WinHosts – Controle o seu ficheiro Hosts
Existem tarefas que temos de executar que por vezes se tornam chatas de fazer. Um desses exemplos, para quem desenvolve ou gere sítios Web é ter de estar constantemente a mudar o ficheiro de Hosts do Windows. Para quem não sabe, e explicado de forma simples, este ficheiro é o ficheiro de excepções do DNS do vosso computador. É aqui que definem as traduções de DNS que querem forçar. Mais abaixo explico melhor.
Editar este ficheiro não é uma tarefa dificil, mas pode ser chata se não tivermos afinados e com a tarefa bem definida na cabeça. A localização do ficheiro, lembrar que temos de lançar o editor de texto como Admin, etc, etc.
Mas para nos aliviar nessa tarefa apresento-vos o WinHosts. E de forma simples e rápida podemos alterar o nosso ficheiro de Hosts.
Esta aplicação permite que de uma forma simples, graças à sua interface extremamente simples, possamos alterar o nosso ficheiro de Hosts. Este é, tal como dito acima, o ficheiro de excepções do DNS. Ou seja, todos as entradas que colocarmos aqui são sobrepostas às respostas do DNS. Basta que coloquemos um IP e um endereço e essa passa a ser a sua resolução de DNS.
É extremamente útil para quem cria sítios Web e que tem versões de produção e de desenvolvimento. Desta forma não tem de fazer alterações de configurações nas plataformas que tem (em desenvolvimento). É ainda extremamente útil para podermos barrar certos endereço que não queremos que seja carregados (sítios de publicidade ou outros do género).
E com este software podemos editar de forma simples e directa o nosso ficheiro de Hosts. Basta que indiquemos qual o IP, o endereço Web que queremos e que carreguemos no botão Add. Se pretenderem actualizar uma entrada já existente devem selecciona-la e carregar em F2. Se fizerem duplo clique numa entrada ela é colocada nos campos IP Address e Host Name para que possam alterar.
Podemos ainda fazer um fazer uma limpeza ao nosso ficheiro de Hosts, se carregarmos os no botão Restore Defaults.
Sempre que lançamos a aplicação ela vai ler o actual conteúdo do ficheiro Hosts e apresenta-nos o que já lá se encontrava.
Uma vez que é uma aplicação que pode ser usada em modo portátil é excelente para terem na vossa pen de suporte e ser usada sempre que pretenderem usar noutros PC's.
Naturalmente que esta aplicação em Vista e Sete deve ser executada com privilégios de administrador.
Pena é que a sua interface esteja ainda pouco madura e que alguns botões e caixas de texto estejam sobrepostos. Tirando isso é uma aplicação extremamente útil e com muitas potencialidades.
NOTA: Uma vez que esta aplicação vai pretender editar um ficheiro de sistema é muito provável que seja marcada como vírus. Não é uma ameaça, fiquem descansados! Testei a ferramenta e não fui infectado por nenhum vírus ou algo parecido. Não vos peço que desconfiem do vosso anti-vírus. Mas peço que confiem no Pplware.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista, Sete
Download: WinHosts 1.1 Portable [198KB]
Download: WinHosts 1.1[263KB]
Homepage: WinHosts
Este artigo tem mais de um ano
O ficheiro de hosts é muitas vezes usado em técnicas de phishing para
redireccionar utilizadores para servidores que não são os originais.
b1bpt@fimbre.dsi.uminho.pt
Também é utilizado para bular registros da Adobe CS4.
E já agora, do Jaksta Streaming Media Recorder and Converter…
😆
Na janela, os botões tão todos baralhados 😡 Isso é mesmo assim?
Eu ia pegar no ficheiro e resolver esse problema dos botões sobre-postos ás caixas, mas, aqui aparece correctamente…
Deve ser por ser o sistema que é, se calhar ainda “não é compatível”, visto que está na Internet em 2007 e ainda não há updates…
É óbvio. Deveria fica ficar assim…
Contudo, bom post! 😉
Andava eu a pensar criar um programita destes, mas provavelmente ainda vou criar, porque como desenvolvo o meu ficheiro hosts em casa e diferente do no trabalho por isso da jeito ter uma gestao desses ficheiros.
Quando acabar eu ponho aki 😉
Para fazer o downgrade do firmware no iphone alterando os hosts, veio mesmo a calhar,thanks.
Um bocado redundante não, qual a diferença de editar o ficheiro directamente?
Até faz parecer que é uma coisa muito difícil.
Concordo plenamente…
Sim… mais uma vez venho fazer uma critica ao PPlware, para não colocar posts só por dá cá aquela palha!! Alem de situações que não interessam nem ao menino Jesus, os posts a informar cada nova versão do Programa A, B ou C que tem uma nova release, e onde change log indica que só foi mudada a cor do botão OK, são uma coisa a evitar no meu entender…
Resumindo: Menos e melhor…
És pobre e mal-agradecido!
hehe boa resposta 😀
E mais não precisa de ser dito!
Ou queres que criemos um site com reviews do software que tu achas interessantes?
Mas depois temos de ter cuidado com os comentários dos restantes leitores que dizem que esses softwares não interessam a ninguém!
“Este é, tal como dito acima, o ficheiro de excepções do DNS. Ou seja, todos as entradas que colocarmos aqui são sobrepostas às respostas do DNS. Basta que coloquemos um IP e um endereço e essa passa a ser a sua resolução de DNS.”
O ficheiro hosts foi criado na altura em que nao havia DNS. Aqui o pessoal colocava os IPs e o nome que quisessem. Quando comecou haver mais do que uma mao-cheia de IP, teve/se que criar o DNS para simplificar o processo. Saber que hoje o google tem um IP e um ano depois, outro, torna-se complicado com o uso manual de ‘hosts’. Hoje em dia, da’ jeito para usar quando se tem uma rede local e nao se quer ter o trabalho de colocar um servidor DNS local. (sujestao para um novo post: um servidor simples de DNS local)
Outra utilidade era de bloquiar spyware de ligarem-se aos servidores principais, colocando o respectivo dominio com o IP 127.0.0.1 (localhost). Quando o spyware tentava a ligacao, falhava.
Actualmente, o Sistema Operativo primeiro verifica um host (dominio) no ficheiro ‘hosts’ e se falhar e’ que usa o DNS. Nao faria sentido estar a fazer um pedido de DNS para depois descarta’-lo.
Fica bem!
Este não Conhecia…
Utilizo no firefox o add-on SwitchHosts .
Torna-se util para alternar rapidamente entre ficheiros de hosts, já que temos andado a testar configuraçoes novas nos front-ends por aqui no escritorio.
Em casa normalmente vai á “pata”:
Iniciar->Executar->c:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts
Ou um atalho para o dito.
Cumpz
Existe alguma coisa do género para mac?