Duplicate Cleaner 1.4.4 – Limpe ficheiros duplicados
Todos os dias acrescentamos dados no nosso disco rígido. O sistema operativo fornece inúmeros locais onde podemos deixar ficheiro de música, onde descarregamos as nossas fotografias e imagens. Mas como poderemos gerir tantos dados sob pena de se estarem a repetir?
Não é fácil, principalmente nos dias de hoje que a Internet permite descarregar "paletes" de ficheiros em segundos. Temos de ter um método ou então arriscamo-nos, com o passar do tempo, a criar uma "selva" de ficheiros repetidos.
Duplicate Cleaner é muito simples de utilizar para "tentar" superar essa dificuldade. Apenas temos que seleccionar a unidade ou a pasta a analisar e passados uns segundos a aplicação disponibilizará uma listagem com os ficheiros duplicados. Como estão ordenados por locais onde se encontram, basta um simples clique e estes podem logo a partir dali ser eliminados.
É uma ferramenta interessante principalmente para tarefas de limpeza. Descubra ficheiros temporários, DLL redundantes, bibliotecas musicais duplicadas, ficheiros recebidos por mail que já existem em mais do que uma localização. Não faltam exemplos no vosso disco para executarem a ferramenta.
Nas opções podemos escolher qual o método ou quais os requisitos da pesquisa, para a aplicação poder comparar os ficheiros (por tamanho, por data, por tipo, etc.). Personalizamos a selecção, arrastamos para o centro a pasta a partir do qual queremos começar a pesquisa e clicamos no Iniciar.
Vai encontrar muitos resultados, se for como eu que "encho até ao gargalo" os meus discos rígidos. Para se certificar que são mesmo repetidos pode visualizar e pode mesmo exportar a listagem para um ficheiro CSV.
Faça a gestão, limpe, recolha informações da localização possível dos seus ficheiros e liberte espaço ocupado inutilmente, tudo com pouco mais de 3 cliques.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: Duplicate Cleaner 1.4.4 [1.76MB] Homepage: Digital Volcano
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, mas prefiro usar o método manual (é mais divertido!) 🙂
Depende do ponto de vista 😀 isto é, se tiverem, como é o meu caso, milhares de wallpapers, certamente o modo manual não se coloca como opção.
Já pus esse programa a correr com os meus vários discos rígidos seleccionados, parece que vai ficar aqui a noite toda a correr, mas com a quantidade de backups que tenho, deve valer a pena eliminar repetições.
E só em espaço e em organização… vale bem o esforço.
Parece ser bom mas… era melhor que analisasse os discos todos; é que eles andam “espalhados” pela maquina toda; de qualquer forma vou experimentar.
obrigado
Alguem conhece algu parecido para ubuntu?
cumprimentos
Daniel, quer para o Ubuntu, quer para outra distro linux pode usar o Fslint (http://www.pixelbeat.org/fslint/)
Para instalar o FSlint no Ubuntu basta digita o seguinte comando em um terminal (shell de comandos):
sudo apt-get install fslint
Para abri-lo basta entrar em Aplicações > Ferramentas do Sistema > FSlint.
Fazendo a busca no HD
Logo na parte superior da janela do programa você encontra um local para adicionar os lugares onde deseja que a busca seja feita, no meu caso, escolhi o meu home e minha partição de arquivos que compartilho entre Windows e Ubuntu. Feito isso, repare que do lado direito de onde fica listado os arquivos encontra-se a opção recursivo para que seja procurado nas subpastas dos locais onde foi especificado. Deve-se clicar em Procurar para iniciar a pesquisa.
Após a busca, mostra-se embaixo do botão Procurar o resumo da busca, falando a quantidade de bytes desperdiçados. Usando a lista de arquivos que foi gerada a partir da busca, pode apagar as entradas duplicadas, selecionado o arquivo que deseja eliminar e clicando em apagar.
Um ótimo programa e eficiente pois encontra arquivo iguais mas que contenham nomes diferentes pois ele procura pelo hash do arquivo.
Muito Obrigado:)
Excelente explicaçao.
Abraço
Joaquim Costa
Quando nos envias um artigo com isso detalhado para publicarmos aqui? 😉
Fica o convite.
Quando quizerem.
Minha área de especializaçao Segurança da informação. Portanto tenho alguns conhecimentos em Novell, Unix, Linux e BSD.
E claro, bastantes em Sistemas Microsoft.
Estou á disposiçao de contribuir aqui e esclarecer também qualquer dúvida dentro da minha área.
Para começar: alguma sugestão de artigo??
Eu não uso este tipo de aplicação por uma simples razão:
tenho 4 Discos externos e 2 internos, tenho a “pancada” dos backups e uma quase “fobia” em relação a perder dados, e a melhor forma de prevenir a perda de dados é a redundância dos mesmos, tenho muitos ficheiros duplicados/triplicados/quadruplicados/quintuplicados…. etc, e é mesmo assim que os quero, o HDD é dos componentes mais vulneráveis (funcionamento mecanico a rodar nas horas), e, caso haja 1 que dê o berro, os mesmos dados estão noutro… ou noutros.
Mas isso sou eu, cada um faz como entender.
tal e qual como eu
E que tal fazer um Raid5 no PC?
Com uma UPS e resuz drasticamente a possibilidade de perder a informação.