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VoIP Meo: Use um telefone “normal” para chamadas VoIP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Santos says:

    O destinatário de uma chamada VoIP tem de estar conectado à internet?

  2. Panhonhas says:

    Daqui a uns meses quando o pessoal começar a ter as onebox em casa este tutorial já não vai funcionar?

  3. Mota says:

    E se quiser usar 5 telefones? Como fazer?

  4. Leitor says:

    Existe alguma maneira de fazer o mesmo nos routers thomson da vodafone?

  5. Jorge Costa says:

    Umas duvidas!
    1- Para fazer chamadas voip, tenho que estar ligado a interner?
    2- A outra pessoa que recebe a chamada nao precisa de estar ligado a internet, certo?

  6. Sergio Dias says:

    Mas…. No serviço TV+NET+Voz, fibra, não é suposto isto já acontecer? A Meo permite criação de números Voip assim do pé para a mão por qualquer utilizador?

    • Sergio Dias says:

      OK, acabei de ver o tutorial para criar o numero. Ainda assim, este faz sentido se o cliente tiver ADSL (embora o router possa ser diferente e não ter VoIP, mas aí o cliente estará a criar um novo numero 😐

  7. Carlos marques says:

    Parece ser fácil.
    Todavia fica uma dúvida… Este tutorial não é só para quem tem ADSL?
    Os clientes MEO fibra acho que não podem fazer assim tal como é descrito.
    Ou seja quem tem o voz/net/tv na verdade seu telefone já é voip, certo? O que faz com que o sistema não aceite configurar no mesmo router um numero nómada.
    No meu caso eu migrei do ADSL (e tinha uma linha Voip assim configurada) e quando quis fazer o mesmo na fibra após “n” tentativas lá o pessoal da MEO acabou por admitir que não era possivel.

    • Gusmão says:

      … pois, infelizmente para quem tem o serviço MEO fibra não pode ter um número voip associado ao router…

      Isto é devido ao número “fixo” ser na realidade um “voip” (2… em vez de 3…), mas também porque o firmware do router da MEO está bloqueado para 2 números embora tenha as 2 entradas.

    • Rui says:

      Sim este tutorial só deve ser aplicado a clientes MEO ADSL. Um cliente MEO Fibra já tem uma conta VOIP configurada na sua HGW, mas a plataforma que gere/cria essa conta VOIP é diferente daquela que é utilizada na conta que este artigo ilustra (IMS versus A5020). Se um cliente MEO Fibra quiser utilizar mais uma conta VOIP além da que vem de origem vai ter de utilizar um outro qualquer dispositivo que não um telefone diretamente ligado ao Router.

  8. Hélio Bárbara says:

    Ter um telefone fixo ligado ao router, já não é voip? Cada vez que o hub da NOS no meu caso fica sem ip, ou por reiniciar, ou como me aconteceu à umas semanas atrás ficar sem net, fico sem telefone fixo. O mesmo deverá acontecer com as outras operadoras. Quando a ZON tinha os nrs fixos começados por 30, já eram voip. A MEO é a unica que cobra chamadas para nrs começados por 30

  9. dsa says:

    Bom Artigo! Alguém aqui sabe se já é possível subtituir por completo o router fornecido pela meo? (No meu caso é um tg784n v2, acho que este podia ser um exelente router não fosse o firmware que tem). Já li algures sobre como configurar internet+iptv em alguns routers com firmware dd-wrt/tomato, mas nada acerca do telefone, será porque os outros routers não têm portas rj11?

  10. FMPJ says:

    qual a vantagem/custo de ter voip quando já se tem chamadas gratis para quase todos os numeros?

    Poderiam colocar as vantagens e desvantagens deste sistema.

  11. Ricardo Custodio says:

    Boas,
    Já alguém conseguiu configura as portas rj11 do router Huawei B593u-12 LTE CPE, para utilização do voip da MEO? A ligação que tenho à internet é através de 4G da Vodafone, neste router. Mas após fazer toda a configuração no router a linha voip continua “unregistered”, no entanto o Linphone configurado num portátil conectado a esta rede funciona perfeitamente.
    Se alguém me puder ajudar, fico muito agradecido.

  12. pardaluxo says:

    Eu tenho um numero voip em Meo fibra. Talvez tenha é que ver com os Routers. No meu caso tenho um TG 784 , há já uns anos e funciona perfeitamente quer em portáteis, quer smartphones .

    • pardaluxo says:

      Esqueci-me de referir que quando configurei este serviço, havia pessoal que usava um PAP (acho que era este o nome) Linksys, que era mesmo para esse efeito . Não sei se ainda existe.

  13. Rui says:

    A configuração avançada dá-me resultados completamente diferentes: sip.sapo.pt e o proxy.ims.iptv.telecom.pt e assim não consigo configurar o Zoiper

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