Wise Registry Cleaner 7.55, estabilidade e rapidez no Windows
Manter o computador a funcionar de forma perfeita não é tarefa fácil, excepto se considerarmos utilizar as ferramentas correctas. Aqui surge a questão: qual ou quais as ferramentas a usar para essa tarefa?
Ora uma dessas aplicações que nos pode ajudar a manter o controlo e, acima de tudo, uma performance como se tratasse do primeiro dia de funcionamento do PC é precisamente o Wise Registry Cleaner: desenhado para optimizar o desempenho do nosso computador, eliminado conteúdos supérfluos ou desnecessários.
Um pequeno exame efectuado pelo Wise Registry Cleaner dentro do separador REGISTRY CLEANER leva-nos a saber qual ou quais os processos/ficheiros que podem estar eventualmente a tornar o nosso computador mais lento: definições desnecessárias, limpeza de chaves redundantes, caminhos de software errados ou remanescentes e que não foram removidos do registo depois de desinstalados, etc. Ora este aplicativo tem como função inicial procurar por todo o tipo de erros ou problemas que nos possa afectar.
Uma vez terminada a pesquisa basta-nos clicar em START CLEANING para vermos todos (ou quase todos) os problemas resolvidos. Trata-se de uma operação em 3 passos.
Os resultados são imediatos.
Já dentro do separador SYSTEM TUNEUP temos acesso a um conjunto de configurações que podem ajuda na estabilização e rapidez da máquina através de uma correcta configuração de itens como: Ligar/Encerrar o PC mais rápido, Estabilidade do Sistema, Velocidade do Sistema, Aceleramento da rede.
Já por último, mas não menos importante, é-nos oferecida uma preciosa função de desfragmentação do registo do Windows. Esta é uma função tão útil quanto pesada, seja em que aplicação seja, e requer que encerremos todas as aplicações em execução para a obtenção dos melhores resultados.
O Wise Registry Cleaner foi actualizado para uma versão mais recente. As novidades que esta versão apresenta centram-se principalmente na melhoria do pacote de idiomas que estão disponíveis e na resolução de alguns bugs que afectavam as versões anteriores.
A verdade é que, na minha opinião, este é um dos softwares mais completos do seu género, especialmente da forma inteligente como aborda a manutenção das funções para oferecer melhor rapidez e estabilidade e a verdade é que consegue fazê-lo.
Por outro lado, também para evitar as famosas questões nos comentários onde se pergunta qual é o melhor: este ou aquele? respondo a título pessoal muito sinceramente, não me fico apenas por uma aplicação porque isto dos softwares tem a sua subjectividade. Se me perguntarem qual o meu TOP 4 dentro do género aproximado eu talvez responda: Puran Utilities (recém-chegado mas com muito boa performance), CCleaner, Advanced SystemCare e o próprio Wise Registry Cleaner - tenham em conta que todas são gratuitas!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Wise Registry Cleaner 7.55 [2.04 MB]
Download: Wise Registry Cleaner 7.55 Portable [1.86 MB]
Homepage: WiseCleaner
Este artigo tem mais de um ano
Do You Really Need to Clean the Registry?
http://lifehacker.com/5482701/whats-the-registry-should-i-clean-it-and-whats-the-point
vejamos o seguinte, em termos de ficheiros temporários realmente faz sentido apagá-los, agora no que toca a registro é completamente absurdo efectuar a limpeza neles, primeiro porque mesmo que haja ficheiros de registro “obsoletos” não vai afectar a performance do windows em nada…. segundo estes softwares para limpeza de registro fazem borrada (para nao dizer outra coisa) muito simplesmente porque o software pode apagar chaves que sejam necessários para o funcionamento do sistema/ou outro software (a maioria das pessoas utiliza a limpeza automática, não se dá ao trabalho de verificar se as chaves seleccionadas são ou não necessárias, tb é verdade que muitas das pessoas não entendem do assunto…) e já agora o mesmo digo em relação à desfragmentação de registro, é desnecessário (completamente) (atenção que estou a falar da desfragmentação do registro e não da desfragmentação regular…) pois não vai afectar a performance do sistema operativo e, mais que tudo, pode dar bronca da grande, alguma falha que haja e o sistema fica comprometido
Boas
Estes programas, tal como o CCleaner, etc, são bons principalmente para remover alguns vestígios de virus, malware, adware, toolbars, BHO’s, etc que outros programas deixam, nisso podem ser úteis no que respeita a limpeza de registry com o objectivo de ajudar a limpar/desinfectar um PC. No entanto, para isso também existem ferramentas específicas para remover certas chaves deixadas por malware (combofix, junkware removal tool, etc).
Em tudo o resto, como manutenção, etc, é dispensável a limpeza do registry.