Router Thomson – Aceder a equipamentos a partir da Internet
O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos português e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços.
No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).
Hoje ensinamos como podem aceder a equipamento dentro da vossa rede, a partir de qualquer lugar da Internet.
Todos os utilizadores que têm um serviço de Internet da MEO, certamente já tiveram a necessidade de aceder aos equipamentos que têm na rede a partir da Internet. Hoje ensinamos quais os passos que devem efectuar para aceder aos vossos equipamento fora da vossa rede local.
Passo 1) Criar um conta no serviço no-ip
Com o serviço no-ip o utilizador passa a identificar o acesso ao router por um nome (em vez do endereço IP publico), a partir de qualquer lugar. Tal configuração permite-lhe que use sempre o mesmo nome para identificar o router, independentemente se o endereço IP publico (que identifica a nossa ligação na Internet) mudar. O serviço no-ip disponibiliza agentes, que são instalados do lado do cliente, que vão informando e actualizando a informação relativamente ao endereço IP público.
Mas como funciona este serviço?
Vamos considerar que o seu servidor tem o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço publico que está também associado ao router. É este endereço publico que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior.
No entanto, como esse endereço publico pode mudar de X em X tempo, dependendo do operador, passamos a considerar um nome que estará relacionado com o endereço publico (este serviço de associação do nome ao endereço, neste caso, será mantido pelo no-ip.org). Do lado da rede interna é instalado um pequeno software (designado de agente /O router da MEO já traz o seu próprio agente) que informa o serviço no-ip.org sempre que hajam alterações ao nível do endereço público. Para saber mais sobre endereços públicos e privados aconselharmos a leres este post:
Para criar um mapeamento (IP vs nome) basta criar uma conta gratuita no serviço no-ip e criar um registo do tipo A (que permite associar um endereço IP a um nome). O serviço detecta automaticamente qual o endereço público da nossa ligação, colocando essa informação no campo IP Address e o utilizador só tem de escolher um Hostname (ex. pplwarepi.no-ip.org). De referir que este endereço irá apontar para o nosso router.
Passo 2) Configurar o no-ip no Router Thomson
A configuração do serviço no-ip no router Thomson é realizada na funcionalidade DNS dinâmico. O DNS dinâmico pode ser usado de forma a indicar um hostname fixo (por exemplo, host.pplware.com) para o endereço IP público (ou de rede remota) atribuído pelo ISP (em geral, um endereço IP dinâmico). Permite assim que os servidores localizados na rede local (configurada com o uso de partilha de jogos e aplicações) possam ser acedidos por meio desse hostname em vez do endereço IP atribuído pelo ISP.
Essa configuração é realizada em Ferramentas > DNS Dinâmico e depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:
- Nome Utilizador: <nome do utilizador utilizado para aceder ao serviço no-ip.org)
- Password: <respectiva password>
- Serviço: Neste exemplo indicamos No-IP
- host: Neste campo indicamos o hostname que escolhemos (ex. pplwarepi.no-ip.org)
Passo 3) Redireccionar para equipamento dentro da rede
Depois da configuração no serviço no-IP, é necessário que o nosso router redireccione os pedidos do exterior para o nosso equipamento. Para este cenário poderíamos simplesmente configurar a opção Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo ou então recorrer ao mecanismo de Port Forwarding (redireccionamento de portas).
Para este exemplo usamos o mecanismo de Port Forwarding, redireccionando todos os pedidos que chegam ao router para a porta 80 (HTTP) para o nosso equipamento (o router pode apresentar o endereço MAC do dispositivo ou o nome…caso o utilizador não saiba qual é, basta que indique o endereço IP).
Esta configuração é realizada em Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local.
Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivo devem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.
Exemplo de redireccionamento para o dispositivo raspberrypi.
E está feito. Esperamos que este tutorial vos seja útil e em caso de duvida ou dificuldade de implementação contem connosco para vos ajudar. Não se esqueçam que depois de tais configurações, o vosso equipamento passa a estar exposto para o exterior. Assim, não se esqueçam de o proteger
Este artigo tem mais de um ano
A própria Meo disponibiliza um serviço grátis semelhante ao do no IP, com configuração automática na área cliente
Já tenho isso aqui escrito 🙂
Podias por aqui o link, para ir espreitar?
Eras um gajo 10* se ensinasses a aceder a um disco externo ligado ao router fora da rede 😀
Se ja estiveres ligado a esse router basta ligare a partilha do router se não tens de envadir o router e ligar a partilha
onde esta essa opcao que nao consegui descobrir.
tks
Eu uso esse 😉
Onde está esta opção, também não encontro
Muito bom tutorial! Menos uma coisa a sobrecarregar o pi =D
O no-ip não expira ao fim de um mês?
“Nim”.
Envia um email para demonstrares que ainda estás interessado em continuar a usar.
É uma forma de manterem endereços disponíveis e de te “convencer” a registar/pagar pelo serviço sem ativações mensais
Nop.
Não podes é ter a conta inactiva mais de 30 dias.
Se o thomson (ou pi, ou outro qualquer cliente) for actualizando o host nem notas esta limitação.
Então só consigo encontrar uma explicação para o teu comentário. O meu ISP não deve estar a atualizar o meu IP de tempos em tempos (pelo menos ao fim dos tais 30 dias) porque eu tenho o serviço ativado e se houvesse a tal atualização, não receberia o tal aviso para avisar se continuo interessado no serviço, tal como o Ars indicou.
E já agora, este modelo não é exclusivo da Meo. Eu sou da Vodafone e também tenho o mesmo equipamento, a única diferença é que o ppl da MEO andam todos com a pass de admin na ponta da língua mas os da Vodafone ainda não sabem. 🙁
Redin:
tens o serviço noip configurado correctamente?
ele actualiza-te o ip de forma automática?
Redin;
Meu router também e um THOMSON TG784n da MEO.
Descordo do seu comentário e para sua informação as credenciais de acesso são “telepac” talvez derivado de o meu serviço ser só adsl e não ser por fibra, isso aí é que ninguém me explicou porque as credenciais são diferentes.
ISP? Tens um ISP? Tens um equipamento chamado Router, não ISP lol
Já agora, será que não dá para ensinar a fazer o mesmo usando o dynip do sapo, disponivel na zona de clientes do meo?
Isto porque a maior parte dos dados não se aplicam no preenchimento do passo 2.
Com o serviço dynip prestado pela meo não é preciso fazer o 2° passo. Basta aderires na tua página de cliente meo. Já uso isso à algum tempo para aceder ao NAS fora de casa.
Boa Tarde,
Segui todos os passos, no entanto não consigo aceder ao meu equipamento quando numa rede externa. Deve-me estar a falhar alguma coisa.
O equipamento que estou a tentar aceder é o WDMycloud que tem uma interface web. Não sei se será por isso.
Obrigado,
Tentei remover e adicionar de novo o serviço na “Partilha de jogos e aplicações” e recebo a seguinte messangem ” A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir”
acontece-me exatamente o mesmo, com o mesmo produto
aqui ha tempos tive o mesmo erro quando quis adicionar um serviço ftp, só resolvi com os técnicos da meo a actualizaram o firmware do router. Boa sorte…
Boa tarde,
falem um pouco sobre a faturação Meo, porque erra tanto.
Parto do principio que é negligencia e não crime.
Caso precisem de alguém com conhecimentos de bases de dados estou disponível.
Cumprimentos.
Adão Branco
De facto é mesmo assim, mas é estranho que a negligência só erre a favor deles, o que indica na minha opinião ser roubo. Na realidade fartei-me deles a nível comercial, porque a nível técnico até são bons. Estou na Vodafone e até agora só tenho a dizer bem, quer a nível técnico, quer comercial e não estão nada atrás de MEO, até estão à frente quando não cobram para ter tv em dispositivos móveis, desde que haja uma ligação net disponível. Na MEO só junto ao nosso router podiamos ter isso a não ser que pagassemos mais pelo serviço adicional.
Cumprimentos,
Paulo
facturação meo?
não percebi… explica lá isso
Plano comercial. Mesmo que saibam e admitam o erro, o tempo que ficam com o dinheiro compensa o mau estar do cliente. um erro multiplicado por milhares é igual a muita pasta do lado deles.
É possivel fazer o mesmo com o router da Zon?
Agradecia o mesmo “tratamento” para router Zon, poderá ser?
Obrigado pelo serviço comunitário (excelente.
Vamos ver se arranjamos 🙂 eu não tenho
Eu também não consigo na ZON, até porque só me aparecem 4 opções, uma delas é o no-ip.com e não .org, como eu tenho. E a questão do port 80 não sei se daria, porque tenho ela aberta para um NAS. Alguém sabe como configurar?
Blueparty escolha o serviço no-ip.com e coloque os dados do seu login mas depois no endereço a usar coloque o que registou que deverá ser algo do tipo:
blabla.noip.org
Assim ele reconhece e vai atualizando o ip 😉
Obrig. Agora faço port forward da 80 para o meu PC? e se o PC estiver desligado não funciona? não pode ser para o endereço do router em vez do PC?
É igual! não tem nada que saber.
Precisas é de usar as credenciais de administrador do router, no teu caso penso que seja um hub.
Não meto aqui as credencias pq não me parece o sítio indicado, mas basta pesquisares por “zon admin” leres num forum(p.e.) o nome de utilizador/password correcta e fazeres a coisa..
ja a muito que uso esto, mas no ftp estou com um problema que ao indicar o ftp server para um dispositivo qualquer recebo uma mensagem a dizer que a porta esta em conflito, alguma idea do que seja, ja fiz resets e nada
Sempre que me apareceu essa mensagem ao configurar as portas só consegui resolver com um reset ao router e atribuir novamente.
(Não esquecer de copiar as configurações da net e voip antes do reset :D)
Boa noite.
O que eu pretendia seria algo parecido mas não sei se será possível…
Em vez de aceder a um dispositivo(raspberrypi) queria aceder ao um outro router(d-link dva-g3170i) ligado a este thomson, para apenas partilhar a rede e aceder fora de casa.
A finalidade seria, por exemplo, conseguir ter o MEO GO na rede do meu trabalho.
Boas,
Depois de concluir os passos acima referidos como acedo ao meu router através de um ipad? Ou seja e através de uma ligação proxy!
Obrigado!
Peço desculpa a pergunta que queria colocar e a seguinte como configuro o ipad com o ip estático ?
O que queria mesmo era um tutorial a explicar como apanhar a stream da box meo para o pc. Fica o desafio…
Boas Ricardo como faço isso?
A serio?
Isto já existe aos anos e quase todos os equipamentos de todos os operadores.
Alias, com um simples router, dns dinamico sempre deu para fazer estas configurações.
Mas conta a intenção!
Boa tarde.
Este tutorial também se aplica a quem estiver fora de casa e quiser aceder a um HD ligado ao router TECHNICOLOR da meo?
Obrigado
Pois tambem gostava de saber como se acede depois ao disco ligado ao router
Pedido de ajuda ao Sr.Pedro Pinto.Agradeço que V.Exª. me informe como deverei proceder para corrigir um problema de som num descodificador marca Denver-mod.DMB-105HD, que comprei no ano de 2010.Nos primeiros anos o aparelho funcionou normalmente mas há cerca de 2anos deixou de ter som no canal RTP-1, mas tendo som nos restantes canais.Agradeço o favor da sua ajuda. Manuel Pinto