AllMyApps – Repositório de aplicações para Windows
A disponibilização de aplicações para os diferentes sistemas operativos e plataformas está a atravessar uma fase muito interessante. Desde o lógico iPhone com a App Store até à mais recente store da Apple para os seus computadores, passando claro pelo Android Market e por muitas outras. A única lacuna até agora tem estado do lado da Microsoft com a inexistência de uma loja para aplicações.
Têm existido algumas movimentações neste campo, mas todas vindas de empresas privadas e sem ser uma store com aplicações pagas. Um desses movimentos foi dado pelos criadores do AllMyApps que criaram um repositório de aplicações gratuitas que disponibiliza um misto de serviço web e aplicação.
A existência destes repositórios permite-vos acederem directamente a todo o tipo de aplicações, tendo a maioria as aplicações agrupadas e catalogadas por categorias. O AllMyApps não foge à regra e o seu site tem as aplicações que estão registadas agrupadas em categorias que são de fácil navegação e onde encontram facilmente uma aplicação para a tarefa que pretendem realizar.
Para iniciarem o vosso acesso ao repositório AllMyApps devem criar uma conta no serviço. Depois então acedem às categorias e a todas as aplicações. Podem criar as vossas listas de software aconselhado e assim conseguem facilmente ter perfis consoante o tipo de PC que pretendem instalar.
A facilidade que este serviço tem é que disponibiliza um cliente que vos permite instalar as aplicações directamente do site ou mesmo dentro do próprio cliente.
Nesse cliente conseguem ter a mesma experiência de navegação que têm no site e assim a transposição entre as plataformas é feita de forma transparente.
Depois de criada a conta no site AllMyApps têm a possibilidade de descarregar e instalar a aplicação. Depois de instalada e para iniciarem o processo de instalação de aplicações devem autenticar-se no cliente para terem acesso ao serviço, colocando as credenciais da conta que criaram antes.
Todas as listas que criem nas diferentes plataformas (site web e cliente) são transferidas de forma automática e transparente. Conseguem assim ter a vossa lista de preferências sempre sincronizadas.
Se pretenderem podem ainda instalar aplicações directamente pelo browser pois o AllMyApps dá essa indicação ao cliente que têm no PC e todo o processo corre de forma simples.
O vídeo abaixo mostra a forma simples e prática de utilização do AllMyApps:
Esta não é ainda uma loja que consiga ser comparável às que existem para outras plataformas, mas é uma excelente abordagem para quem necessita de encontrar de forma simples e centralizada aplicações para Windows. A maioria das aplicações disponibilizadas no AllMyApps é gratuita, havendo no entanto já algumas pagas. No total estão já disponíveis mais de 1500 aplicações.
Usem o AllMyApps para encontrarem de forma simples, rápida e centralizada aplicações que procuram para o vosso dia a dia. Naveguem pelas diferentes categorias e vão com certeza achar o que pretendem. Se por ventura são programadores e pretendem um local para darem a conhecer ao mundo as vossas aplicações esta é também uma excelente oportunidade.
Homepage: AllMyApps
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, já estive a usar, perfeito, já não preciso de ir a 1000 sites para sacar o software nem andar com uma pen atrás que acaba sempre por estar desactualizada, semana após semana 🙂
Recomenda-se
Muito bom trabalho, gostei imenso. Força pela dica, veremos quando deixará de ser beta.
Eu sabia que mais tarde ou mais cedo iria surgir uma “App Store” para Windows, só não pensei que fosse tão rápido, e de uma outra empresa que não a Microsoft =D
É muito bem vinda 😛
Muito bom, recomendo vivamente.
Faz falta uma coisa destas ao Windows sobretudo quando se querem actualizações. E verdade que desde que esteja conectado posso ter certas aplicações que me informam de uma actualização e que a mesma se faz ou no site ou no próprio canal da aplicação. Mas uma coisas destas facilita as coisas. O mais interessante seria usar a linha de comandos e ao estilo linux actualizar as aplicações como se faz no Debian ou outra distro de Linux. Para mim seria ainda mais interessante. Mas andar a copiar os outros acho que não e o melhor. As “stores” poderão ter a sua piada porque se podem ver as aplicações que cada distro ou SO tem disponível mas mesmo assim acho melhor o que eu faço com a linha de comandos.
Ah… Isso não é o que fazem sites como o Tucows ou o FileHippo? O FileHippo até tem uma aplicaçãozinha — que se pode instalar numa pen — para verificar se está tudo atualizado e que, opcionalmente, até sugere atualizações para versões beta…
Olá,
Pelo andar da carruagem, qualquer dia teremos algo semelhante aos habituais comandos em Ubuntu: «sudo add-apt-repository ppa:appx/ppa», «sudo apt-get update» e «sudo apt-get install appx». Mas dado que alguns utilizadores de Windows têm pavor (a sério que têm) da linha de comandos, as ferramentas que irão vingar mais serão as gráficas…
Cumps.
boas..
olha que não sei o windows vai ter que se moldar ao cenario imposto pelos users, caso contrario perde mercado…
olha o caso do Ubuntu…primeiro SO de desktop a nivel mundial a conter uma Appcenter…e o caso da Macos 2º SO a conter uma appcenter com rating de produtos…coisa que o próximo Ubuntu já vai trazer…só faltava mesmo a MS criar uma coisa destas…
é a evolução, mas claro que um gestor de pacotes era brutal, embora eu não use windows, reconheço que seria uma das coisas que me faria sentir confortável nesse SO.
cmps
Só tenho um reparo a fazer quanto a esta afirmação:
«(…) appcenter com rating de produtos…coisa que o próximo Ubuntu já vai trazer (…)».
Nesta versão do novo Centro de Software Ubuntu não possui um “rating” de produtos, mas o programa equivalente presente nas versões 8 do Ubuntu (apelidado de «Add/Remove Applications») podia não ter este aspecto tão agradável mas tinha a classificação das aplicações por intermédio de Estrelas. O pessoal da Canonical que está a desenvolver o Centro de Software é que, pelos vistos, decidiu moldar o programa para primeiramente organizar as aplicações e depois do feedback dos Utilizadores face a este novo Centro de Software, avançar com a adição de outras funções que ficaram por incluir da versão anterior.
Posso estar enganado, mas quem tiver a versão 8.04 ou 8.10 do Ubuntu poderá verificar isso mesmo, pois se bem me lembro a classificação estava em linha com o nome da aplicação, aliás, eu até usava essa informação para instalar as aplicações que precisava, pois pouco conhecia o Ubuntu, já que apenas uso este SO a partir da versão 7.04.
Cumps.
Excelente aplicaçao.. ja me fazia falta uma aplicaçao destas 😀
“A única lacuna até agora tem estado do lado da Microsoft com a inexistência de uma loja para aplicações.”
Eu não sei se a Microsoft tem mesmo a necessidade de ter uma loja de aplicações… Ter um programa para reposição de software sim, mas para quê uma loja de aplicações quando o Windows é o SO mais usado no mundo? Quase todas as aplicações do mundo têm uma versão Windows…
De qualquer das formas sempre era bom à Microsoft criar uma para a próxima versão do Windows, sempre “ganhava uns trocos” com a “manipulação” dos ratings…
Parece interessante, uso o ninite, que me parece faz mais ou menos o mesmo, espero que este tambem tenha instalacao slienciosa e sem adicionar barras e alterar homepages etc. Notei que apesar de conter bastante software nao tem o ad-aware, nem o open office entre outros, mas para beta nao esta mau, tenho que experimentar.
bacana e para quem nao conhece tb conheco outro site identico nessa funçao se kiserem verificar
http://www.spoon.net
Ora cá está algo que gostava de ver no próximo Windows. Só quem usa Linux, consegue entender a beleza de ter uma plataforma centralizada para instalar aplicações e actualizações. E se os utilizadores não tivessem de procurar os programas pela Web fora, podendo instalar de uma fonte fidedigna, talvez isto contribuísse para que o SO fosse um bocadinho mais seguro.
já testei esta app agora mesmo e não gostei muito. falahou a instalação do avast 5 free, diz failed to load language dll….. e mais qualquer coisa… o firefox ficou em inglês e não em pt. não sei qual razão de pedir o login para ter acesso as app pelo programa allmyapps. espero que isto fique resolvido na versão final. mas na minha opinião ainda prefiro o ninite
Excelente! Ou melhor, formidável! 🙂 Excelente trabalho, Pedro! Mas, na tentativa de experimentar este excelente software, não consigo iniciar sessão no software. Será que tem algo a ver com o GMail? Alguém registou-se e iniciou sessão no software utilizando email do Google, com sucesso? Aguardo resposta.
E já agora, algo para o fans de Ubuntu: http://ubuntu.allmyapps.com/install-pc 😉
Sim usei o Gmail e funcionou nas normas em relação a instalar a store no meu ubuntu nao me cheira muito ja estou satisfeito com “apt-get install”
Parece-me bastante útil, no entanto eu costumo utilizar outro que embora seja mais limitado, não é necessário fazer nenhum tipo de registo.
http://www.ninite.com