PplWare Mobile

Redução do Ruído

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nuno Amaral says:

    Plugin bastante util no photoshop. Hà quem faça manualmente, mas assim é mais rapido.

  2. sonoro says:

    @Tiago Lopes

    Faz me lembrar a playboy!!

    É só photoshop para cima e toca de tirar ruídos!!

    Principalmente na

    Cristina Areia na Playboy

    ..

    Bom post hehe sempre ficamos a saber as armas usadas para retocar as imagens! continuem..

  3. Peter Bonsai says:

    Já conhecia este plug-in. Muito Bom.
    Há outro plug-in fantástico para photoshop (para o mesmo efeito):

    “Noise Ninja” – http://www.picturecode.com/download.htm

    Para mim são os melhores no terreno a resolver este (d)efeito nas fotos.

  4. David Leal says:

    Qualquer dia só nos conhecemos virtualmente, já que só assim somos prefeitos.

  5. BlinZk says:

    É muito util, mas… e quanto custa?

    Para aqueles que “criticam” as fotografias que passam por Photoshop antes de serem publicadas, tenham atenção que existe uma grande diferença entre “manipulação”, ou “correcção/melhoramento” de uma imagem!

    Existe a manipulação, em que se altera muito (ou pouco) a realidade fotografada.

    Mas a correcção e/ou melhoramento da qualidade da imagem, só tem a ver com o facto de por vezes não termos o equipamento à altura do registo que queremos, ou as condições de luz não são as melhores.

    • Tiago Lopes says:

      Concordo perfeitamente, costuma-se dizer que a melhor fotografia é aquela que se aproxima mais da realidade e neste caso por exemplo o ruído de uma fotografia é gerado pelo equipamento não existe na realidade, logo não pode ser considerado manipulação.

      Já tirar a celulite de uma das senhoras da playboy considero manipulação, porque na realidade a celulite esta lá e vê-se… e bem =P

  6. avlis rotiv says:

    Gosto da “photo gallery” de Scott Kelby, óptimas fotos..
    Não sou fascinado por arte, mas alguns artistas despertam o meu olhar pela mesma..
    Portfolio of Scott Kelby ( http://u.nu/5gkf3 )

    Quanto ao plugin, à imensas ferramentas que o fazem, mas na qualidade 😐
    (u.nu/3mkf3)

  7. dethos says:

    No site indicado, existe também uma versão standalone, para quem não tem photoshop.

    cumps.

  8. Tiago says:

    O Scott Kelby é rei Eheh
    Até agora tenho usado o Noise Ninja e estou satisfeito. Tenho de experimentar este 🙂

  9. Gonçalo says:

    os kodak filters tmb sao optimos servem para ruido,e suavizar superficies komo a pele 😉 e muitos outros efeitos os resultados sao tmb excelentes

  10. J0n says:

    Boa dica, e para Vídeo, alguém sabe de algum plugin?

  11. Santos says:

    Curiosamente, ontem mesmo deparei-me com uma foto que tirei à noite a 3200 iso. Como utilizo Paint.net e o Gimp, procurei um plugin e encontrei este: http://cimg.sourceforge.net/greycstoration/index.shtml
    Com o Pain.net não consegui controlar aquele imenso ruido, mas com este plugin já consegui uma foto aceitável. A minha Kodak fotografa até 8000 iso. A 800 iso não se vê ruido, mas a 3200…
    Dizem que as reflex Nikon D90 e D5000 têm excelentes prestações na redução de ruído, mas a minha compacta tb tira boas fotos.
    Ouço muito o pessoal a referirem-se ao Photoshop, mas aposto que a maioria têm-no pirata. Naturalmente, não vou comprar o Photoshop para utilizações esporádicas, o Gimp e o Paint.net servem na perfeição.

  12. Ivo Mota says:

    Eu sou um apaixonado por fotografia, e faço alguma fotografia amadora. até agora nunca tive nenhum problema grave de ruido e quando tive resolvi manualmente, e com ficheiros raw tudo se torna mais facil de trabalhar, mas sem dúvida que me parece uma boa ferramenta para um ajuste rápido…

    Em relação ao Scott Kelby, parece me grande fotografo, mas temos por ai também excelentes fotógrafos nacionais, e existem na minha opinião estrangeiros muito melhores!

    JÁ AGORA PARA QUEM QUISER VISITAR A MINHA GALERIA 🙂 http://olhares.pt/ivomota

  13. Ivo Mota says:

    Eu também sou um apaixonado por fotografia, apenas faço fotografia amadora. até agora nunca tive muitos problemas com ruido, e os poucos que tive resolvi manualmente, pois também trabalhar com ficheiro raw ajuda em muito a uma melhor qualidade de imagem, mas sem duvida que me parece uma excelente ferramenta para um ajuste rápido e eficiente.

    Em relaçao a Scott Kelby, na minha opinião, e um parece-me um excelente fotografo, mas existem melhores por ai, e excelentes também nacionais.

    JÁ AGORA QUEM QUISER VISITAR A MINHA GALERIA 🙂

    http://olhares.pt/ivomota

    • Tiago says:

      Se calhar a tua câmara tem bons níveis xD
      Ou então nunca precisaste de usar ISOs muito altos.
      E btw, se tiveres lá o Noise, não é o RAW que vai salvar a coisa. Pode dar uma ajudinha, mas salvar não.

      O Scott Kelby para mim, é bom não tanto como fotografo, mas mais pelo que sabe, e pelo que faz por passar o conhecimento.

      E já agora, pelo que vi até tens boas fotos, tens é de te “expor” num site melhor, porque o Olhares é uma tristeza completa. 😉

      • Ivo Mota says:

        Digamos que so uso ate 800 iso apesar de a minha maquina da ate 1600 mas para mim 1600 so mesmo em ultimo recuso. Mas se tirares fotografia em raw o ruido vai ser menor em iso elevado, principalmente nos pretos…

        Hum obrigado pelo elogio 🙂

        Pois o olhares tem me desiludido um pouco como site de uma comunidade de pessoas que gostam de fotografia, aquilo as vezes nao parece bem uma comunidade, parece mais uma “máfia” 😛

  14. Ferna says:

    Bom filtro para photoshop, já uso há algum tempo e não dispenso, mas a juntar a este temos o Portraiture que depois de tirarmos o ruído no caso de pele também faz milagres.

  15. Profissionalmente uso o NoiseNinja, que é um plugin que possui padrões de ruído predeterminados para a maioria das DSLR do mercado, o que é um ponto extremamente positivo. Já usei o NoiseWare e prefiro os resultados do NoiseNinja. Fotografo maioritariamente eventos, concertos e ambientes de fraca iluminação e o ISO tem de ser elevado.
    O Scott Kelby ensina muito bem, mas o meu preferido tem de ser o Joe McNally. Aconselho a todos os que pretendam aprender a usar o seu flash o livro Hot Shoe Diaries.
    Já agora convido todos a visitar a minha galeria, que comemora 10 anos de fotografia de concertos: http://www.ahphoto.pt.vu

  16. Pedro Casquilho says:

    isto é o eterno problema entre o ruido vs. detalhe, e este plugin
    consegue equilibrar bem estas duas variáveis, limpa muito bem os vários tipos de ruído sem perder excessivamente os detalhes. quanto a mim, é o melhor plugin do mercado para este tipo de correcções, vale bem os euros pagos.
    cumprimentos,
    Pedro

    ps. quem quiser verificar o efeito deste plugin pode visitar a minha galeria …..
    http://www.olhares.com/pcasquilho

  17. ajbadboy says:

    Tive a ver a galeria que o avlis rotiv referiu e muito bem para dar a conhecer o senhor de quem se fala e eu não sou um especialista em fotografia mas pelo que ví não me surpreendeu… É o seguinte as imagens são muito boas, os angulos, os reflexos, etc achei bons mas há uma coisa…se repararem nas paisagens tem sempre o mesmo efeito, tem sempre bordas ou margens escurecidas, para um artista de renome acho que recorre muita vez aos mesmos recursos. Nos comerciais e nas pessoas a base é fundo escurecido. As imagens são realmente muito boas mas não acho das melhores que já tenha visto.
    Volto a realçar que não sou especialista em fotografia e estou disposto a ouvir outras opiniões.

    • Tiago says:

      Acho que não escolheste bem os teus argumentos:
      1- Só 1 ou 2 fotos de paisagem é que têm vignetting.

      2- É foto de estúdio. Cada um usa o que quer como backdrop. Ele usa principalmente preto ou cinza neutro. Mas são retratos, não se vai querer muito mais para além disso.

      3- As comerciais são isso mesmo. Comerciais. O fotografo tem de tirar a foto consoante as necessidades do cliente. E não sei como viste que a base da foto comercial dele é o fundo escurecido. Usou fundo escurecido onde foi preciso que é no máximo 3 fotos das que estão no portfólio. E porque fica bem. E qualquer pessoa que tire e saiba um pouco de fotografia vai-te dizer que ele fez bem em tirar a foto assim.

      4- Qualquer fotografo tem um estilo. É normal que esse estilo seja recorrente nas suas fotos.
      Se fores a ver as fotos de um dos fotografos mais famosos da actualidade, o Dave Hill, também vais dizer que as fotos dele têm sempre as mesmas características. Tu quando tiras fotos acabas por lhe dar o teu toque, o teu estilo. Eu por exemplo. Se fores a ver as minhas fotos também dizes que eu me baseio muito no HDR, no Sépia ou no ambiente melancólico.

      Posto isto não percebo porque dizes isso de “para um artista de renome acho que recorre muita vez aos mesmos recursos”.
      Mas de qualquer forma, concordo quando dizes que não te supreendeu muito. Percebo porquê. Há N fotografos menos conhecidos que prefiro a ele. Apenas acho que não escolheste bem os argumentos.

      Já agora, é de notar também que a fotografia é provavelmente a vertente da carreira do Sr. Scott pela qual ele é menos conhecido. Aposto que ele é muito mais conhecido pelos livros que escreve, pelo KelbyTraining, pelo PhotoshopUserTV, etc.

    • Tiago Lopes says:

      O Scott Kelby é presidente da NAPP, National Association of Photoshop Professionals. Eu vejo-o como um guru do photoshop e não como fotografo, e como tal acredito que as ferramentas que usa estejam entre as melhores.

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.