Wipe 2.33
Vou voltar a falar neste tipo de ferramentas. O que acontece quando vende um computador ou o entrega para dar "à troca" na compra de um novo?
Limpa a caixa, tira o pó acumulado no interior e formata o disco... deve ser pouco mais que isto certo?
Claro que se um disco vier formatado, o utilizador que o for usar aplica-lhe uma instalação logo de imediato por cima. O pior são os curiosos!
Se enviar um disco e este for colocado, por exemplo, nas mãos de uma aplicação do tipo GetDataBack Data Recovery, ficamos com muitos dados que aquele disco já guardou... mesmo achando o utilizador que o formatou e tudo o que lá havia tinha sido apagado.
Claro que se não tiver nada de importante, não há motivo para se preocupar, mas muitas vezes a nossa vida passa fortemente pelos dados guardados no nosso disco: são informações bancárias, é o nosso mail com muita informação privada, são as fotos das nossas férias e dos nossos momentos familiares, são informações profissionais sigilosas... enfim o que não faltam são exemplos.
O ideal será passar o seu disco por um processo de limpeza radical!
Wipe
Wipe é uma ferramenta gratuita, fácil e poderosa para limpar o historial de navegação do utilizador, para limpar os ficheiros index.dat, eliminar os cookies, limpar a cache, limpar os logs, eliminar os ficheiros temporários da Internet, apagar o histórico do auto-complete de pesquisas e quaisquer outros caminhos que o utilizador digitou e que lá ficaram impregnados no seu disco.
Mas não se ficam por aqui as limpezas! Tudo o que recolher dados, será limpo de forma eficaz e permanente.
Métodos de limpeza:
Existem 5 métodos de limpeza, no entanto na versão gratuita apenas 2 estão disponíveis:
- Standard delete - Este métodos permite limpar os dado, no entanto estes podem ser recuperados, digamos que é óptimo para usar de vem em quando para nossa manutenção programada.
- One Pass anti-recovery - Este método aplica uma passagem extra quando os ficheiros são assinalados como apagados, indicando so sistema que os locais de armazenamento estão prontos a receber novos dados. O disco será uma única vez re-apagado. Bom, já não é fácil recuperar dados com este métodos, mas ainda é possível.
Os seguintes métodos aplicam algoritmos avançados. Estes métodos depois de aplicados tornam impossível a recuperação lógica dos dados existentes. O preço para licenciar estes métodos é de aproximadamente 7 euros.
- DODD 5220.22 - Método definido pelo Departamento de Defesa Americano. Sobrescreve os locais endereçáveis do disco primeiro com um caractere, depois com o seu complemento e por fim com um caractere aleatório. Definem esse procedimento como de limpeza do disco.
- Gutmann Anti-recovery - Mecanismo de remoção de dados usufruindo do método de codificação usado pela drive. Depois de partidos e removidos, jamais será possível criar partes lógicas dos dados separados.
- Russian GOST P50739-95 anti-recovery - Método que apenas faz uma passagem para remoção de dados. Altamente seguro e usado por forças militares.
Agora não tem desculpa para sofrer uma quebra de segurança ou uma evasão de privacidade por dados involuntariamente entregues a terceiros.
Alternativas:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Wipe 2.33 [2.75MB]
Homepage: Wipe
Este artigo tem mais de um ano
ESPECTÁCULOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!
Desculpem lá o esterismo, mas comprei pc novo e vinha à procura desta ferramenta que já tinha ouvido falar aqui. Qual o meu espanto ao ver que é logo o primeiro post !! 😮
Nunca vos aconteceu isto? A mim já não é a primeira vez. É por isso que cada vez mais gosto do Pplware, pela sua utilidade.
Os meus renovados PARABÉNS que nunca são de mais 😉
P.S.: Já agora, qual o método que recomendam quando o que eu quero é vender o meu disco de 120GB e não deixar lá nada?
Já agora, se alguém quiser comprá-lo.. aproveitem eheh
mandem mail para “dajosova AT gmail . com”
Gracias
Use o DBAN live cd (Darik’s Boot and Nuke)
Sou capaz de ter aqui esse Livd CD.
Obg pela sugestão também! 😉
Boas tardes!Não há qualquer dúvida que o pplware, está cada vez melhor, tenho aprendido muita coisa.Este site está de parabéns.Obrigado pelas dicas!Cumprimentos
atenção aos erros de português
falhas técnicas 😉 nada que 4 horas de sono não curem.
Teclados manhosos!!!
Ora viva,
É sempre bom relembrar estas “curiosidades”. Ontem li uma entrevista no tek.sapo.pt sobre este tema (desculpem a publicidade mas penso que será de interesse: http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_eliminar_dados_de_forma_segura_990577.html )
Na empresa onde trabalho, temos alguns “monos” que hoje iam para a sucata, mas já não foram, não antes de eu retirar os discos e ficar com eles para efectuar uma limpeza a seco às informações que lá estarão.
Por isso digo que este site é de interesse público, digo até:
Amigo Público Nº 1
Bom trabalho
———————————-
http://www.fibrosom.com
dd if=/dev/random of=/dev/sda
tava a pensar formatar a maquina, isto vai ajudar 😀
O que me dizem do PREVENT RESTORE?
Não será tão eficaz quanto?
gbkosta38@gmail.com
Boas, estas aplicações são bonitas e são de fácil utilização.
Mas para os mais desatentos pelo menos a Seagate e a Western Digital têm ferramentas próprias para apagar o disco como se viesse de fábrica… por outras palavras são aplicações que enchem o disco de zeros.
esta certo, sim. Eu diria que quase todas as marcas tem em seus respectivos sites, as ferramentas para tal fim.
http://www.delaorden9.com
Post interessante, continuem assim, já agora parabéns pelo novo layout da página e por fazerem anos tb.
Pergunta que me parece pertinente (especialmente depois de ter lido alguns comentários). Isto não formata o disco certo???
Portanto, eu posso usar isto para limpar o meu disco de informação não desejada, sem correr o risco de nenhum programa deixar de funcionar. Já agora, será que demora muito a limpar um dico com o método DOD?
amigo, o proggie limpa os dados e portanto não são recuperáveis, ou seja, formata sim…..
Eu quero é que o pessoal não use isto! xD
Low format penso que seja a melhor solucao como alg disse, colocar os bits todos do disco a 0.
Boa tarde,
Segundo uma dica de um colega de profissão, é conveniente codificar os dados utilizando este género de programa, formatar a baixo nível, e repetir este processo 3/4 vezes para tornar 99% impossível a recuperação dos dados. Alguém confirma / não confirma este processo?
Basta fazeres 1 vez , ao meteres os bits todos a 0 como e k keres recuperar dados? Mas sim formatar a baixo nivel e o melhor.
Vamos esclarecer algumas coisas:
1- Em primeiro lugar, os atuais discos IDE/SATA, não são e não poderiam ser formatados fisicamente. A formatação física é feita na fábrica e dura o resto da vida do disco rígido.
2- Método ZeroFill: O seu objetivo é apagar completamente qualquer tipo de informação que o disco contenha, desde a tabela de partição até o último arquivo oculto. Ele começa pelo primeiro setor do disco, preenchendo todo o seu conteúdo com bits equivalentes ao “0” na linguagem binária, e prossegue preenchendo todos os outros setores, até o último. Cada fabricante de HD tem seu programinha específico para esse fim.
3- Método DoD 5220.22-M: Método definido pelo Departamento de Defesa Americano. Sobrescreve os locais endereçáveis do disco primeiro com um caractere, depois com o seu complemento e por fim com um caractere aleatório. Definem esse procedimento como de limpeza e sanitarização do disco.
4- Todo disco magnético sofre o efeito da memória magnética (histerese) ou seja, existem métodos de recuperação de dados para recuperar informação até terceira escrita no mesmo lugar (e mais além), creio que o método DoD de 3 passadas resolva o problema (use o DBAN, aviso, vai levar umas 3 horas).
5- Tudo em segurança da informação é relativo e está intrinsecamente ligada ao seu nível de paranóia (procurem um vídeo no Youtube de uma máquina de moer HD! [reciclar HD]).
Links úteis:
http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap5-10
http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/forense/index.html
http://palazzo.pro.br/disco.htm
http://www.dban.org/
Este não tem opção p formatar disco externo pois não?
Cumps,
Karyne