Tutorial – Aprenda a usar o serviço no-ip (Parte I)
Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?
Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip.
O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes. Vamos aprender como usar.
Mas como funciona este serviço?
Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui).
Assim, com o serviço no-ip podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddns.net).
Como usar o serviço no-ip?
Para usar o serviço no-ip, basta aceder a https://www.noip.com/ e criar uma conta de acesso. Depois de ter acesso ao Dashboard do serviço.
Para poder criar uma entrada, basta indicar um nome no campo hostname e escolher o domínio. Para este tutorial escolhemos o domínio ddns.net. É também possível escolher o tipo de registo.
Tipos de registos:
- A – Address: Associação de um nome a um endereço (mapeamento directo)
- AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
- CNAME – (Canonical NAME); um alias (nome alternativo) para um host;
- SRV – (SeRVice); permite definir serviços disponíveis num domínio
- TXT – Definição de informação textual sobre o domínio
Ao criar uma entrada, o serviço associa de imediato o endereço público da nossa máquina. Esse parâmetro pode ser alterado, carregando em Modify.
E está feito. Para testarem, podem, por exemplo, abrir a linha de comandos do Windows e escrever o comando ping pplware2.ddns.net ou então usando o serviço ping.eu. Como podem ver o nome pplware2.ddns.net está a responder de acordo com a configuração que fizemos.
Na parte 2 deste tutorial vamos ensinar a usar a funcionalidade Device Configuration Assistant que nos permite descarregar um software para Linux, MacOS e Windows que mantém actualizado o endereço público neste serviço, isto porque, como referimos, o endereço público associado ao router pode mudar de X em X tempo.
Boas configurações! Alguma coisa estamos por aqui. Dúvidas, deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Para que este tutorial fique completo, falta explicar que este serviço “gratis” expira em 30 dias, e para que depois deste período continue ativo tem que renovar de 30 em 30 dias.
É mesmo 30 dias? É que de 7 em 7 recebo o e-mail para verificar 😀 Pode ser problema da conta, visto que ela é do tempo em que era gratuito a sério!
Como isto é para o desenrasque, não há grande problema, já que posso verificar sem estar em casa, mas……
Verdade. É um aborrecimento, troquei para o Dynu. Está muito bom. Recomendo em vez do noip. Desculpe se o artigo é pago.
Obrigado Jefferson, vou investigar esse.
Quanto à confirmação é de 30 em 30 dias, via e-mail
Jedderson qual é a diferença entre os dois serviços?
Eu tenho o serviço desde que era 100% gratuito e agora pede-me que renove de 30 em 30 dias, não de 7 em 7!
Bom dia!
Por acaso ontem estive a fazer este tipo de configuração em casa para disponibilizar 2 webservices e na configuração do no-ip funcionou tudo bem, abri as portas no router (NOS) mas se chamar o webservice este não funciona, será que me falta algo?
Como estas a chamar o webservice?
Configuraste o “port forwarding” no router?
Estas a usar IIS? Penso que tens que configurar algo no IIS para permitir acesso de fora.
Coloco no browser e dá erro
http://meunoip:10026/myws/ServerWs?WSDL
Não tenho mais nada configurado, se meter localhost no link funciona!
Sim coloquei a porta no router para aquela máquina!
Se tentares aceder através de outro PC na mesma rede ao webservice consegues?
Tens isso publicado no IIS?
Tens a porta 10026 do router a apontar para o IP:Porta da maquina onde tens o webservice?
Experimentei com outro pc na rede e este consegue aceder ao webservice.
No IIS não tenho nada configurado nem sei como se configura!
Sim coloquei a porta a apontar para aquele pc e porta.
e abriste o porto http também?
Sim também abri o porto http
Olha o firewall
Desativei para não ter duvidas se seria problema da firewall e mesmo assim não funciona!
noip ta tao chato que mesmo ativo, ele da sobrecarga e pior, fica mandando email ameaçador: RENOVE AGORA!!! MAS É AGORA!! ou assim: SEU NOIP VAI EXPIRAR AGORA!!! renove!!!
ninguem merece…
Para quem for MEO, não precisa de usar este serviço, a MEO disponibiliza um semelhante que não expira a cada 30 dias, ou seja é mais pratico, fica aqui a dica
Podes dizer qual é? Obrigado! Feliz Ano Novo
dynip.sapo.pt
Obrigado.
Eu também uso o No-ip faz algum tempo, versão gratuita. Existe sempre o problema de 30 em 30 dias confirmar os no,mes que tenho associados na conta.
Tenho registado 2 nomes na mesma conta, um para casa e outro para a empresa, simplesmente genial.
Para quem tem router do MEO Technicolor TG784n v3 ou da VODAFONE( dá nos 2) dá para actualizar o endereço Dns configurado pelo router, sem ter que precisar de um PC com software para o fazer, basta ir a “Ferramentas > DNS dinâmico”.
Experimentem o duckdns.org. É opensource e com um pouco de pesquisa conseguem configurar em qualquer router
Boa sugestao. O duckdns é o melhor!
Ok, obrigado, vou pesquisar e ver o que consigo fazer.
É muito bonito, mas abre mais uma “porta” para pessoas menos bem intencionadas entrarem pelo teu router – um amigo meu tinha isso e acredita que foi graças a isso que entraram no router e fizeram ransomware ao disco dele que tinha só a BD da empresa.
Como em tudo, é preciso ter cuidado. Então no mundo digital…segurança máxima 🙂
Há alguma maneira de evitar isso, além da firewall?
Boa noite, eu pessoalmente tenho um router asus e consigo directamente nele associar um endereço público ao meu ip público e ele actualiza sozinho. Depois de algumas configurações (redireccionamento de portas) consigo facilmente aceder ao meu raspberry pi por ssh, página web, etc mas este serviço parece ser simples para começar 🙂
Explicação simples mas objectiva
Realizei o procedimento indicado mas não consigo fazer ping.
Tenho router da NOS e depois um router Asus a servir de DHCP pois internamente a gama de endereços é diferente da 192.168.0.X
Tenho que fazer mais alguma coisa? Para além do indicado?
Alguém pode ajudar?
Alguém pode me ajudar com noip?
Eu nao consigo pingar no DNS, da o tempo limite e os 4 pacotes perdidos, alguem sabe oque pode ser?
Bom dia a todos,
O meu No-Ip está configurado mas na hora de chamar o hostname, me pede credenciais. Faço a inserção das credenciais e nada.
Alguem pode ajudar?