PplWare Mobile

Redes: Sabe o que é NAT (Network Address Translation) ?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. a Friend® says:

    Este é um bom artigo para jogadores online já que o NAT costuma ser a sua maior “dor de cabeça” que por vezes impede de fazer login ou até mesmo jogar, entre outros problemas durante o jogo. (ex: PC, XBOX360 e PS3) 😛

  2. himem says:

    gosto destas explicações breves 🙂

  3. darkxp says:

    sempre é verdade que já há ISP’s a usar NAT para os clientes?

    • d05 says:

      O wifi da PT funciona assim há muito tempo.

    • chicosoft says:

      Sim, existem.

      A RIPE, quando reparou que estavam quase a esgotar IPS(v4), obrigou os novos ISP a criarem este tipo de arquitectura nas redes.
      Assim em vez de atribuir uma Classe B completa a um ISP atribui 1/4 dessa classe B ou menos ainda, o resultado disto é que estenderam a vida do IPv4, e deram tempo aos ISPs para começarem a pensar em IPv6

      Um ISP que conheço que usa NAT é a ZAPP, mas o cliente pode pedir IP publico sem problema.

    • Gonçalo Oliveira says:

      O acesso à Internet por dispositivos móveis (telemóveis) usando GPRS, EDGE ou UMTS é tipicamente feito com IP Privado, usando NAT.
      Nos acessos de dados móveis (kanguru e afins) julgo que já serão IPs publicos, mas não tenho a certeza, uma vez que para a maior parte dos casos um IP privado com NAT é suficiente.

    • Pedro Pardal says:

      isso é facil de saber, experimenta fazer uma ligação por netmeeting entre 2 maquinas (que nao estejam em LAN) e em redes distintas utilizando o IP de uma maquina para chamar a outra. Se um dos IP nao for publico a rede nao é alcancável. Duvido que os ISPs estejam a utilizar endereços privados.
      podes experimentar tb correr o apache ou o xampp por exemplo e ver se consegues acesso ter acesso ao servidor através de outra ligacao a internet

  4. says:

    Gostei bastante desta explicação. Foi curta e esclarecedora. 🙂

  5. Hugo Cura says:

    Interessante. Sempre entendi a lógica do NAT mas nunca aprofundei sequer nem sabia da existência do PAT.

    Como sabemos qual a porta dinâmica que o NAT usa para chegarmos a determinado PC da rede local?

  6. speedy says:

    muito bom artigo. para quem nao sabe, aprende. para quem ja nao se lembra (como eu xD. ja na mexo em redes à uns tempos) relembra.

    muito bom, mesmo. breve e conciso.

  7. Bruno Silva says:

    Podiam enviar um laboratorio tal como o da imagem aqui para casa? :p

  8. N3ca says:

    Fantastico, ainda hoje pensei nisto!!

  9. Davidjeee says:

    Bom artigo, gostei imenso, estou a dar isso agora na universidade, ajudou-me a compreender melhor o NAT !

    http://iknowtechnology.blogspot.com/

  10. bnd says:

    darkxp says: 1 de Março de 2010 at 4:29 pmsempre é verdade que já há ISP’s a usar NAT para os clientes?

    não entendi esta pergunta!
    o Nat não acontece no lado cliente do isp?

  11. Mas também, para que raio querem vocês um ip publico? vão criar um serviço para acesso publico? tipo servidor web ou assim? ou em casa o vosso pc não usa nat?
    normalmente todos nos usamos nat em casa só se apenas tivermos um pc e se formos um bocado maluco é ke metemos o router a aopontar o ip publico directamente ao nosso pc…
    Independentemente se acedemos por nat ou não á net, navegamos, vemos o email, sacamos lixo… tudo normal nem sequer nos apercebemos…
    Teriam razão pra queixar se os nossos queridos isp’s nos passassem por proxy, isso sim seria chato, de resto tanto faz

    • Não é bem assim.
      Com IP privado ficas limitado a serviços como rapidshare, podes pagar em sites internacionais por coisas menos correctas que outros users fizeram e que usam o teu IP público, podes ter problemas a jogar jogos online que só permitem uso da porta X e se tens outra pessoas a jogar por essa porta já não vais conseguir jogar também…Isto do Large Scale NAT (LSN)tem muito que se lhe liga…Mas pronto se tiver de ser 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.