VoIP Meo: Use um telefone “normal” para chamadas VoIP
Tem um telefone velho (a funcionar) aí por casa e não sabe o que lhe fazer? Então e se o “transformássemos” num telefone VoIP realizando apenas algumas configurações?
Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thomson da MEO e associar um telefone legacy.
No últimos tempos temos vindo a explorar o serviço VoIP da Meo. Depois de ensinarmos como podem obter gratuitamente um número VoIP e de mostrarmos como configurar o softphone Zoiper Linphone, hoje vamos ensinar ter um telefone “normal” a receber/efectuar chamadas via serviço VoIP da MEO.
Passo 1 - Criar números VoIP
Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone). Para saber como criar Nºs VoIP veja aqui o nosso tutorial.
Passo 2 - Ligação do Telefone ao router da MEO
Para a elaboração deste tutorial qualquer telefone serve. Em 2010 usamos um telefone bastante antigo (que funciona igualmente) mas desta vez apesar de termos um modelo mais recente não deixa de ser um telefone normalíssimo (sem suporte para a tecnologia VoIP) sendo que o único requisito é que funcione e ten ha um cabo telefónico normal (RJ11).
ligação do telefone ao router pode ser efectuada através da porta no router Meo identificada como Phone 1. Nessa porta devem ligar o cabo telefónico do telefone que vão usar.
Quanto a ligações é apenas e só isto.
Passo 3 – Configuração do VoIP no router Meo
O próximo passo é proceder às configurações do serviço VoIP no router da Meo. Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma).
Depois de entrarem na área de gestão do router MEO, vão ao menu do lado esquerdo e devem escolher Ferramentas –> Serviço de Voz. Em seguida, na parte superior direita da página devem escolher a opção Configurar.
Depois de carregarem em configurar, é-vos solicitado para introduzirem os dados do serviço VoIP (criado no Passo 1).
Atenção: No campo Nome de utilizador devem incluir o prefixo +351 seguido do vosso número VoIP subscrito no passo 1. A password é a mesma definida também no ponto 1.
Os campos Display Name e Número abreviado fica ao gosto de cada um. Para finalizar, apenas confirmar que no campo Porta está definido Telefone 1 (pois foi nessa porta que ligamos o telefone).
Para verificar se está tudo correcto devem aceder ao item Configuração Avançada e verificar se os campos estão preenchidos de acordo com a seguinte informação:
- Registar: voip.sapo.pt
- Registar Port: 5060
- Proxy: proxy.voip.sapo.pt
- Proxy Port: 5070
- Secondary Proxy: 0.0.0.0
- Secondary Proxy Port: 5060
- Expire Time: 36000
E está feito. Como podemos ver pela imagem seguinte o telefone está registado e pronto para receber e efectuar chamadas.
Como referimos inicialmente, o processo é relativamente simples e esperamos que este artigo ajude os utilizadores sem conhecimentos técnicos a proceder a esta configuração. Qualquer dúvida ou questão, basta que deixem os vossos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
O destinatário de uma chamada VoIP tem de estar conectado à internet?
Não
É possível configurar no router NOS para quem tem uma segunda casa com MEO e pretende usar esse número, ou apenas dá no smartphone?
Daqui a uns meses quando o pessoal começar a ter as onebox em casa este tutorial já não vai funcionar?
Que provocação.:D
Para tal era preciso que a MEO deixasse de ser MEO e passasse a ser Cabovisão, acho que estás a ver o filme ao contrário!
Caro Jose ! É altamente provável que a Altice coloque a onebox a substituir as boxes atuais do meo !
Hahahaha!!! Deve ser para rir!!! Não tens a mínima noção do que é/envolve os serviços interativos MEO!!! Mas vá lá!! Tens uma opinião!!!
E se quiser usar 5 telefones? Como fazer?
Se todos os telefones forem sem fios, basta que estejam todos registados à mesma base e a base ligada na porta do router tal como aparece na foto do passo 3
Mas para estarem registados na mesma base têm de ser iguais, certo? tenho duas marcas diferentes e gostava de colocar numa só base.
Existe alguma maneira de fazer o mesmo nos routers thomson da vodafone?
Umas duvidas!
1- Para fazer chamadas voip, tenho que estar ligado a interner?
2- A outra pessoa que recebe a chamada nao precisa de estar ligado a internet, certo?
Mas…. No serviço TV+NET+Voz, fibra, não é suposto isto já acontecer? A Meo permite criação de números Voip assim do pé para a mão por qualquer utilizador?
OK, acabei de ver o tutorial para criar o numero. Ainda assim, este faz sentido se o cliente tiver ADSL (embora o router possa ser diferente e não ter VoIP, mas aí o cliente estará a criar um novo numero 😐
Parece ser fácil.
Todavia fica uma dúvida… Este tutorial não é só para quem tem ADSL?
Os clientes MEO fibra acho que não podem fazer assim tal como é descrito.
Ou seja quem tem o voz/net/tv na verdade seu telefone já é voip, certo? O que faz com que o sistema não aceite configurar no mesmo router um numero nómada.
No meu caso eu migrei do ADSL (e tinha uma linha Voip assim configurada) e quando quis fazer o mesmo na fibra após “n” tentativas lá o pessoal da MEO acabou por admitir que não era possivel.
… pois, infelizmente para quem tem o serviço MEO fibra não pode ter um número voip associado ao router…
Isto é devido ao número “fixo” ser na realidade um “voip” (2… em vez de 3…), mas também porque o firmware do router da MEO está bloqueado para 2 números embora tenha as 2 entradas.
Sim este tutorial só deve ser aplicado a clientes MEO ADSL. Um cliente MEO Fibra já tem uma conta VOIP configurada na sua HGW, mas a plataforma que gere/cria essa conta VOIP é diferente daquela que é utilizada na conta que este artigo ilustra (IMS versus A5020). Se um cliente MEO Fibra quiser utilizar mais uma conta VOIP além da que vem de origem vai ter de utilizar um outro qualquer dispositivo que não um telefone diretamente ligado ao Router.
Ter um telefone fixo ligado ao router, já não é voip? Cada vez que o hub da NOS no meu caso fica sem ip, ou por reiniciar, ou como me aconteceu à umas semanas atrás ficar sem net, fico sem telefone fixo. O mesmo deverá acontecer com as outras operadoras. Quando a ZON tinha os nrs fixos começados por 30, já eram voip. A MEO é a unica que cobra chamadas para nrs começados por 30
Bom Artigo! Alguém aqui sabe se já é possível subtituir por completo o router fornecido pela meo? (No meu caso é um tg784n v2, acho que este podia ser um exelente router não fosse o firmware que tem). Já li algures sobre como configurar internet+iptv em alguns routers com firmware dd-wrt/tomato, mas nada acerca do telefone, será porque os outros routers não têm portas rj11?
qual a vantagem/custo de ter voip quando já se tem chamadas gratis para quase todos os numeros?
Poderiam colocar as vantagens e desvantagens deste sistema.
Boas,
Já alguém conseguiu configura as portas rj11 do router Huawei B593u-12 LTE CPE, para utilização do voip da MEO? A ligação que tenho à internet é através de 4G da Vodafone, neste router. Mas após fazer toda a configuração no router a linha voip continua “unregistered”, no entanto o Linphone configurado num portátil conectado a esta rede funciona perfeitamente.
Se alguém me puder ajudar, fico muito agradecido.
Eu tenho um numero voip em Meo fibra. Talvez tenha é que ver com os Routers. No meu caso tenho um TG 784 , há já uns anos e funciona perfeitamente quer em portáteis, quer smartphones .
Esqueci-me de referir que quando configurei este serviço, havia pessoal que usava um PAP (acho que era este o nome) Linksys, que era mesmo para esse efeito . Não sei se ainda existe.
A configuração avançada dá-me resultados completamente diferentes: sip.sapo.pt e o proxy.ims.iptv.telecom.pt e assim não consigo configurar o Zoiper