Wi-Fi EasyMesh: Criação de redes Wi-Fi Mesh em sua casa
A tecnologia Wi-Fi continua a evoluir significativamente e, hoje em dia, os standards disponíveis já permitem uma fantástica largura de banda e fiabilidade da tecnologia. Hoje a Wi-Fi Alliance deu a conhecer o Wi-Fi EasyMesh que permitirá criar redes Wi-Fi Mesh dentro de casa e com routers de várias marcas.
O que é uma rede Mesh?
Uma rede mesh é um estilo de rede ad-hoc onde os dispositivos cooperam e comunicam entre si, normalmente, recorrendo a tecnologias sem fios e não com um equipamento central (ex. Ponto de Acesso). O objetivo passa por encaminhar as comunicações até um destino, tipicamente designado de gateway (que poderá ou não ter acesso à Internet).
Este tipo de redes permite cobrir grandes áreas através de vários nós que funcionam como routers, uma vez que encaminham a informação que lhes chega.
Wi-Fi EasyMesh - A novo tecnologia Wi-Fi
A Wi-Fi Alliance anunciou hoje uma nova tecnologia que foi denominada de Wi-Fi EasyMesh. Tal como o nome indica, este novo standard permite a criação simples de redes Mesh, garantindo assim a melhor cobertura de sinal. Uma das vantagens do Wi-Fi EasyMesh é que permitirá a interoperabilidade entre routers Wi-Fi de diferentes fabricantes ou seja, será possível criar uma rede Wi-Fi com múltiplos routers, de diferentes marcas.
De referir que o Wi-Fi EasyMesh obriga a que os pontos de acesso suportem, no mínimo, a norma 802.11n Wi-Fi.
Principais características do Wi-Fi EasyMesh
O Wi-Fi EasyMesh irá trazer várias vantagens para as redes Wi-Fi domésticas. Das várias características, destaque para:
- A possibilidade de termos um design de rede flexível (vários APs, de diferentes fabricantes, em diversas localizações)
- Simples de configurar
- Suporte para Balanceamento de cargas
- Escalável
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quando se vê estes artigos acho que tão importante como apresentar as vantagens é apresentar as desvantagens e se no caso não forem desvantagens porque não o são.
Backhauling, manutenção da rede, custo de instalação/manutenção, latência em alguns pontos, consumo de energia, a complexidade criada com o aumento do número de ativos na rede que arrasta depois para problemas de planeamento, tanta coisa para explorar ou pelo menos para enumerar da mesma forma como aconteceu com as vantagens….
Pronto, ja descreveste algumas das desvantagens 😀
De nada :b
Basicamente standartizaram algo do género repeater mode?
Gostei da parte easy da coisa, quer dizer na prática: mais uma forma de penetrarem nas redes Wi-Fi (à lá WPS)… Estou mesmo a imaginar daqui uns anos o titulo de uma notícia “eazy mesh torna ainda mais easy a vida a hakers”.
O que é que o Easy neste caso tem alguma coisa a ver com “penetrações” na rede ?
Abc
Têm haver com facilidade de entrar na rede porque geralmente o “easy” (fácil) quer dizer que cortam na segurança da rede. O WPS é um bom exemplo dessa facilidade. Fazer fácil e seguro é possível, mas não parece algo que a Wi-Fi Alliance esteja disposta a fazer já que os governos detestam segurança e privacidade… na melhor das hipóteses só para eles próprios é que a querem e exigem.
Já existe há muitos anos a rede mesh o que é prático mas nada de enuvador. Será alguma desculpa para milhentos de problemas dentro das casas dos utilizadores. Concordo com q q aqui foi dito , não passa mais que uma rede repetidora e a mesh tem uma vantagem para quem nos quer controlar, ou seja controlar e saber por onde anda cada utilizador e o q faz…
@Joao Ptt
“Têm a ver com facilidade…..”
Devia ter escrito: Está relacionado com a facilidade de (…)
Seria mais explícito.