Windows Vista – Acelerar o acesso ao disco
O Windows Vista tem muitas afinações possíveis de se fazer. Há algumas opções que melhoram o desempenho do sistema operativo, mostramos nesta categoria muitas das formas de o melhorar. Há uma dica que podemos também experimentar, vamos activar o desempenho avançado do disco.
Já falei neste truque há uns anos, mas hoje dou-vos os passos para que possam activar este serviço e medir mesmo se se nota sucesso.
O Windows Vista quando saiu, permitia desempenhos equilibrados nas tecnologias existentes na altura nos discos rígidos: ATA e SATA.
Vinha com algumas opções desligadas pois eram desnecessárias (outras mesmo eram incompatíveis) com os discos IDE. Mas se tem o Windows Vista e o seu disco é SATA, teste este pequeno truque.
Abra a janela Executar [tecla Win + R] e escreva: devmgmt.msc e prima a tecla Enter. Pode também chegar ao Gestor de dispositivos por outro caminho.
Com o Gestor aberto vá às Unidades de disco e expanda esta categoria. Dê um clique direito sobre o seu disco rígido e clique em Propriedades.
Agora com a janela das Propriedades do seu disco abertas, clique no separador Politicas.
Verá duas opções, mas escolha Optimizar para desempenho e active por baixo desta a opção Activar escrita em cache no disco e Activar desempenho avançado.
Clique em OK e reinicie o computador.
Esta opção vem desligada porque, em caso de quebra de energia, os dados activos são perdidos. Hoje em dia muitas máquinas já estão equipadas com UPS (mais ao nível empresarial) e as redes eléctricas são muitos estáveis, não comprometendo por isso os seus dados.
Nota: Para medir o desempenho antes e depois, usem por exemplo as ferramentas de benchmarks da aplicação Fresh Diagnose ou o o Datamark que falamos aqui.
Experimente e diga-nos se no seu caso resultou.
Este artigo tem mais de um ano
esta dica é possivelmente provocar a desgraca a algumas pessoas….
Como? Desgraça?
heheh que exagero…
“Esta opção vem desligada porque, em caso de quebra de energia, os dados activos são perdidos.”
A luz da minha casa vai abaixo, infelizmente, com alguma frequencia. Eu é k n me vou meter nisto…
se vai abaixo com frequencia devias pensar em comprar um UPS. Não andam muito caros
Eu ja tive um mas entretanto foi ele k deu o berro e acabei por desistir disso… Mas sou capaz de comprar um de novo.
Vitor,
já vi pessoas a chorar porque perderam um mero .doc ou porque a bateria faltou, ou a EDP… lol
quando mais facilitar essa falha..
Estou fazendo Downgrade do Seven para o Vista
quando terminar aqui eu testo x))
Valeu Vitor!
Isso k tu disseste é que merecia um novo post no pplware, pq eu tb instalei e, não só tive mais breaks enqt jogava WoW, como tb n conseguia por a resoluçao exacta, nem mm a mexer no refresh rate…
Jogo WoW no 7 e não tenho qualquer problema. Aliás, desde que instalei o 7, foram raras as vezes em que fui à minha instalação do Vista (tenho ambos instalados no mesmo pc). É claro que qualquer instabilidade que se verifique no 7 em relação ao jogo será corrigida pela Blizzard.
Mas tu tens um pc last gen. Eu tenho um de á ano e meio… Bom, a Nvidia tb ainda tá pra lançar umas mais decentes… É esperar…
Tenho a certeza que num artigo já antigo, vocês disseram para desactivar esta opção, pois era perigosa para o disco… agora contradizem?!
Não dizia que era perigosa, dizia se houvesse instabilidade na rede energética que a possibilidade de perda de dados poderia existir.
A verdade é que depois de alguns SP sobre o Vista, foram tomadas outras precauções em relação aos dados em carga, por isso é uma questão de testarem… não se pense que perder dados serão os que estão já guardados… não, podem perder os que estão ainda em carga.
Mas as vantagens existem, e notam-se principalmente em máquinas mais antigas.
Obrigado pela resposta, Vítor.
Mas tenho uma dúvida: quando falha a energia, eu sempre perdi aquilo que ainda não tinha guardado (como era óbvio para mim)…
Qual é a diferença se essa opção estiver desactivada então? Não se perde sempre aquilo que não foi guardado?
boas,
em termos leigos,
qq informação ñ gravada é perdida em qq das circunstancias.
qd a “escrita em cache está activada”, se é copiado algo p o disco em questão, esses dados vão 1º p a cache do disco (mais rapido q a escrita efectiva nos pratos) e imediatamente responde “já tá”, copiando para o disco à posteriori. Se por exemplo, estiveres a mover um ficheiro para o disco, e fica em cache, mal o windows recebe o “ja ta” marca o ficheiro original como apagado e, se nessa altura o “power berrar”, era uma vez um ficheiro… (não literalmente; há formas de recuperar o ficheiro original; embora ñ seja 100% garantido).
s/ +
boas,
após um subito surto de curiosidade, fui tentar perceber a diferença entre “activar escrita em cache no disco” e “activar desempenho avançado”. depois de alguns “saltos” fui parar a este site.
o “activar\não activar” está condicionado pelo software usado mas na dúvida é preferivel não activar o desempenho avançado.
s/ +
Está informação é bastante boa mas não aconselho a um utilizador comum… penso que deve ser só activada quem tem o computador em perfeitas condições, sempre actualizado, protegido… e claro de preferência com um UPS, para caso falte a energia em casa (e ainda a dias aconteceu-me isso, não é assim tão invulgar) ter tempo de desligar o computador sem sofrer problemas com ficheiros de sistema corrompidos…
Mas é importante não esquecerem que nem sempre é necessária uma falha de energia para tal acontecer, se por acaso o Windows crashar no momento errado, ou outro programa o forçar a tal situação, com este sistema a probabilidade de ficar com sequelas é elevado…
Atenção que ao activar a escrita em cache no disco é uma boa maneira de estragar os discos externos!!
Caso activem, removam sempre o disco através do WIN primeiro e não no cabo.
Para portateis os PCs com UPS APENAS!!! esta escrito no artigo.
Acho esta operação um pouco perigosa…não aconselho a fazer!!!
No meu HP Touchsmart tx2:
Model = ST9320320AS
Antes:
ReadPerSecondAvg: 46.751 MB/s
RandomSeekTimeAvg: 30.537 ms
Depois:
ReadPerSecondAvg: 49.548 MB/s
RandomSeekTimeAvg: 27.505 ms
Pela diferença acho k vou mm deixar como estava. Pelo menos o risco é menor…
Offtopic: http://teckboard.blogspot.com/2009/08/post-ou-tecnologico-sobre-manteigas.html So para ficarem a conhecer a terra do nunca
Bem pessoal… portáteis devem ter a bateria colocada a toda e qualquer altura. Os computadores fixos devem ter uma UPS (Unidade de Energia Ininterrupta) de preferência On-line, mas até uma Off-line é melhor que não ter.
Esse truque tem um senão… em imensos computadores novos em especial nos portáteis de algumas marcas essa definição nunca pode ser activada por que está desactivada por hardware.
Desde que instalei o windows seven esqueçam lá o resto.
Desempenho quase igual:
Disco WD de 7.200 rpm num Sony Vaio
Antes:
58 MB/s
17,4 ms
Depois:
58 MB/s
17 ms
não me parece que compense os riscos que pode causar.
Cumps
http://www.computedlife.com
E em portátil com bateria?
Penso que a bateria já faz de UPS… ou estou errado?
No portatil só faz sentido quando ligado à corrente, caso falhe a energia a bateria continua a dar carga.. é basicamente isso que um UPS faz…
Agora se o computador portatil tiver a ser usado apenas pela bateria, e esta acabar… a probabilidade de falhas nos programas que estão a ser usados naquele momento é alta…
Tal como o Vitor M. indicou em alguns comentários, isto nota-se mais em discos mais antigos, quem tem computadores recentes, especialmente com SATA2, estes já possuem velocidades e tamanhos de memoria cache elevados e rápidos, não se justifica ligar esta opção, os ganhos podem ser muito poucos ou nulos em alguns casos…
E para o XP?
No XP existe um excelente truque que uso faz muito tempo nos PCs da minha empresa.
No Executar faz sysedit, vai ao ficheiro System.ini, e acrescenta a seguir à linha [386enh] o seguinte: Irq14=4096 (o i inicial é maiúsculo).
Experimenta que resulta. Nota-se a diferença.
NÃO RECOMENDO!
Mas depois do 7 estar cá ainda alguém usa esta coisa?! 😀