Otixo – Os seus serviços Cloud concentrados num só local
Com o aparecimento do alojamento de ficheiros na Cloud, começaram a surgir uma verdadeira profusão de serviços, cada um com as suas particularidades e as suas características únicas. Uns apostam no volume de espaço a disponibilizar, outros na integração com os sistemas operativos e com os utilizadores e outros limitam-se a existir com características que os destacam dos demais.
Na verdade são tantos os serviços disponíveis que por vezes se tornar difícil escolher aquele que melhor se adapta ao que queremos e qual o que escolher para nós. Acabamos por aderir a vários, sem que os possamos integrar ou possamos fazer uma gestão centralizada de todos os recursos que nos oferecem. Para resolver este problema, o serviço Otixo acaba por servir na perfeição.
O serviço que o Otixo disponibiliza permite que concentrem na sua interface o acesso a uma variedade de serviços de alojamentos de ficheiros baseados na Internet. Necessitam de ter contas nesses serviços para que o possam adicionar ao Otixo.
Depois de adicionados esses serviços, a interface do Otixo permite que acedam às zonas de alojamento de cada um deles, onde podem proceder a um conjunto de acções sobre os ficheiros ou pastas presentes.
Vão poder copiar, apagar ou visualizar cada um dos elementos e, baseado no seu tipo, podem ainda ter acesso a uma previsualização. Podem ainda copiar de forma simples ficheiros ou pastas entre os diferentes serviços que tiverem configurados.
O Otixo tem ainda disponível a possibilidade de partilharmos um ficheiro, sendo este um serviço seu, não usando a função que muitos dos serviços disponíveis permitem.
A gestão de todas as contas é feita numa interface que lembra um gestor de ficheiros. Vamos poder navegar pelas pastas que estão presentes em cada um dos serviço para que possamos aceder aos ficheiros que lá se encontram.
Para uma melhor organização da estrutura, sempre que adicionarem um novo serviço é pedido que indiquem um nome a dar a essa pasta. Assim sabem de forma simples a que alojamento estão a aceder.
Uma última característica que o Otixo tem presente consegue torná-lo extremamente atraente e funcional. Alguns dos serviços que estão disponíveis permite que instalemos clientes próprios para que assim possamos gerir de forma mais rápida e simples os ficheiros que temos lá alojados.
Esta função é extremamente útil e importante na hora de escolhermos um serviço, mas nem todos a têm disponível. Para contornar este problema o Otixo permite que tenham acesso a esses serviços via WebDAV. Assim, basta configurarmos uma drive externa e temos acesso no nosso sistema operativos aos nossos ficheiros, da mesma forma que o Otixo nos apresenta na sua interface.
Como referimos antes, o Otixo permite que configurem um grande número de serviços de alojamento. A lista engloba os seguintes provedores:
- Dropbox
- Box
- Picasa
- Mobile Me
- SugarSync
- FTP
- WebDAV
- Amazon S3
- Google Docs
Como puderam ver, podemos adicionar, para além dos serviços web, alguns outros genéricos, tais como FTP ou WebDAV. Com esta possibilidade fica muito mais simples gerir as nossas contas no diferentes serviços de alojamentos a que temos acesso.
O vídeo abaixo apresenta o Otixo de forma explicita e aí podem ver as suas potencialidades como interface de gestão dos muitos serviços de alojamentos te temos subscritos.
Uma vez que o Otixo disponibiliza acesso via WebDAV é possível configurá-lo em qualquer sistema operativo que suporte este tipo de drives de rede. Deixamos abaixo a explicação de como o fazer no Windows e no Mac OS X
Windows
Abram o explorador de ficheiros e no menu Ferramentas escolham a opção “Map Network Drive…”.
Na caixa de diálogo que for apresentada devem colocar o endereço "https://app.otixo.com/webdav" no campo Pasta. Cliquem em Ok para terminar.
Será aberta uma nova caixa de diálogo e aí devem colocar o Username e a password que definiram quando se registaram no Otixo.
Após este passo a nova drive, de nome "app.otixo.com" deve aparecer no vosso computador, se navegarem para o O Me Computador.
O serviço está agora pronto para ser usado da mesma forma que o fazem via a interface web do Otixo.
Mac OS X
Abram o Finder. No menu Ir devem escolher a opção "Ligar ao servidor".
Na caixa de diálogo que for apresentada devem colocar o endereço "https://app.otixo.com/webdav" na caixa associada ao endereço do servidor. Cliquem de seguia em Ligar.
Na caixa de diálogo que for apresentada de seguida coloquem o vosso username e a password do serviço Otixo.
Garantam que têm a opção Utilizador registado" seleccionada. Escolham a opção ligar e a pasta Otixo WebDav deve aparecer no Finder.
Homepage: Otixo
Este artigo tem mais de um ano
É original em termos de ser pratico , mas sempre ouvi dizer que nunca se deve por todos os ovos no mesmo cesto , mas quem sou eu para falar pois nem sou grande utilizador de alguns destes serviços
Pessoalmente gostava era de algo como a DropBox que funciona com velocidade (graças obviamente à forma de guardar localmente) e simplicidade.
Usei a mesma solução (que a vi também por aqui no Pplware por acaso) para mapear uma unidade de rede para o serviço Box e a verdade é que estou bastante desiludido com a funcionalidade (nunca faz o Auto-Login, mesmo tendo marcado a opção para guardar o acesso), e a velocidade é muito llllleeeennnnttttaaaa.
Bem gostava de arranjar algo como o software da Dropbox que engloba-se mais serviços, mas nunca encontrei nada ao mesmo nível.
“app.otixo.com uses an invalid security certificate”
“The certificate is not trusted because no issuer chain was provided”
Só para informar e cada um faça o que bem entende 🙂
Existe também o joukuu.com
ninguem fala do Wuala by Lacie
Confio, os meus ficheiros instalados no meu NAS, do que num serviço na nuvem onde nem sei onde eles vão parar e às mãos de quem !?
Não tem o Skydrive! Acho que continuo a preferir o gladinet.
We’re looking to support skydrive soon at Otixo.com! Thanks for your vote of interest.
Existe algum programa alem d picasa para baixar o album de fotos todo do blogger ?
tentei o download blogger mas nao deu muito certo…
se alguem souber 🙂 avise me
É pena é o facto de a bandwith estar limitada a 250M/mês…….
Era mesmo disto que andava à procura!
Esperemos que funcione bem e seja seguro!
Bem hajam!