vou repetir o que os comentarios acima muito bem eclarecem já, mas como não li os ToS de qualquer modo pergunto: à frente dessa frase eles por acaso não dirão também que apesar da recolha de dados (ui ui keylogger) que não fazem a associação à pessoa?

    Aí sim ficaria preocupado – se realmente fosse para lá o meu nome. Mas, no meu não-comprovado entender, esse keylogger serve, não para reportar à MS “ATENÇÃO QUE O PIN DO MULTIBANCO DO FAGUNDES É 3443”, mas sim que “300.000 pessoas usam o keypad para marcar sequencias de 4 números em menos de 30 segundos, 7.000.034 usam a fila de teclas por cima das letras para o mesmo efeito.”

    E esta informação para eles vale mais que o pin do fagundes.

    • djizus says:

      Fazia falta ao pplware alguém que realmente trabalhe em empresas de software para saberem como as coisas funcionam.

      Só professores por aqui…. Não dá para mais.

  19. Blop says:

    Bem vindos ao seculo 21, onde a informação dá mais lucro do que vender um produto!

  20. Andrew says:

    Sendo que uma versão preview que não é oficial traz estas “políticas de privacidade”, que não são politicas nenhumas mas sim meras frases para se protegerem do armazenamento indevido do informação pessoal e de alguma intransmissível, a Microsoft só vem provar que apesar de também ter os seus contras a Apple é a opção mais acertada para todo e qualquer utilizador como também o Linux claro que para muitos está provado ser o melhor.

    Microsoft: ” cada um colhe o que semeia…! Vai ser muito má essa colheita (utilizadores da MS irão desaparecer cetamente).”

  21. João Terra says:

    Eu realmente vejo aqui comentarios de uns e outros e alguns a criticas outros.
    Isto é um forum de opinião e de discussão, o problema é que alguns de voces não aceitam as opiniões uns dos outros e tentam agredir uns aos outros.
    Cada pessoa é diferente uma da outra, estamos todos aqui para aprender e no fundo somos todos amadores de tecnologia.
    Mesmo que alguém esteja errado, podem corrigir essa pessoa sem insultar e pensarem que sabem mais do que o outro.
    A moderação também deveria actuar nesses casos de falta de respeito. Era só

  22. MM says:

    Espanta-me como é que um site de tecnologia não consegue perceber que este produto e estas regras da MS são para esta versão preview? Como é que quem escreveu este artigo não consegue perceber que para haver testers tem de haver um canal de feedback fácil, ou caso contrário, o programa Beta não serviria de nada.
    Já fui/sou beta tester em alguns produtos e haver um canal directo e por vezes até invasivo é algo que faz parte das fases de testes.
    Nós, testers, ou aceitamos ou não. Ninguém é obrigado a ser tester.

    • Vítor M. says:

      Espanta-te porque não estás a interpretar correctamente o que está escrito. Vai ler novamente e tem em atenção na interpretação que é dada ao assunto 😉 vê bem.

      • MM says:

        “Concorda com a política de privacidade da Microsoft?”
        Se não concorda, não adere ao programa de beta tester.
        Eu interpretei bem, acho é que o artigo está escrito para criar confusão
        “Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que na prática lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.” Estranhas, porquê?! 😉

    • Pedro Costa says:

      Portanto, eu tenho um estabelecimento comercial e quem entrar nele está sujeito às regras que eu ditar. Posso dar-lhe uma monte de porrada como roubar-lhe a carteira. A culpa não é minha, dono do estabelcimento. É do cliente que entrou e já sabia que era assim nesta casa. E achámos isto tudo normal.

      • censo says:

        Meu caro, quem entra em minha casa, sujeita-se ás minhas regras!

      • MM says:

        Estás a misturar tudo porque estás a misturar violência com regras de utilização – violência é crime, seja em tua casa ou na rua e a MS não te está a dizer que vais levar uma tareia por seres tester.
        Também não podes roubar a carteira, mas podes pedir a identificação e podes não permitir que o cliente vá ao WC sem autorização.
        Tal como muitos estabelecimentos têm a regra de pré-pagamento, ou refeições rápidas só ao balcão, ou não há serviço de mesa, etc. Mas só podes fazer isso se tiveres as regras expostas. Quem concordar, entra. Quem não concordar, não entra. Simples e não tem nada que enganar.

        Neste caso, a MS impõe as suas regras. Quem aceitar eles disponibilizam o W10, quem não concordar não se candidata! Onde é que está o problema nisto?!

    • lo says:

      É verdade, eles algumas vezes com estas notícias só querem criar caldinhos entre utilizadores. Isto é meio notícia meio coluna de jornal com opinião pessoal de quem a escreve.

  23. Jorge Gabriel says:

    Não é possivel restringir as informações enviadas?

    • Só um gajo says:

      Deve ser.
      Este keylogger deve correr como serviço do Windows, ou seja, em background. Deve dar para parar no gestor de tarefas.
      Claro que também deve correr com um nível extremamente alto de permissões, o que pode inviabilizar o que estou a dizer, mas há sempre uma maneira de parar isto.

      Claro que se não queres ter um tracking, ou se queres que isso seja anónimo, criar uma conta no Windows, mas sem criar conta Microsoft.

      • Jorge Gabriel says:

        Eu tenho uma conta no Windows que não esta associado a nenhuma conta Microsoft até porque atualmente não tenho. Mas a verdade é que este keylogger pode usar a nossa ligação à internet como também os nosso email etc… para saber quem somos, ou seja, em vez de monitorizar de um modo superficial, a Microsoft quer saber ate a musica que ouvimos, o nosso género de filmes que gostamos…
        Mas há sempre 2 hipóteses: ou não instalas ou se instalares liga-as o pc a web através de um proxi que não permita ao sistema enviar as tuas informações mais pessoais para o Bill

        • Só um gajo says:

          Por isso é que este tipo de sistemas (de teste) não devem ser utilizados para utilização diária normal.

          Ficaria bem à Microsoft esclarecer que informação é que este keylogger reúne.

          Eu quando falei da conta do Windows queria dizer que a informação reunida é anónima, porque não há um user associado a ela, ou melhor, o user que existe é local e não está em mais sítio nenhum. Enquanto que se tiveres uma conta Microsoft esse user passa a ter um nome, um e-mail, etc, dependendo das informações de perfil que forem preenchidas. Provavelmente a Microsoft está a usar isto como o Google, para reunir informações de mercado e dar publicidade e ofertas direccionadas ao utilizador.

          Enquanto este keylogger estiver numa versão preview, com o intuito de melhorar o serviço, tudo bem. Se passar daí será certamente um grande problema porque tira toda a privacidade ao utilizador.

  24. phex says:

    Pessoalmente não acho incorreto. Primeiro, somos avisados e segundo, é uma preview.. A minha única preocupação são os terceiros. A esta hora ja muitos procuram maneira de obter esta informação… Acredito sempre que quem não deve não teme mas a minha informação nas mãos erradas não me agrada.. Esperemos que seja bem guardada.

  25. Dumitru says:

    http://www.gamevicio.com/i/noticias/199/199442-windows-10-preview-traz-um-keylogger/index.html

    Copiaram palavra por palavra e ate as imagens lol, mas va pelo menos meteram a fonte xDD Ai se ve o trabalho que o brasileiro faz 😀

  26. Antonio Nunes says:

    O windows 10 é para as empresas.E para elas mudarem tem que ter uma mais valia.E essa mais valia são as informações dos particulares,que a Microsoft vai fornecer com o sistema operativo.Abram os olhos palermas.Não há almoços grátis.

    • Só um gajo says:

      É! E depois pega lá um molho de processos em tribunal por violação da privacidade. Uma coisa é o developer preview, que é disponibilizada para testes, à qual só uma pequena percentagem dos utilizadores liga. Outra coisa é a versão final que se pretende ser utilizada por toda a gente.

  27. panhonhas says:

    Metam o site da versão pt-pt e alterem os textos citados para pt-pt sff.

  28. Abel JOse says:

    Instalai o previeu a retornei ao 8.1 pois achei que o lO ´r uma porcaria.

  29. Robert Soares says:

    Nada de anormal num OS Preview…. …quando sair a versão final não terá nenhum “keylogger”!!! Enfim, noticia desnecessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.