Quantcast
PplWare Mobile

Tem um router Wi-Fi? Atenção à password do equipamento

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Miguel says:

    O operador consegue ter acesso às nossas palavras passe. Abusivo, mas consegue.

  2. figueira says:

    Experimentem alterar a password num router da vodafone… e quando fizerem um update…. magia a password voltou à original…..
    Para quando vão permitir ter o nosso proprio router (claro que para utilizadores avançados)… eu só quero o link em condições a gestão (felizmente) consigo fazer…..

  3. David Guerreiro says:

    Já me liguei ao Wifi em vários locais, e facilmente constatei que os routers tinham as passwords pre-definidas do operador, e poderia lá entrar e fazer asneiras. Felizmente não sou pessoa de fazer isso, mas estou a imaginar putos mimados armados em espertos a desligar serviços.

  4. Paulo Rodrigues says:

    Pois… outra vez a questão da segurança das palavras-passe, ou chave…
    O equipamento de ligação via Wi-fi que possuímos em nossas casas, não é dos clientes, mas sim das operadoras. Logo, de que nos vale mudar a palavra-passe para uma mais (?) segura, se os técnicos das operadoras, ao acederem aos Routers as conseguem repor e(ou mesmo mudar? Tal como alguém aqui já referiu, basta uma simples atualização do Firmware, para que a mesma seja resposta e, ainda pior, até o nome dado à rede (SSID) é reposto!
    Daí, até ao dia em que nos permitam adquirir e configurar o nosso próprio router, de acordo com as especificações contratuais de acesso à Internet que negociámos com a operadora, de nada vale pensar em palavras-passe seguras, inseguras ou nem por isso…
    Mesmo nessa altura (se ela vier a acontecer!) haverá sempre quem seja suficientemente “preguiçoso” para não escolher uma palavra-passe devidamente segura!
    Portanto… cabe a cada um ter o bom senso de, sempre que possível, “desfazer” as reposições das operadoras e alterar a segurança, para um nível mais seguro!

  5. Nuno Teixeira says:

    Mas os routers não limitam o acesso à administração apenas por rede cabeada? Qual é o real risco?

    • UmGajoQualquer says:

      Nem todos os routers permitem essa opção.
      O da minha operadora não permite…

    • Tiago E. says:

      Não. Há routers que permitem acesso à administração via Wi-Fi.
      Por exemplo o da FiberGateway da MEO tem essa OPÇÃO.

    • Louro says:

      Nem todos.
      O ideal é mesmo que nao sejam usados os routers dos operadores ou em caso de tere de ser que os mesmos sejam usados em bridge mode e que tenhas a frente deles uma firewall e access points para o wifi.

  6. José Maria Oliveira Simões says:

    O router da NOS é outro caso bicudo. Não existe a possibilidade de gerir o router da NOS. Só pessoas da NOS é que podem. Resumindo e concluindo, wifi é uma porta aberta para entrar nos equipamentos. Proteção é nível de segurança zero. Recomendo vivamente ter um router e um firewall intercalado na rede. Toda a informação sencilvel tem que estar ou off-line ou em algum computador com Linux e com firewall ligado. Ter VPN e proxy é outra coisa que é imprescindível, não esquecendo o uso de https , tls , ssl , pgp , md5 , ssh , sftp …

  7. BMad says:

    Muito simples: passar o router do operador para um equipamento burro desligando tudo o que são serviços (wifi incluido) e transformar o mesmo num “modem”. Ligar um equipamento nosso (router ou firewall) e fazer dai a nosso ponto central de gestão de segurança da rede.
    Com as noticias de ataques e falta de segurança, nem acredito que ainda usem as wifi e serviços dos router dos operadores. É facílimo encontrar na net as credencias default e como configurar os mesmos, comprometendo toda uma rede e os seus dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.