sshuttle: O proxy transparente que funciona como uma VPN
Há ferramentas que, apesar do seu tamanho, são simplesmente fantásticas. A ferramenta sshuttle é uma delas! Com o sshuttle é possível fazer uma ligação VPN da sua máquina para qualquer servidor remoto para o qual se possa ligar via SSH.
Na prática, esta ferramenta permite que use o SSH como uma VPN. Veja como funciona.
O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo/aplicação que permite, de forma segura, aceder remotamente, através de um PC ou outro dispositivo a outros equipamentos. Para nos autenticarmos no dispositivo de destino usamos normalmente um utilizador/password, mas podemos também ter uma "chave SSH".
sshuttle: Crie uma VPN da sua máquina para uma máquina remota
sshuttle é um servidor proxy transparente que funciona como uma VPN sobre ssh. Esta ferramenta suporta tunelamento DNS e funciona com plataformas Linux e MacOS.
Para usar tem de ter acesso root ao sistema local, mas não necessita de tal privilégio na máquina de destino. É possível executar mais do que uma ligação VPN de um sistema local para diferentes sistemas remotos.
Como instalar o sshuttle?
A instalação da ferramenta sshuttle é relativamente simples. Se estiver a usar o Debian/Ubuntu ou derivados basta que execute o seguinte comando
sudo apt-get install sshuttle
Para usar basta que execute o seguinte comando:
sshuttle -r username@sshserver 0.0.0.0/0 -vv
ou
sudo sshuttle -r username@sshserver 0.0.0.0/0 -vv
ou
sudo sshuttle -r username@sshserver 0/0 -vv
Se pretender, por exemplo, que as consultas ao DNS feitas ao servidor de DNS configurado do servidor ao qual estamos ligados, basta que use o comando
sshuttle --dns -vvr username@sshserver 0/0
ou
sudo sshuttle --dns -vvr username@sshserver 0/0
E basicamente é isto. Espetacular não é esta ferramenta? Se conhecerem outras idênticas, indiquem nos comentários. Esta ferramenta é gratuita e, como vimos, muito simples de usar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O conjunto AdGuard e AdGuard VPN pago, supera tudo. São eficientes bloqueiam tudo e muito rápidos.
Estás a falar de alhos em comparação deste software, que será bugalhos.
Não necessariamente, podes na mesma usar ligação via ssh
Isto é algo que se faz facilmente no Putty, que é uma aplicação que considero mais “confiável” que esta e que já demonstrou o seu valor desde há muito tempo…
Mas prontos, parabéns por divulgarem mais uma ferramenta que provavelmente é mais fácil de configurar para o utilizador leigo por causa da sua especificidade. Só acho que quem prepara um servidor SSH ou que sabe o que é um servidor SSH, sabe usar o Putty…