Quantcast
PplWare Mobile

Redes: É hora de aprender alguns conceitos! TCP, DHCP, STP…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Luis says:

    Gostaria de ver abordado o Protocolo Bonding entre routers, para que serve, e em que cenários se deve aplicar, seria interessante.

  2. Pedro says:

    Parabéns. Seria interessante aprofundar cada um deles num artigo.
    STP, o protocolo mais complicado é complexo de sempre… é não estou a gozar.

    • ze says:

      Oi? É dos mais básicos, não tem nada que saber, é tudo staithforward.
      Protocolos de routing dinamico é que pode dar panos para mangas.

      • joao says:

        Oi? Protocolos de routing sao dificeis? Sao sempre em linha recta!

        • Pedro says:

          Mais uma vez depende da complexidade que quiserermos ter. Redistribuições entre protocolos não é assim tão trivial. Numa rede de MPLS com várias VRF com leaking entre si, routing base, routing Internet, otimização do mesmo, uso de communities, etc, já tem um nível elevado de complexidade. Um erro e lá se vai parte da rede 🙂

      • Pedro says:

        Depende do ponto de vista. O STP “normal” é simples. Agora se quisermos integrar Cisco com RPVSTP, com VSTP da Juniper e MSTP genérico, não é nada simples. Factores como o Ethertype, endereços de MAC usados para os BPDUs, uso de QinQ em que queres passar os BPDUs da VLAN interna e controlar os da externa de outra forma, tem mais do que se lhe diga. O facto do STP ter poucos mecanismos de controlo co contrário dos protocolos de routing é o que os torna complicados.

  3. Henrique Mota says:

    Parabéns!! está simples e direto. Falta apenas um link num “aqui” para o “stp”

  4. Manuel Santos says:

    Não aparece o link em “Saber mais aqui.”
    no tópico #5 – Spanning Tree Protocol (STP)

  5. Luis says:

    Bom post. Gostaria de ver um artigo completo sobre redes e servidores VPNs caseiras e empresariais para intermediários aqui no pplware. Seria de grande interesse.

  6. Tecnical says:

    Um artigo sobre redes MESH também é interessante.

  7. Sérgio Monteiro says:

    Artigos sobre segurança redes e cloud. Parabéns pelos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.