PplWare Mobile

Finanças: Saiba como consultar o reembolso do seu IRS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno Santos says:

    Acho estranho é que existem colegas/am9gos que colocaram depois de mim e ja receberam

    • int3 says:

      depende da complexidade.

    • Pedro says:

      Comigo passa-se o mesmo, no entanto, reparei que os meus colegas que já receberam fizeram todos a declaração automática enquanto que eu preenchi tudo manualmente. Segundo me informei, quem optou pela declaração automática sem preencher nada e aceitando tudo o que vinha pré preenchido, recebeu mais rápido o reembolso.

      • Daniel says:

        É normal, a declaração automática é com os valores já identificados pela AT, é como se já tivesse sido feita uma validação prévia ficando só a faltar a confirmação da pessoa ao submeter, enquanto que quem faça o preenchimento manual a AT tem de validar o preenchimento, os valores, se bate a bota com a perdigota em termos de declarações de um lado e do outro, etc.

      • Miguel Costa says:

        Não só. Quem tem outros rendimentos, a validação precisa de mais 40 passos do que quem só tem rendimentos por conta de outrem.
        O mesmo acontece com quem introduziu as despesas de refeições em despesas escolares dos descendentes.
        Quem está a receber mais depressa são os que só tem rendimentos por conta de outrem, solteiros e que as finanças já possuem informação para validar todos os campos preenchidos (não necessita de ser o irs automático).

  2. Miguel Mota says:

    Eu também acho estranho, ter entregue há 3 semanas e ainda está por validar….

  3. ricardo says:

    Também se consegue na SFI (situação fiscal integrada). O facto de uns terem recebido e outros não tem a haver com os números de lote (a partir daí podem as finanças ter que fazer mais cruzamento de dados e demorar mais tempo ou por vezes é uma questão de sorte…)

  4. José says:

    Entreguei a minha declaração no dia 1, só no dia 9 é que a declaração foi considerada como certa quando nos outros anos essa validação ocorria passadas 48 horas. Estive a consultar os movimentos financeiros à pouco e o valor a reembolsar ainda está como provisório.
    Este governo vangloria-se muito, mas é só garganta.

    • Artur Santos Silva says:

      Não querendo defender governo algum, é a primeira vez na história que se pagam reembolsos em abril! Basicamente no próprio mês da entrega da declaração! Ainda há 2 anos o “normal” era receber em junho/julho…

      • JMSalgado says:

        No ano passado recebi no dia 24 de abril

      • Miguel Duarte says:

        Olhe que o que está a dizer está bem longe da verdade! Até ao ano passado, a declaração submetida, ao dim de 48 a 72 horas estava validada. E entre 15 a 20 dias estava reembolsada. Conheço pessoas que ao dia 16 ou 17 de Abril já tinham recebido. Eu submeti a declaração no dia 13 e ainda está para ser validada!

    • Miguel Costa says:

      48 horas? ROTFLLLLLLLL Só se fosse quando você entregava quase no final do prazo.
      Em 2013 demorou 5 semanas a ser validada. Curiosamente, o reembolso foi emitido 9 dias depois da validação.
      Em 2014 a minha declaração foi validada… para já depois do reembolso ter sido emitido, me dizerem que encontraram uma divergência e que devia ser corrigida. Precisei de passar quase 3 horas ao telefone em Maio de 2015, por causa de 1 cêntimo que não correspondia ao valor que a empresa declarou!!! Ainda tive de voltar lá em Junho para cancelarem a multa que me tinha emitido, por ter entregue uma declaração de substituição fora de prazo.
      No ano passado, demoraram 2 semanas a validar e 4 semanas depois recebi o reembolso. Este ano entreguei dia 3 e dia 9 foi validada, o reembolso está para ser emitido.

      • BC says:

        Não digas asneiras. Ris-te de que demorou imenso, mas contas que foi por erros de valores.

        Há já muitos anos que as minhas declarações se validavam em 48h. A mim e a outros milhares de contribuintes. E tirando o ano passado, recebia sempre 1 ou 2 meses depois.

    • Maria moreira says:

      Boa tarde entreguei o meu dia 2 de Abril ea até agora aparece me o valor do reembolso a nota da liquidação e diz aguardar comfirmacao … Não é bem os 11 dias ou 16 como diz o portal das finanças 🙁

  5. Nuno Bejinha says:

    E também tem a ver com o facto de uns serem automáticos e outros manuais. Além que também depende da repartição de cada um.

  6. André says:

    Serviço público, Pplware! Obrigado!

  7. rangiku says:

    Quem colocou pela forma Automática tem recebido primeiro. Pelo menos das pessoas que falei quem fez com automático já recebeu. Mas quem faz em conjunto ou tem anexo B não pode efetuar dessa forma, logo, vai demorar mais tempo.

    • Miguel Costa says:

      Dos casais, conheço 2 que entregaram dia 3 e receberam o reembolso na passada sexta-feira. Só que tem rendimentos por conta de outrem e as despesas era tudo o que estava no e-factura. Tiveram de entregar manualmente, pois era mais vantajoso do que entregarem o automático.

  8. João Tavares says:

    Fica para o ano,este ano já caiu na conta. hehe

  9. lol says:

    ahahaha
    receber… isso é que era bom…. retençao na fonte e mais uma linda mossa de 3 digitos para pagar

  10. juq says:

    15 dias depois de ter entregue , recebi.
    IRS Automatico

  11. João Ferreira says:

    Fiz a entrega da minha declaração dia 2 e ate ao dia de hoje não foi ainda validada.

    • Miguel Costa says:

      Deve ter outros rendimentos. Só quem entrega o anexo A e o H é que está a receber mais depressa. Qualquer outro anexo demora mais uns dias a processar e o reembolso mais 2 semanas a ser emitido.

  12. Maria Emília says:

    Fiz a entrega a 4 de abril e só a 9 foi considerada certa e validada, mas até agora nada de reembolso. Segundo o governo os reembolsos seriam dentro de uns 15 dias, por isso estou a aguardar, pode ser que esteja na recta final.

    • Maria Vidal says:

      Também entreguei a 4 e a 9 foi considerada certa. No dia 24 passou a liquidação processada e a partir daí sem qualquer desenvolvimento.

  13. L.Cardoso says:

    Submeti declaração automática dia 30 de Março, considerada certa no dia 05 de Abril e recebi o reembolso hoje … não foge muito ao outros anos

  14. Miguel says:

    Coincidências: Recebe-se o IRS mesmo a tempo para pagar o IMI…

    “a arte da tributação consiste em depenar o ganso de modo a obter a maior quantidade de penas com o menor volume possível de grasnido” Colbert

  15. Vanessa mendes says:

    Alguém já recebeu o reembolso tendo submetido a declaração de irs com os anexos ss e b?
    A minha declaração só foi validada dia 17 e submeti dia 3

  16. carla says:

    o meu no sábado passou de declaração certa a DECLARACAO COM REEMBOLSO, qual o proximo passo e quanto tempo demora, alguém sabe?

  17. Miguel says:

    Entreguei no dia 4 a declaração automática, validada dia 10 e até hoje não entrou o reembolso..

  18. Arlindo says:

    Entreguei no dia 01 só foi validada no dia 19. ainda não recebi.

  19. Lili says:

    A maioria vai andar entre os 25 e 30 dias p reembolso, menos tempo só os automáticos menos complicados.

  20. silvia says:

    Eu fiz o meu no dia 4 e só validaram no dia 19 e até agora nada…
    E ainda diz:Declaração certa…

  21. Murkdum says:

    Alguém me sabe explicar como é que em Linux fazemos o modelo 3 do IRS? É que o site diz que precisa de java, mas nem o Chrome nem o Firefox aceitam (e bem) plugins como o Java. Existe alguma forma de contornar isto ou tenho de me ver obrigado a usar o internet explorer através da VB?

    • Arlindo Pereira says:

      Eh pah… Não deve ser fácil. Talvez instalar a aplicacao das finanças com o Wine.

    • Telmo says:

      Eu uso linux á vários anos e habitualmente descarrego o executável em unix que se encontra na secção de download do portal das finanças e é facílimo pois funciona muito bem.
      Só tem que tornar o ficheiro executável nas propriedades do mesmo.
      Depois é dar dois “clicks” nele.

      • Virneto says:

        Tem duas hipóteses:
        a Primeira é a referida pelo Telmo. Instale o executável.
        a segunda é instalar o JAVA runtime JDK para Linux para o seu browser.

  22. falcaobranco says:

    O IRS automatico foi a melhor coisa que eles fizeram, se aplicarem a todos os portugueses a partir do ano que vem é a melhor coisa que fizeram, porque sinceramente, estando tudo em condições e em dia, é só verificar os valores e carregar em validar! Aqui nem chegou a 15 dias como eles disseram… !

  23. Ff says:

    A minha declaração aparece declaração com divergências depois de ter sido dada como correta. Alguem sabe o que poderei fazer

  24. Angie says:

    Boas registei o meu dia 1 foi validada dia 9 caricato foi que fiz a simulação final dava um valor agora consta lá um valor que nada tem a ver apesar de aparecer provisorio,aconteceu com alguém? reembolso tamvem ainda nada o meu é por conta de outrem 2 anexos

  25. Pascoal says:

    Boas. Submeti a minha a dia 3 e hoje aparece liquidação processada. Não percebo o que quer dizer. Alguem sabe?

  26. Angie says:

    alguém por aí que tenha acontecido o mesmo que a mim,valor de simulação ser um agora o final ser uma diferença de 500 euros

  27. Margarida says:

    A minha já me aparece aguarda confirmação do banco

  28. Angie says:

    O meu está com processada desde dia 20

  29. Anda Marília Palmeiro says:

    O meu aparece “liquidação processada” r depois na situação fiscal integrada aparece como liquidada no dia 24… Cada ano percebo menos disto… 🙁

  30. Vanessa geadas says:

    bom dia

    o meu passou de declaração com reembolso para liquidacao processada ….alguem sabe quanto tempo demora a cair o dinheiro na conta?obrigado

  31. Bernardo Aveiro says:

    O meu foi submetido dia 2, validado dia 8, e desde dia 21 está Liquidação processada. É só aguardar pelo dinheirinho na conta.

  32. Sofia Gomes says:

    Bom Dia
    submetido a 1-04, validado a 8 , a 22 dizia liquidação processada .
    Até agora nada…
    Estão ainda a servir se dele …

  33. Sofia Gomes says:

    Na consulta de movimentos financeiros aparece tudo relativamente ao reembolso.
    se consultarem o ano anterior , e explorarem vão perceber como ver o ano decorrente.

  34. 3TCompany says:

    Feito a 1 de Abril com a minha esposa, com a informação de “declaração certa” a 17 de Abril e assim se encontra até à data de hoje. Não prevejo reembolso para breve :p mas sinceramente contar com “o ovo no cu da galinha” e desesperar para receber não faz sentido, todos devemos saber quanto vamos receber, é uma questão de tempo, afinal de contas o prazo final é 31 de Julho, se sabemos isso com antecedência é uma questão de esperar.

  35. Maria Vidal says:

    Boa tarde

    O meu IRS está com reembolso emitido desde 27 de abril a aguardar a confirmação do NIB. Alguém me sabe dizer o tempo que levam para a confirmação do NIB e se o prazo não interrompe no fim de semana e feriado?

  36. Alex Fonseca says:

    Submetido em 01ABR17 e hoje apenas está indicado Declaração CERTA desde 26ABR17. Passados 32 dias, o processo de validação do IRS para um trabalhador por conta de outrem parece ter sido ‘produzido’ por um sistema informático do século passado. Curioso é verificar que, quando existem situações em que o contribuinte tem que pagar, então o sistema é muito mais célere.

  37. 3TCompany says:

    Para pagar têm de receber primeiro O meu encontra-se apenas em declaração certa desde 17 de Abril. Com jeitinho ainda arranjam alguma divergência pelo caminho

  38. FF says:

    Após o IRS estar com o estado ” declaração certa” e possível ainda ser chamado as finanças por algum motivo?

    • 3TCompany says:

      Se acordo com as financas sim. Declaração certa é quando a declaração se encontra validada como sendo a correcta a ser entregue podendo ainda no entanto conter divergências nos valores declarados, é o chamado de primeiro filtro. Caso seja aprovada no “segundo filtro” e caso haja liga a reembolso, passará para o estado “declaração com reembolso” e posteriormente por “reembolso emitido” e ou “liquidada”.

  39. 3TCompany says:

    alguém sabe o que significa o estado “liquidação processada”? O meu encontra-se assim desde dia 4 de Maio.

    • ines says:

      O meu tb desde a mesma data, mas transferencia nem ver…
      No ano passado a liquidaçao foi dia 3.5 e a transferencia no 6.5 Mas hoje ja estamos a 11…

  40. Filipe says:

    Tenho o reembolso emitido desde o dia 3/05/2017 e até à data ainda não recebi. Alguem me sabe informar quanto tempo demora a cair na conta?

    Diz reembolso emitido e “aguardar confirmação”.
    Se poderem responder agradeço.

  41. Maria says:

    Liquidação. Processada???!!!o que quer dizer

  42. Vera says:

    A minha declaração foi validade a 8 de Abril e tem anexo J. Desde aí nunca mais tive outra informação. Será normal? Quando devo saber alguma coisa?

  43. carla says:

    bom dia o meu irs diz liquidaçao processada alguem sabe quanto tempo leva a entrar na conta?

  44. LR says:

    Carla, entre liquidação processada e reembolso emitido há uma grande diferença, tem que aguardar por este último. Se não tem mais rendimentos, a reembolso emitido deve demorar 8 dias, se tem outra fonte de rendimentos, pode ir até aos 15 dias a chegar ao reembolso emitido. Quando chegar a dizer isso vai a consultar informação financeira movimentos financeiros, que já lá está tudo explicado nesse quadro, depois é só aguardar entre 3 a 4 dias.

  45. LR says:

    BOAS
    O MEU DIZ REEMBOLSO EMITIDO
    ????QUANTOS DIAS ESTA NA CONTA?

  46. LR says:

    3 a quatro dias.

  47. João Horta says:

    Pasme-se que por vezes há coisas que parecem coisas do “arco da velha”. Entreguei a minha declaração no passado dia 28 de Abril de 2017, tendo sido validada após seis dias. Em 11 de Maio de 2017, foi dada como Liquidada e entretanto vindo a ser emito Reembolso em 16 de Maio de 2017. A informação de Reembolso Emitido, ocorreu apenas na Consulta apenas hoje, dia 18, mas nos Movimentos Financeiros desde o dia 15 de Maio que consta o valor em causa e quando entramos em VER DETALHE, junto à tabela onde consta o valor emitido e o saldo que conferem com o valor de reembolso previsto, surge depois de aberto o link que diz + INFO a informação que indica que o Reembolso se encontra EM REGULARIZAÇÃO e ainda no item RECEBIMENTOS, a informação que a Transferencia NIB ao meu IBAN, se encontra A AGUARDAR CONFIRMAÇÃO. Já liguei ontem dia 17 e hoje 18 de Maio, para os contactos telefónicos da AT& A, que me dizem ser normal e que eventualmente o processo de credito em conta, poderá prolongar-se até à próxima terça-feira, dia 23 de Maio. Estando o IBAN confirmado pela AT&A, estando certo e não tendo eu qualquer litígio ou divida fiscal, que esta confirmação não seja célere, pois estou desde há dois dias à espera que “caia” o reembolso na minha conta da CGD. É inacreditável que um processo de confirmação que deveria ter recorrentes actualizações diárias funcione deste modo e que a simplificação que tanto aludiram, seja afinal, e pelo fim deste processo, uma porcaria. Alguém esteve ou está numa situação semelhante? Comuniquem por favor quantos dias se encontraram à espera até o reembolso estar já em conta e disponível. Grato

  48. LR says:

    Eu enviei a declaração a 22 de Abril, passou a declaração certa e com reembolso a 9 de Maio e assim continua, pois ainda não passou a reembolso emitido. Parece que os casos que demoram mais são de pessoas que têm duas fontes de rendimento ou que entregaram despesas de transportes dos filhos.

  49. Tiago says:

    Boa tarde,
    No meu caso é por cheque que me vem, mas já está reembolso emitido desde o dia 11/5 é normal demorar assim tanto tempo para chegar á morada??

    Cumprimentos,
    Tiago

  50. LR says:

    Tiago, nunca recebi por cheque, mas como no ano passado houve um ou mais erros informáticos e foram emitidos os reembolsos por cheques, as pessoas queixavam-se que demorava algum tempo, talvez duas ou três semanas. Mas como este ano está tudo a ser mais rápido, embora não seja o meu caso que preenchi a 22 de Abril e ainda não passou a reembolso emitido, mas pode ser que no seu caso seja mais rápido.

  51. Batista says:

    Boa noite… Desde o dia 4/5/2017 com declaração com reembolso… E nao passa disso… Não é tempo a mais ?!?

  52. LR says:

    Batista, no mês de Abril guardaram a maior parte dos não automáticos para reembolsar na última semana, é possível que em Maio seja o mesmo. O meu desde o dia 9 ainda não passou a reembolso emitido. Vamos partir do princípio que o mais tardar seja até ao final desta semana.

  53. Batista says:

    Pois… Só nos resta mesmo esperar. Obrigado

  54. Andreia Alexandra Fernandes Peixoto Gonçalves says:

    Boa tarde. Já aconteceu a alguém receber metade do valor da simulação ? Foi dado tudo com validação correta. Já aconteceu a alguém? Obrigada.

  55. Nuno V says:

    Declaração submetida a 3 Abril. Ficou certa a 18 Abril e desde essa altura que continua assim.
    A declaração tinha anexo J, relativamente a movimentos de fundos investimento.
    Questionei ontem a AT e dizem-me que está tudo ok sem divergências, para aguardar.
    Alguem esta na mesma situação??

  56. LR says:

    Irs entregue a 22 Abril, declaração certa e com reembolso a 8 de Maio, liquidação processada hoje dia 25. É só aguardar 3 dias úteis.

  57. VS says:

    Bom dia O meu IRS foi submetido dia 27-04-2017, e a data hoje consta LIQUIDAÇÃO PROCESSADA e a Data de liquidação diz 11-05-2017. Será normal

  58. Manuel says:

    Boa tarde eu vou reserver por cheque. Tenho reembolso imitido desde do dia 22-5-2017 ainda não resevi sabem dizer quanto tempo falta

  59. Arsen Feizi says:

    as conversas são bastante interessantes, ou seja toda a gente parece um pouco revoltada com o prazo de entrega de IRS…agora só queria apenas apontar para um facto: eu recebi o reembolso do ano 2016, mais exactamente no dia 11 de Dezembro 2017 e o cheque nem sequer chegou a casa; pedi outra vez hoje a activação de reembolso. Então digo-vos desde já! de nada adianta tentar perceber os funcionários cuja tarefa é contabilizar as declarações, porque não se importam connosco.

  60. Fatima Maia says:

    O meu diz reembolso emitido desde o dia 23/04/2018 sera que dia 30 esta na c onta

  61. DSousa says:

    O que sinigica DOCUMENTOS EM TRATAMENTO, na secção serviços/informação financeira/movimentos

  62. Filipe says:

    Boas, o meu IRs tem estado reembolso emitido. Quando abroo IrS, nos detalhes está como na foto aqui em cima, meio de recebimento -> cheque com um numero. Isto quer dizer que vou receber por cheque? É que eles têm o meu IBAN, e era por lá quequeria receber, mas assim não devia estar o meu IBAN lá em vez do cheque?

    Obg

  63. Pedro says:

    Entreguei no dia 1 de Abril o IRS automático e ainda não recebi….

  64. liliana says:

    meti dia 2 de abril, neste momento diz reembolso emitido aguardar a confirmaçao….agora resta esperar que caia na conta..(asim espero :))

  65. Joana Rocha says:

    Boa tarde, o meu IRS aparece ” a aguardar confirmação” desde dia 16.
    Alguém me sabe dizer exatamente o que significa? É a primeira vez que coloquei o NIB no IRS, teria k colocar noutro sítio no site das Finanças ou esta confirmação é do banco?
    Cumprimentos
    Obrigada

  66. joel says:

    Estou a ver que não sou o único com o “problema” aguardar confirmação ou iban em confirmação!

    Tudo se resume ao iban, só resta saber quem confirma o que?
    O meu reembolso foi emitido dia 18 e não sai da cepa torta…
    Respostas concretas da AT ou banco? Nada…

  67. joel says:

    Estou a ver que não sou o único com o “problema” aguardar confirmação ou iban em confirmação!

    Tudo se resume ao iban, só resta saber quem confirma o que?
    O meu reembolso foi emitido dia 18 e não sai da cepa torta…
    Respostas concretas da AT ou banco? Nada…

    • Joana Rocha says:

      Boa tarde Joel, enviei mensagem pelo E-balcao e responderam-me logo. Como foi a 1ªvez a receber via NIB tive que colocar o meu IBAN mesmo no site das Finanças. Pesquisei por alterar IBAN e coloquei lá o n. hoje de manhã. Passado 2 horas tinha o dinheiro na conta!!!! Aconselho-o a confirmar se já o tem lá caso contrário será melhor colocar senão penso que não irá receber tão cedo.
      Cumprimentos

      • joel says:

        Boa tarde Joana, eu já vi, já confirmei, e é o mesmo.
        No meu caso não é a primeira vez. Aliás sempre recebi reembolso pelo NIB.
        Gostava de ter tido tanta sorte. 😉

        Obrigado pela resposta e um óptimo feriado.
        Cumprimentos

  68. francisco jose da siva almeida says:

    minha declaracao estava mal o nib fiz ha declaracao subtituicao 0 fim 2 dias mesmos assim morrarao 18 dias ha comfirmarem ha declaracao onde mandarao o dinheiro para nib mal houve foi devolvido e imitirao um cheque no dia 23 e ate hoje nao recebi nada e uma vergonha porque se fossen ha declaracao subtituicao viao logo o nib bem e o pais temos

  69. Isabel says:

    No portal das finanças diz reembolso emitido pagamento confirmado, mas apercebi-me agora que o NIB está errado. E agora?

    • Joao says:

      Olá Isabel, aconteceu o mesmo comigo. Será emitido cheque de forma automática e receberá desta forma na sua morada o seu reembolso referente ao IRS de 2018. A parte chata: quando é que vai receber o cheque? Não sei. No meu caso o cheque foi emitido a 8 de Maio e hoje ainda estou à espera que o mesmo chegue no correio.

  70. Helena Costa says:

    Tenho a mensagem ” regularização processada…CTT” que significa. Terei de esperar Mu to para receber o cheque dos CTT?

  71. Maria José Guerreiro says:

    No meu caso foi assim. Apareceu a indicação da transferência com o IBAN correto no dia 11 de noite e só ontem, dia 12, apareceu a indicação de Reembolso Emitido. Será normal? Quanto tempo mais terei que esperar até o dinheiro cair na conta…

  72. Maria José Guerreiro says:

    No meu caso foi assim. Apareceu a indicação da transferência com o IBAN correto no dia 11 de noite e só ontem, dia 12, apareceu a indicação de Reembolso Emitido. Será normal? Quanto tempo mais terei que esperar até o dinheiro cair na conta…

  73. Roberto says:

    Boa tarde. Eu fiz o IRS automático e em três dias a liquidação ficou processada. Eu preenchi o IBAN e hoje pude ver que tenho o reembolso emitido mais no meio do pagamento tenho Cheque “número” e aparece como “em regularização”. Eu não sei o que isso significa e porque um cheque foi emitido se eu escolhi por transferência. O IBAN que escrevi nao tem erros nenhums

  74. Roberto says:

    Ola. Entrei em contato com a ebalcao e me disseram que minha conta não foi confirmada pelo meu banco e é por isso que eles emitiram um cheque. Então preenchi os mesmos dados na web e foi confirmado… não entendo nada. Alguém recebeu um cheque já recebido? Sabem quanto tempo leva de quando é transmitido até chegar para casa? O meu leva uma semana “em regularização”. Saudações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.