Router Meo: Partilhe o conteúdo de uma PEN/Disco USB
Apesar de não serem super equipamentos de rede, os routers que são instalados pelos operadores oferecem algumas funcionalidades interessantes, em especial as últimas versões.
Tal como fizemos em 2011 e em 2016, hoje vamos aprender como é fácil partilhar os conteúdos de um disco externo/Pen USB, ficando estes acessíveis a todos os utilizadores que estejam ligados à rede. Desta vez usamos um Technicolor TG789vac v2.
O objetivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma ótima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).
Muito importante: A Pen/Disco USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.
Como configurar a Partilha de conteúdos?
Para começar devem aceder à página de administração do router usando o endereço http://192.168.1.254e introduzir as credenciais de acesso (meo/meo). Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.
Já dentro da interface de gestão, escolha no menu da lateral a opção Partilha de conteúdos e depois Configurar
Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.
Já dentro da página de configuração de partilha de conteúdos, escolham a opção Configurar, procedam à ativação do serviço e preencham os campos solicitados:
- Nome do Servidor: Pplware (por exemplo)
- Descrição do Servidor: introduzir uma pequena descrição do servidor
- Workgroup: Workgroup onde se encontram todos os PCs (importante quando queremos aceder por nome)
Na parte associada à Lista de discos ligados, selecione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Para este tutorial vamos também ativar o servidor FTP. Para isso basta selecionar a opção Servidor ativo dentro de seção Servidor FTP.
Por fim carregue em Aplicar.
Agora, a partir de qualquer PC ligado à rede, basta aceder à zona de partilha e procurar pelo nome que indicaram para o servidor de partilha de ficheiros (imagem com exemplo no macOS). Para ver como fazer no Windows basta aceder aqui.
Acesso via FTP
Para aceder via FTP podem usar um cliente de FTP, como por exemplo o Filezilla, ou então simplesmente usar o endereço num browser.
Por questões de segurança será solicitada autenticação do utilizador (ver quais os utilizadores criados em Ferramentas > Gestão de utilizadores). Para este tutorial criamos um utilizador com o nome pplware e com privilégios Content_Sharing.
Para acederem à partilha via FTP basta que introduzam o endereço atribuído (neste caso foi o 192.168.1.253), o nome de utilizador e palavra-passe criados no passo anterior.
Esta funcionalidade é interessante na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede, ou até mesmo a sua cloud particular. Experimentem.
Este artigo tem mais de um ano
Não é por nada vocês falam muito deste roubar mas afim só me trouxe problemas. O Ping para jogar está 20 valores acima do meu tp-link, está sempre a ir a baixo. Pena é que os ovários da meu alteraram a passar para ligar a Internet e não má dão.
Desculpe, não percebi. Pode reformular o comentário?
“Não é por nada, vocês falam muito deste router mas enfim… só me trouxe problemas. O ping para jogar está 20ms acima do meu tp-link, está sempre a ir abaixo. Pena é que os otários da meo alteraram a password para ligar à internet e não me a dão.” Deve ser mais ou menos isto… o melhor mesmo é continuar de volta dos routers e afins e deixar de escrever em português.
Tentei traduzir no google tradutor sem sucesso :/
De certeza que estas ligado por Wireless, Wireless não pode ser garantido a velocidade muito menos o Ping.
Se tiveres ligado pro Cabo (que é o melhor a fazer) raramente vais ter problemas.
Por Wireless não pode ser garantido bom ping muito menos boas velocidades.
Não sei porque razão ainda insistem nisso do Wireless, nenhuma operadora garante velocidade e boa conexão via Wi-Fi mas mesmo assim ainda insistem, entendam de uma vez por todas.
Se só podes usar Wireless não há nada a fazer, Cabo sempre será a melhor opção para jogar e até para navegar e ver streamings.
A sério que não entendo o porquê de ainda insistirem nesse assunto do Wireless, culpabilizam o router quando na maioria dos casos a culpa está NO PRÓPRIO cliente que quer a toda a força que o Wireless funcione como deve ser, sendo que isso é praticamente impossível de se garantir o que quer que seja.
Negativo…cá em casa, por wireless (5ghz) 200/100 Dowload/upload
Con o V2
Corretor ortográfico /on
“Não é por nada mas vocês falam muito deste router mas no fim só me trouxe problemas. O Ping para jogar está 20ms acima em relação ao meu outro router da tp-link, e está sempre a ir abaixo. Pena é que os…awww shit, i give up.
Isso mesmo, peço desculpa por não ter lido antes de postar. Já agora eu quando falei que o Ping subiu é claro que era nas mesmas condições. Não era a toa que estou a falar desse router, por exemplo no cs Soure jogava a 16- 25 de latência agora está a 35-70. Já tentei por várias vezes repor o tp-link e até mesmo outro que comprei mas sem sucesso não dá para configurar a ligação à sapo este novo router autoconfigura-se e toma mesmo certos poderes sobre a cache do Google Chrome. Isto foi e é a minha experiência
isso mesmo, peço desculpa se não li de novo o que escrevi mas num smartphone não é fácil, bem eu agora passo a explicar, desde que a meo teve a excelente ideia de me impor este router, eu ate deixei de jogar cs souce pois eu jogava a 10 – 26 de latência agora 36-70, já reclamei mas esta na mesma, o pior é que este router é especial uma vez instalado toma algum poder mesmo desligado. 1º ele não necessita de ser configurado para a rede sapo, ele passado algum tempo reinicia e fica configurado ( dai o meu problema e conseguir configurar o tp-link nunca tenho a pass já a assistência meo sempre que a dá esta errada. 2º problema ele tem algo que ele toma posse sobre a cache do chrome, agora para ligar ao tp-link só posso mesmo pelo Internet explorer pelo chrome o ip fica a tentar ligar mas nunca conclui. isto é a minha experiência com o router, já agora é mais fácil falar que escrever, mas aqui há muito professor e eu só tinha uma nega que era mesmo português, por isso quando mandarem bocas olhe o vosso telhado que é de vidro.
Este post é uma pérola!
Para quando um estudo pplware, sobre a qualidade da escrita em Português e a influencia das novas tecnologias na mesma?
Num tempo onde a escolaridade obrigatória é efectivamente para cumprir, será admissível ler mensagens como esta? Como é possível?
Este senhor, ou senhora, ainda tem a lata de chamar “ovários” (gentilmente traduzido por otários pelo DóiDói) a alguém?
Tenho um router NOS em que já experimentei colocar uma pen e partilha-la como simples pasta na rede. Funcionou na perfeição, sem necessidade de qualquer protocolo. Como é óbvio, ficou acessível a quem também pudesse aceder à rede, logo não recomendável para guardar informação sensível. Ideal para partilhar rapidamente ficheiros entre as diversas máquinas lá de casa e guardar coisas tipo filmes e fotos de carácter público.
boas Pessoal.
Fora de casa não consigo aceder pede utilizador e palavra passe e da um erro…
Acho que tenho tudo bem configurado…
Obrigado
Alguem me conseguer ajudar…. porque não funcionar externamente?
obrigado
Como fizeram para obter o novo router? Já fiz um pedido por escrito e responderam-me que estava tudo bem com o meu e que não era preciso trocar lol.. apesar do wifi ser claramente fraco demais para a minha casa.
Fácil.
Avise-os que está a pensar de mudar de operador.
@Vitor M. Acho que só peca por ser FAT32…..com as suas limitações!. 😉
500GB em NTFS, a funcionar em pleno! 😉
Consegues aceder fora de casa? estou com problemas de login.. ou permissões da pasta..
Obrigado
Boa noite. Tenho uma questão relativamente ao modo de como estes routers gerem a energia dos discos rígidos, passo a explicar. Tendo eu um disco rigido via usb, este está em constante funcionamento o router coloca-o em idle até se lhe tentar aceder?
Cumprimentos e obrigado pelo tutorial
Deixo uma sugestão à malta do pplware: – Caso ainda não tenha feito, sugiro fazer este mesmo artigo mas com o smartrouter da Vodafone. Indicar os mesmos passos com as mesmas imagens e por fim, tentar aceder por FTP estando fora da rede do router .
Se conseguirem, depois têm de me explicar como… Porque o router da Vodafone diz que temos que activar o FTP via WAN.. mas essa opção está no lado nenhum.. lol
Fica a sugestão!
E mais uma vez, os meus parabéns pelo excelente trabalho no artigo!
Sim, sai dentro de dias.
Obrigado pelas sugestões.
Obrigado…
Estou a precisar de uma Solução para fora de casa…
Seria bom um tutorial.
Será que este router funciona em ADSL?
Vitor M. é possível utilizar o disco ligado ao router p/ fazer os backups do Timemachine? Ou simplesmente não dá plo facto da formatação do disco?
Caso não dê, qual é a maneira de eu poder usar um disco de forma remota p/ o time machine?
Vou colocar esse guia que é muito interessante.
Gostava de muito de ver esse guia 🙂
Mas afinal como se liga uma pen a este router? Ele não tem porta USB!
Então não tem? De que router falas?
Boa tarde,
É fácil aceder aos conteúdos via android e iOS?
Estava a pensar num cenário em que tiro fotos no telemóvel e depois quero guardar nesse disco de rede.
É pacífico?
Obrigado.
Boas tardes,
Consegui ligar-me ao disco via FTP com sucesso.
O problema é que sempre que tento passar conteúdo para o disco aparece Permission Denied.
Já criei o User tal como diz no tutorial.
Podem ajudar se?
Muito obrigado.
CComo se abre as portas para jogos? No meu antigo router não pagava e nem enciono pagar!
So quero saber se da!
É possível aceder ao conteúdo do disco paartilhado se estiver com um tablet /telemovel android na mesma rede?
ES file explorer
Tenho um disco com filmes em NTFS. É possível partilhar o seu conteúdo?
é mesmo necessário formatar o disco?? é que eu tenho um disco externo já com ficheiros, não dá para fazer já com ficheiros lá dentro?