CloseTheDoor – Controle o acesso de rede e os portos abertos
Para além de todos os problemas de segurança que podemos ter devido a vírus e outros tipos de malware, um dos que mais preocupa os utilizadores é o acesso indevido a portos ou serviços que temos na nossa máquina. Tipicamente esses acessos devem-se a programas que correm sem a nossa autorização e com intuitos menos claros.
No Windows, a forma de vermos essas ligações é através do comando de DOS netstat, mas este limita-se a apresentar uma lista sem que possamos interagir com ela. Com o CloseTheDoor vamos poder tomar as rédeas das ligações de rede que o nosso PC tem acessíveis para o mundo.
O CloseTheDoor permite que vos seja mostrada todas as ligações que estão activas ou em espera na vossa máquina. Conseguem desta forma verificar se existe alguma ligação mais estranha e sem a vossa autorização.
Para além dessa lista de ligações, o CloseTheDoor apresenta-vos ainda um conjunto de informação relativa a cada uma das ligações. Vão poder determinar qual o IP de origem da ligação, o porto associado, o número do processo no sistema operativo, o processo que está a originar ou a receber a ligação, quais os serviços associados e outra informação relativa à aplicação em si.
Para além de toda esta informação, o CloseTheDoor permite que acedam a um vasto conjunto de páginas web onde podem consultar informação que vos permitirá determinar se a ligação em causa é fidedigna ou se, por outro lado, pode ser considerada maliciosa. É ainda dado acesso a outras funções do próprio sistema operativo, tais como as interfaces de rede ou a gestão de serviços.
Para cada uma das ligações apresentadas podem ser realizadas acções específicas. Basta que para isso cliquem com o botão direito do rato em cima de uma das ligações e vejam as opções apresentadas. As três primeiras opções são sem dúvida as mais importantes e permitem que os utilizadores acedam ao local onde o executável está, que terminemos o processo em causa ou que vejamos os processos associados a esse serviço.
Outras funções que CloseTheDoor tem e que devem ser exploradas são a exportação da lista de ligações activas, a visualização das ligações a cada um dos IP's da máquina em causa e muitas referências sobre serviços e portos que estão disponíveis na Internet.
Usem o CloseTheDoor para controlarem melhor os acessos que estão a ser feitos às vossas máquinas e para que consigam ver quais as aplicações que estão disponíveis através da Internet.
Aumentem a segurança do vosso computador com esta pequena verificação. Determinem comportamentos anormais e terminem-nos de forma simples, com um simples clique do rato. O CloseTheDoor está disponível numa versão portátil e noutra de instalação.
Licença: GPL v3
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: CloseTheDoor 0.2 Portable [86.5KB]
Download: CloseTheDoor 0.2 [123KB]
Homepage: CloseTheDoor
Este artigo tem mais de um ano
Mais um programa que, através da pplware, me chega em boa hora.
Grato!
Assim como o colega acima disse,”Mais um programa que, através da pplware, me chega em boa hora.”
Estou mesmo precisando controlar o acesso a internet de alguns processos.
Grato
USO O ConnectionWatcher mas vou testar este também.
Obrigado e continuem o bom trabalho !
Saúde
O problema, para quem é leigo, é saber quais são as aplicações que efectivamente são seguras e necessárias, ou não?
Alguem sabe se é possivel usar este programa em redes da eduroam (da universidade) ??
Não vejo razão para não o poderes fazer.
A rede eduroam apenas te dá acesso à internet, o que fazes no teu PC é contigo.
“CloseTheDoor – Controle o acesso de rede e os portos abertos”
Num português bem “falado” devia ser “e as portas abertas”
Cumps.
Portas e portos são coisas diferentes… parecem iguais, é verdade que sim, mas efectivamente não o são 😀 O título está correcto… num português técnico bem falado.
No português de Portugal usa-se “porto” para este tema, já no português do Brasil é que a palavra usada é “porta”.
Ricardo…
De uma forma comum, costumamos referir-nos a Portas (por ser semelhante a uma entrada e saída, algo que podes abrir ou fechar, etc)
Mas, tecnicamente, o correcto é Porto.
É pena, mas não funcionou aqui no meu PC, que tem windows 8…
Nem instalado, nem o “portable”. Reclama a falta de um processo. Pode ser da minha maquina, pode ser da versao do Windows…
Enfim, fico sem.