PplWare Mobile

Tecnologia 5G: Testes reais no Japão alcançam os 3.6 Gbps

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Dc says:

    “Se acha que as redes 4G são rapidas…” Em Portugal? Ahahah…
    “Num momento em que as redes móveis de quarta-geração começam a ser AMPLAMENTE USADAS (especialmente em Portugal)” Mais uma vez, em Portugal? Ahahah…
    As pessoas ainda se queixam do 3G, quanto mais o 4G…

    E muito sinceramente não percebo de que vale ter 4/5G quando as ofertas de tarifário existentes no mercado são no mínimo cómicas…

    • duarteO says:

      Tenho Meo e em minha casa nem 3G, quanto mais 5G!!!

    • Pedro Pinto says:

      Já está bem melhor do que há 1 ou 2 anos atrás. Hoje até já tens 4G no interior

    • Mylittlelife says:

      Eu tenho um contrato e o 4G está incluído (nao pago mais por ter 4G), o que noto 3G (H+) vs. 4G, isto num smartphone topo-de-gama:
      – o 3G (H+) é tao rápido como o 4G (nao noto qualquer diferenca)
      – o 4G gasta mais bateria (principalmente devido a ser mais sensível à cobertura)
      – o 4G tem menos latência, daí que em VOIP ou streaming comeca/recomeca algo mais rápido

      No geral tenho o smartphone em GSM/3G (H+) e nao a saltar para 4G, já que no dia-a-dia e em situacoes reais nao haver quase diferenca nenhuma, e gasta menos bateria. Com o 4G activado, em benchmark a velocidade é superior, mas em situacoes reais nao. Penso que o 4G é importante em caso de Modem 3G/4G caseiro vs. ADSL/Cabo, onde temos PC potentes (às vezes vários) e aí sim o 4G mostra-se. No caso de smartphone nao vejo vantagem.

  2. Ebin says:

    6GHz? Então terão que instalar antenas em tudo que é lugar, visto que quanto maior a frequência, menor o alcance e consequentemente o sinal.

    • El_k says:

      Não é necessariamente verdade. A verdade é que mantivermos a potencia das frequências mais baixas teremos menos alcance. se aumentarmos a potencia de saída para p.e. 6000W teremos a cobertura actual de uma BTS. A principal dificuldade é com a autonomia dos equipamentos terminais (sejam eles telemóveis ou não), mais potência… mais consumo. Neste momento já se trabalha na nova geração de baterias que deverá ser apresentada em meados de 2016, que colmatará essa deficiência, mas aumentará muito o custo. P.E. uma bateria com 2x2cm com 2mm espessura terá a capacidade de 5000 mAh.

      • Rui says:

        E até que ponto toda essa potencia não prejudicara nos na saúde.

      • int3 says:

        quanto menor o cumprimento de onda, mais potência é necessário para obter o mesmo alcance. por não falar que quanto maior a frequência mais direcional tende a radiação EM fica.
        Sou radioamador e estou dentro da área por isso é verdade o que o Ebin disse.
        Mesmo que nas células aumentes a potência de saída o teu telemóvel precisa de ter potência suficiente para chegar à célula…

    • Vlad says:

      O antigo está mal traduzido, porque na afirmação em inglês diz que foi um teste de 24 utilizadores usando uma frequência inferior a 6 GHz.

    • Pedro Pinto says:

      Não é propriamente nos 6 GHz. Actualmente o 802.11a/ 802.11n e 802.11 ac trabalham nos 5Ghz

      • JBM says:

        trabalham dentro de células bem mais pequenas do que uma rede celular usual e numa frequência bem superior a uma rede celular. Quanto maior a frequência maior a atenuação de sinal, e numa área urbanizada é ainda pior.

  3. Felippe says:

    fazer download hoje em dia e futuramente nao é mais problema quero ver fazer Upload com velocidade acima de 10mbs

    • Miguel says:

      Não terá qualquer tipo de problemas. O que vai para um lado vai para o outro. Só tens de ter equipamento capaz disso 😉

      • Tuga do Norte says:

        Podes ter o melhor que a Cisco pode oferecer ou mesmo a Juniper, se a rede não permitir por defeito de desenho (ou propositado), vais continuar a fazer upload até ao que o operador permitir.

  4. Xucha na Xucha says:

    Portanto na vodafone só teria essa velocidade durante uns segundos.

    Paga-se por um hotspot net “ilimitada” 30€ e afinal passado 15Gb a velocidade é cortada para uns meros 100Kbps… Por isso em menos de um minuto em 5G gastava os 15Gb.
    Quem tiver a pensar comprar um “hotspot” ou algo do género para fazer de net. Está só a deitar dinheiro fora…

  5. Zé Montanelas says:

    Fds…
    Isso já vai bem acima do padrão Gigabit ethernet

  6. A rede LTE do meo também permite a nívelconercial 300 Mbps e 225 Mbps consoante a utilização das frequências em determinadas zonas. B7+B3 ou B7+B20.

  7. Badelhas says:

    Entretanto continuamos com limites de download ridículos… A essa velocidade estouravamos um giga em segundos.

  8. Miguel says:

    Esqueçam isso em PT, as antenas são alimentadas com linhas dedicadas de 24M, outras com 100M e outras com 200M.

    Basta ter 3 utilizadores a sacar ao maximo que se la vai a antena.

  9. zeca says:

    vai ser fantástico ter 500mbs de tráfego e poder usa-los a 3.6 Gbps

  10. Bruno says:

    É só reclamações de limites de tráfego! Com o passar do tempo e com velocidades mais elevadas isso acaba por desaparecer, e só tem limites de tráfego quem tem palas na cara, já existe operadoras com tráfego ilimitado.

  11. Charles says:

    6000W estará enganado de certeza.
    6000mW, tudo bem…
    6000W estamos a falar de potencia usada para emissão de radar.
    Só por curiosidade: a sonda que foi explorar Plutão tem um emissor de apenas 10W para enviar dados para a Terra. É factual…

  12. Pedro says:

    eu nem 4g(LTE) apanho…e sou vodafone…vou a coimbra o que apanho é 3G ou H+ e nunca o 4G(LTE)…isto no forum de Coimbra…onde deveria ter cobertura de 4G…penso eu…

    • Ricardo says:

      eu tenho LTE em grande parte de coimbra, fala com a tua operadora (Vodafone) para saber se tens o serviço LTE/4G activo.
      perto do girasolum tenho 100/36, junto da conchada tenho 60/30 e no forum tenho 70/27

  13. JARAlex says:

    Estas são velocidades tremendas, mesmo tendo em conta as condições excecionais em que são testadas, sem interferências e alocando todos os recursos para o teste de radio air interface.
    Naturalmente em ambiente comercial os valores de upload e download serão substancialmente menores e muito limitados á densificação da capacidade da rede (maior nº de células, coberturas de até 250 metros) e com problemas em manter a sessão e a velocidade de transferência quando o utilizador se estiver a deslocar.
    De futuro vai ser necessário rever também a rede “Core” para evitar o estrangulamento da rede e da sua interligação a outras redes. E é claro os tarifários e a forma de quantificar e qualificar e moneytorizar (retorno de investimento ou como colocar em dinheiro e receitas os gasto investidos em 5G).

    Acima de tudo é muito bom haver estes desenvolvimentos porque alguns deles podem até vir a ter aplicabilidade no Wi-Fi, no 3G e no 4G, tecnologias estas já disponíveis e deste modo aumentar os valores atuais com um menor investimento. Refiro-me concretamente a Multi-User MIMO (MU-MIMO) e Sparse Code Multiple Access (SCMA) e ainda a Filtered OFDM (F-OFDM).

  14. Wistfultale says:

    Eu às vezes nem 3G apanho… 4G nunca o vi… Vai-se apanhar 5G na minha zona daqui a três mil anos. Quanto às velocidades, ando quase à um mês para sacar uma livraria para o Kontakt com 9Gb.

  15. sakura says:

    opps… essa rede não é para “humanos” ,caros,etc.

    o 4G tem velocidade “retina” como costuma dizer a apple.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.