Programação Web – #14: Aquele momento das decisões
O desenvolvimento Web moderno está num ritmo avassalador. Existem inúmeras formas ou abordagens para termos um site, plataforma ou software a correr num servidor (backend/server-side), que será servido (e correrá também) no nosso browser (frontend/cliente-side). Depois de já termos servidor e mesmo depois de efetuadas algumas decisões sobre tecnologias a usar, haverá algumas competências distintas a executar.
Hoje assentamos as ideias e procuramos saber a opinião de quem segue, ou gostava de seguir, esta rubrica.
De volta a esta rubrica, gostaríamos de recordar que não é possível formar um programador numa questão de vários tutoriais. Estes servem para boa orientação e início de uma busca por parte do leitor. Servirão de base a quem se quer iniciar, não esquecendo que esta rubrica tem como objectivo a introdução da framework Laravel.
Convido-vos a assistirem a um excerto de um talk do Jeffrey Way (laracasts.com) que representa muito bem o que não poderia escrever melhor e de forma cativante. Sim... todos os grandes programadores parecem perceber tudo sobre tudo... só que isso faz lembrar o Homer Simpson. O excerto de interesse é desde os 11m05s até aos 18m00s.
Garantido que ainda assim foi sucinto nos temas, recomenda-se também a visão integral do mesmo.
Um fator de peso para a pausa que ocorreu nesta rubrica está muito relacionado com isto mesmo, em conjunto com um roadmap que nos levaria com todo o detalhe, que demoraria dezenas e dezenas de artigos. Especialmente agridoce, é determinante o feedback do leitor.
Vamos hoje fazer uma abordagem que, esperamos, nos leve a um caminho melhor e mais rápido.
Servindo o propósito introdutório da rubrica, será muito interessante perceber o universo e nivelamento dos leitores, de modo a ser possível fazer um roadmap mais eficiente e produtivo.
Assim, será com o maior dos apreços e consideração que o seu feedback, sob forma de resposta a um questionário e opinião em texto aberto, será recebido, lido, e tido em conta, para definir as próximas edições semanais. Obrigado.
Happy coding!
Todas as edições da rubrica Programação Web
- #1: Introdução
- #2: Hello world!
- #3: Variáveis e Arrays
- #4: Estruturas de controlo, condições e ciclos
- #5: Funções
- #6: Classes
- #7: Extensão de Classes
- #8: Namespaces
- #9: Interfaces e Traits
- #10: Git e Composer
- #11: Consola ou linha de comandos
- #12: Laravel Homestead Environment
- #13: Laravel Quick Start
Este artigo tem mais de um ano
porque só laravel? porque não frameworks em javascript?
Tens de perceber que se vamos por aí… então porque não:
– Tecnologias MicroSoft?
– Django?
– Java?
Ou então porque o Laravel? Porque não o Zend ou a Yii?
Ou porque frameworks? Porque não o velhinho PHP procedimental?
E no que toca a Frameworks JS? Quais? Node só? E Angular ou React? Ou as duas juntas? Knockout, sim ou não? E já agora Ionic, que tal?
Neste tipo de tuturiais. Escolhe uma tecnologia, framework, padrão e mantém-te com ele. Porque ao que o WebDevelopment diz respeito as alternativas são tantas, mas tantas que se não te focas numa, ou num só conjunto vais-te perder e vais fazer com que os “formandos” fiquem presos no abismo.
Olá Tiago,
Indo de encontro ao tema deste episódio…
E frameworks css, websockets, rtc, devOps, pipelines de continuous integration and deployment, load balancers, clustering?
Pelo comentário sucinto que fez, não consigo perceber de imediato, mas talvez esta rubrica vá a um ritmo desalinhado com o que pretende.
Lá chegaremos (a frameworks JS). Após resultados, vamos perceber o caminho.
Prevejo que do lado do frontend, se inicie com um pouco de jQuery, como ponto de partida, para depois se chegar a ECMA6, e VueJS, alavancando styled components.
Falar de todas as frameworks frontend, Vue, React, Angular, Ember, etc creio que será um âmbito distinto do presente. Posso recomendar o Jeffrey Way para Vue (e Laravel) https://laracasts.com/series/learn-vue-2-step-by-step e Wes Bos para React https://reactforbeginners.com/
Happy coding!
Calhou bem. Comecei com laravel, recentemente.
um óptimo tutorial, para quem vai-se introduzir no mundo das frameworks de PHP, acho o laravel o mais indicado para começar, fácil de entender e de trabalhar.
Obrigado por prosseguir com o tutorial. Fico á espera dos próximo episódios. 😉