Soluto 1.1.1056.0 – Software Anti-Frustração
Um dos grandes problemas do Windows, é permitir que aplicações de terceiros se "alojem" no arranque, diminuindo substancialmente a performance do mesmo e levando o Windows, em casos extremos, a não arrancar de todo.
Qualquer aplicação faz questão de ser a primeira a ser carregada em memória, mesmo que o utilizador nem a utilize, mas, para abrir "num click" as empresas "minam" o arranque do Windows. O Boot fica lento e a culpa acaba sempre por ser do Windows.
Volto a falar desta pérola. Uma fantástica aplicação que levará o utilizar passo a passo até conseguir um arranque de alguns segundos.
Soluto é uma ferramenta fenomenal que, a mim, veio resolver o que há algum tempo andava a "congeminar". Porque razão o sistema de segurança, o browser e outros que tal, teriam de se ligar, imediatamente no arranque, à net para se actualizarem?
É uma situação que irrita, porque em máquinas menos poderosas, o ambiente de trabalho fica "preso" à espera que o antivírus se despache.
Mas vamos começar por ver este vídeo, e depois seguiremos em frente:
Penso que depois do vídeo já perceberam razoavelmente as capacidades deste software, verdade?
Mas vamos esclarecer os processo, vantagens e o ganho final.
Depois de instalada (apenas demora uns segundos), a aplicação irá sugerir que reinicie a máquina. Desta forma, o Soluto irá avaliar o que está pendurado no boot do Windows e irá mapear tudo o que é dispensável, indispensável e totalmente inútil.
No meu caso, como podem ver, a seguir ao boot solicitado, a máquina levou quase dois minutos e meio a arrancar. Não é que eu desespere, mas tem alturas que irrita fortemente esta lentidão e a incapacidade de acção. Principalmente quando tenho algo urgente para fazer.
Mas, veremos que podemos melhorar e compreender os aspectos relacionados com o arranque. Provavelmente vamos ficar admirados com a simplicidade deste processo.
Após o arranque e após ter mostrado no campo inferior esquerdo o tempo que levou a máquina a carregar o Windows, podemos ir à barra de tarefas, junto ao relógio do Windows e dar dois cliques para a aplicação ficar maximizada.
Verá então uma barra com cores diferentes, com o nome da respectiva aplicação ou serviço e o tempo que obriga o Windows a esperar por si no arranque.
Clicando em cima podemos saber com detalhe de que se trata, embora nem todas estejam referenciadas. Nesse caso, se soubermos o que é, podemos preencher o campo da descrição e partilhar com o mundo, ajudando o serviço a servir melhor.
A aplicação ajuda a analisar a necessidade e importância desta aplicação no arranque do Windows e dirá se é No-brainer -remove from boot, o que quer dizer que não é uma aplicação necessária e que pode ser removida do arranque.
Poderá ser Potentially removable, potencialmente poderá remover, deixando isso ao seu critério. Eu removi (embora nada seja de facto apagado, como vão ver mais à frente) algumas das assinaladas.
Se reparar, em cada quadro da aplicação em causa, tem dois botões: o Pause e o Delay. Ora aqui é que está a magia da aplicação.
Por exemplo: temos o Adobe no arranque, o Google e afins... essas aplicações por norma estão à espera do arranque para verificarem se existem actualizações, infiltrando-se mesmo entre os processos prioritários de sistema, tudo para conseguir um rápido resultado... obtendo eventualmente a atenção do utilizador. Neste caso clicamos na botão Pause. A aplicação será parada e não mais arrancará com o Windows. Até porque podemos podemos só solicitar estas acções quando arrancamos com as devidas aplicações.
Irá reparar nos valores do arranque a diminuir, conforme o que for tirando.
Outras aplicações poderão simplesmente ser "atrasadas". Clica no botão Delay e o processo só será iniciado mais tarde, quando o computador já tiver carregado o sistema e nesta altura o tráfego dos processos será mais calmo, não sobrecarregando os recursos. Coloquei os meus processos essenciais nesse modo. Agora o Antivírus só de vai actualizar quando o sistema está completamente carregado e eu com disponibilidade de recursos para poder trabalhar.
As barras apresentadas, ou a barra, está dividida inicialmente em 3 cores: o verde (aplicações que o Soluto aponta como inúteis e que podem sair do arranque), laranja (aplicações que o utilizador poderá decidir se necessita mesmo de as ter a arrancar) e cinzento (processos que são do Windows, logo não lhes podemos mexer).
No decorrer da optimização do arranque da nossa máquina, poderemos ver no topo da janela do Soluto o ganho e uma barra azul irá mostrar as aplicações removidas ou paradas do arranque. Teremos logo aí o tempo ganho nessa opção.
Mas não se preocupe com as aplicações que estão como "removidas", pois basta clicar em cada uma no "In Boot" ou "carregar no arranque" e esta volta imediatamente ao local de onde a tirou. Caso pretenda fazer ao conjunto, faz "Undo All". Mais simples e seguro não poderia ser.
Bom, agora é tempo de testar e ver se afinal houve ou não ganhos. Para os mais cépticos, sugiro que testem com um cronómetro antes e depois para certificarem a veracidade dos valores apresentados. Depois de optimizar o arranque o meu Windows, a máquina passou dos 2.26 minutos de carregamento para apenas 1 minuto.
Mesmo assim, ainda deixei lá uma ou outra aplicação para testar, acredito que conseguiria baixar de um minuto.
Agora, a partir deste momento, o Soluto irá verificar tudo que é instalado na máquina e traçará um gráfico do tempo perdido e ganho à medida que as novas aplicações forem ocupando de novo o menu de arranque.
Esse gráfico, como puderam ver no vídeo, ajuda a perceber até que ponto sofre o sistema com as constantes intromissões por parte das aplicações poucos escrupulosas.
Como referi já no texto anterior, tudo está devidamente esclarecido, basta para isso abrir a aplicação representada nas barras que o Soluto apresenta.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Soluto 1.1.1056.0 [957.54KB]
Homepage: Soluto
Este artigo tem mais de um ano
Já experimentei este software, é algo que por norma uma pessoa até faz indo ao msconfig, mas a informação que o soluto nos dá e a forma como torna tudo acessivel para mim faz deste software um must. 🙂
Bom artigo!
Não conhecia é excelente!
Principalmente se tiveres um portatil com 1500 coisas instaladas de raiz :p
Ora ai está o que mais me põe fora de mim quando alguém compra um PC novo e me pede para configurar… São gigas atrás de gigas de coisas que são 100% desnecessárias! A Acer é a campeã… a Toshiba vem logo a seguir…
Cá em casa, sempre que há PC novo na família (e não só na família, parentes incluídos), a primeira coisa que faço é formatar o PC limpinho e instalar só o que quero e que é preciso.. Raios!
Vamos lá testar bem isto…
Ehehe, partilho a tua frustração:)
Mais um aqui :s …
Na minha opinião pode ser uma ferramenta fantastica para os mais leigos no uso de computadores pessoais.
Pessoalmente concordo com o Daniel, o msconfig faz milagres e para os mais exigentes podemos sempre parar e desactivar serviços desnecessário. Infelizmente o Windows arranca imensos serviços, sendo que alguns deles são desnecessários para a maioria dos utilizadores, mas nada como evocar a consola de services e fazer stop e disable ao mesmo…
😀
desactivei muita coisa pelo MSCONFIG. Desde então, mesmo depois de um ano com o disco cheio de coisas, não me passa dos 50 segundos. Claro, podia ser mais rápido, mas deixo sempre algumas coisas que uso sempre.
Isto é uma boa alternativa ao MSCONFIG com uma GUI mais user-friendly. 🙂
o soluto vai ter que ficar sempre com auto boot para as alterações que fizermos funcionarem?
só uma duvida: o proprio Soluto não atrasa o Boot se ele continuar ativo? Se instalar o Soluto, remover as aplicacoes e depois remover o Soluto… as modificacoes feitas pelo programa continuarao, correto? Basicamente o Soluto é apenas um caminho mais facil para acessar essas opcoes do msconfig? Valeu.
ele conta o seu próprio tempo do boot 😉
Vitor M., com todo o respeito a ti colega, e, certamente, à pplware, na penúltima postagem sobre este software que li aqui, verifiquei que houve muitas divergências e discrepâncias quanto ao uso, a permanência dele em nossas máquinas, e as vantagens em utilizá-lo.
Seria interessante saber de vós outros, como se saíram e depois de analisado esta atual versão, qual a visão geral de cada um.
Grato e parabéns pela postagem!
Já tinha experimentado uma versão anterior e não vou voltar a usar. Tem vantagens na gestão dos programas, pois as opções são muito simples, mas ainda não conseguia “apanhar” alguns programas que iniciavam, restringia outros que eu queria iniciar e não permitia retirar o início a programas que eu queria anular.
Quando desinstalei, não meteu tudo como estava antes de instalar e tive de reorganizar tudo novamente.
Só por este último aspecto, não recomendo o programa.
pelo que estou a ver agora, ele na instalação cria um ponto de restauro, por isso não estou a ver qual é o grande problema..
mas ainda vou testar mais a ver se ainda existem esse problemas que reportas..
E há necessidade de ir a um ponto de restauro?
E se eu quiser desinstalar o programa passados 2-3 meses?
Vai acabar por mexer em coisas que fiz nesse período. Ao desinstalar, deveria pôr tudo como estava, de origem.
-_-
mas se o programa não funcionava bem como disses-te, so o ias desinstalar ao fim de 3 meses?
claro que o ponto de restauro funciona se for num espaço curto de tempo, não ao fim de vários meses..
Mas eu não desinstalei logo pq pensei que sofresse alguma actualização. O tempo passou e nada, daí ter desinstalado.
No início até gostei, mas depois surgiam estas falhas e tirei.
ah, agora esta mais claro.. pelo que vejo este programa ainda é beta, portanto é normal surgirem alguns problemas..
Nada que não se possa fazer no msconfig, no entanto é preciso ter atenção ao que se faz.. porque caso se apague algo que não se deve depois é complicado (podem lixar o Windows)! O meu portatil demora apenas 1min a ligar e já tem o Wd’s 7 instalado à 1Ano! Este programa é uma boa solução para quem pensar que ter muitos icon’s ao lado do relógio é muito giro.. mas que se esquece que todos consomem Ram tanto no boot ou simplesmente trabalhar! O Windows não é mau.. o utilizador inexperiente é que o torna mau!
Para gerir os programas do arranque, não uso o MSConfig. Uso o CCleaner. Muito fácil mesmo.
Sim esse também fixe.. e permite limpar os Temporary files, history, cookies entre outros! Eu prefiro ir ao msconfig porque assim não instalo mais nenhum programa, até porque quando comecei a “mexer” não havia programas como o CCleaner ou o Soluto.
Não conhecia a ferramenta, mas sem dúvida que é de grande utilidade.
b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt
Porreiro pá. Muito bom esse software. Dá uma imagem do tempo que gasta cada aplicação.
Nada que o msconfig não faça.
Já tinha experimentado e não gostei. É demasiado bonito para o meu gosto, logo ai desconfio. Mas pronto é capaz de cumprir o seu papel. Seja como for prefiro o modo antigo (à unha).
Boas,visto que postaram este programa para problemas de arranque, pergunto-me se não têm solução para a lentidão ao desligar o windows 7, indica que o notepad.exe ta a causar problemas na demora a desligar, mas eu não o vejo em funcionamento, nem no gestor de tarefas, será que me podem ajudar?
já fiz o scan na versão anterior e removi os mais óbvios (actualizações de software)
para melhorar o arranque uso o Startup Delay, permite que o windows (no meu caso XP) fique disponível muito mais rapidamente.
Uma (boa) alternativa (a este e a outros) é o Autoruns da Sysinternals (http://www.sysinternals.com). Só é necessário ter em atenção o que se faz 🙂
Testei o durante a tarde de ontem, de facto não é nada que não se faça no Msconfig, a vantagem do Soluto está na explicação em si para que serve cada uma das aplicações de arranque, o quanto ocupam na memória, ou seja, toda a informação adicional. A possibilidade de o utilizador editar informação é interessante, mas terá invariavelmente de ter algum controle, senão arrisca-se a ficar do género do Wikipédia, com informações descontextualizadas ou erradas. O layout foi muito bem conseguido, e o programa torna-se á custa disso intuitivo e de fácil uso. Nao o vou usar por já ter uma extensa experiência que me permite ligar e desligar programas do arranque, mas aconselho!
Para uma ferramente anti-stress … é muito stressante … demora muito a arrancar a a fazer seja o que for …
Desinstalei ao fim de 10m.
Pior que isso esta aplicação tem uma falha lamentável… estava a instalar, mas depois como estava a demorar muito e estava a ler os comentários pouco positivos quis cancelar…. e lol… não dá para cancelar ! tive que matar o processo !
Eu já uso um Software Anti-Frustração há vários anos. Chama-se Linux.
Parabens.
Irá receber a sua medalha por correio.
Quem diz “nada que o MSConfig não faça” fala sem saber e deve ter prestado pouca atenção quando o autor diz “o Pause e o Delay. Ora aqui é que está a magia da aplicação.”
A opção “delay” deste software é altamente, faz toda a diferença para o arranque e quero ver alguém a por o MSConfig a fazer o mesmo.
Eu uso e recomendo, gosto muito da gestão que ele faz.
Não noto perda de performance por te-lo instalado, nem incrementos no tempo de arranque.
Sempre que o win arranca, ele diz quanto tempo levou. Raramente faz exactamente o mesmo tempo de boot para boot e ajuda-me imenso a perceber quando alguma coisa de mal vai no pc logo aí.
Também ajuda a perceber que processos são o que, já que ele dá uma breve descrição e até os tenta classificar pelo nível de importância. O MSConfig lista-os mas nem sempre a descrição que ele dá é brilhante.
Não é perfeito, e tive um pequeno stress com ele uma altura, mas é essencialmente quando está em manutenção que parece comunicar com um servidor qualquer. Nada de especial.
O que eu gostaria de chamar à atenção com este produto, é que inúmeros utilizadores (eu incluindo) não conseguem desinstalar a aplicação do computador. O Soluto largou raízes e agora não quer sair daqui…
Usa o revounnistaller !
Nossa! muito bom esse programa! muito obrigado!!!!!
Uso o Startup Delay,e o meu Laptop arranca em 29 segundos. Espectáculo. É um Sony Vaio que comprei há 3 anos já com drive óptica Blu-Ray, trazia o Vista, formatei-o, instalei o Windows 7 Ultimate quando saiu e está sempre a bombar. 29 segundos de espera para o usar.
Instala os programinhas todos e depois volta aqui para dizer quantos segundos demora.
Tenho 92 programas instalados. Todos os programas que necessito estão instalados. Tenho 4 programas que arrancam no inicio do pc: AVAST PRO (Anti-vírus),Barra de ferramentas NEXUS,STARTUP DELAYER e IOBIT SECURITY 360. O STARTUP DELAYER, atrasa outros 4 programas no arranque: O SPYBOOT, ADVANCED SYSTEMCARE PRO, WLAN E VAIO UPDATE. 29 SEGUNDOS A ARRANCAR (CRONOMETRADOS).
Queria dizer BARRA DE TAREFAS NEXUS, em vez de (Barra de Ferramentas). Sorry.
Uau! Nunca tinha visto nada parecido.
Essas funções de Pause e Delay devem me ajudar muito *-*
Vou testá-lo imediatamente.