Novo Nagios 4.2.0! Os seus equipamentos debaixo de olho
Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.
Recentemente foi disponibilizado o Nagios 4.2.0. Conheça as novidades e aprenda a actualizar.
De acordo com as informações, o Nagios 4.2.0 corrige um conjunto de problemas de segurança (CVE-2008-4796, CVE-2013-4214 e Cross-Site Request Forgery) e traz também algumas melhorias singificativas ao nível das funcionalidades e UI.
Como actualizar para o Nagios 4.2.0?
O processo de actualização é relativamente simples. Para tal basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Parar o serviço associado ao Nagios
service nagios stop |
Passo 2) Obter e descompactar a última versão do nagios
wget https://assets.nagios.com/downloads/nagioscore/releases/nagios-4.2.0.tar.gz tar -zxvf nagios-4.2.0.tar.gz |
Passo 3) Compilar e instalar
cd nagios-4.2.0 ./configure --with-command-group=nagcmd make all make install |
Passo 4) Verificar ficheiro de configuração
/usr/local/nagios/bin/nagios -v /usr/local/nagios/etc/nagios.cfg |
Passo 5) Reiniciar o serviço
service nagios start |
Se tudo correu bem, basta aceder ao Nagios e verificar se já está com a versão 4.2.0
O Nagios é provavelmente uma das melhores plataformas de monitorização mais populares do mundo. A sua instalação é simples sendo que a tarefa mais demorada é mesmo registar os equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Apresentam aqui um programa novo e nem se quer explicam para que serve? Fiquei a saber o mesmo
Eu explico Sérgio
Conforme está escrito no texto, é uma ferramenta que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. É uma plataforma gratuita e fantástica para monitorização além de ser opensource.
Resumindo… se tiveres uma rede informática e precisas de saber o que lá está conectado, desde pc’s, servidores, switch, routers, access points, impressoras, etc.
Outra das funcionalidades, serve para analisar o tráfego da rede. Mas tem mais funcionalidades. Pesquisa no Google
Obrigado pela explicação!
Eu só digo isto porque o PPLWARE costuma explicar novo software linux e depois quando sai novas versões coloca um link do artigo anterior que explicava em detalhe a aplicação.
Na verdade nao e a primeira vez que se fala no NAGIOS aqui pelo pplware…
https://pplware.sapo.pt/resultados-da-pesquisa/?q=nagios#gsc.tab=0&gsc.q=nagios&gsc.page=1
pois 😀
E não só 😉
Sérgio como referir é um programa de monotorização… e nada que um google não resolva! foi util para algumas pessoas, infelizmente não se pode agradar a toda gente 😉
De facto a melhor mesmo considerando as ferramentas proprietárias.
Centreon e Zabbix são melhores.
Centreon não conheço, mas não sei se sabes, Zabbix corre em cima do Nagios. Toda a fonte do Zabbix é o Nagios. No fundo, o Zabbix é pouco mais que uma “interface” do Nagios, uma cara do Nagios, que levou um Template em cima e uma automatização por cima.
Exactamente o mesmo que Centreon.
Usei Zabbix durante anos e a menos que tenha alterado muito nos ultimos tempos, continua a ser pobre e uma interface complicada comparado com Centreon.
Sim, sei. Todos correm sobre Nagios. Se bem que o Centreon já tem também o seu próprio motor.
Zabbix não é desenvolvido com o código base do nagios. É um projecto completamente independente que iniciou em 2001.
Ferramenta com esta qualidade para windows?
O Nagios também corre em Windows… “https://exchange.nagios.org/directory/Distributions/Nagios-Core-32bit-Windows-Installer/details”
Uma opinião… para teres um sistema de monitorização, necessitas que seja rápido e que consuma o mínimo de recursos, tanto na máquina onde vais instalar como o tráfego gerado na rede. Os OS MS e falo por mim pq trabalho 75% com MS, gera mto tráfego desnecessário. Além de que com linux, podes ter máquinas “fracas”, mini pc’s a monitorizar ou mesmo virtualização.
Ah… não sou propriamente um expert em linux.
Com esta qualidade não tens, só com qualidade infimamente superior, SCOM.
Já ninguém quer saber de Nagios há anos, está praticamente morto e só serve para monitorizar ICMP e SNMP para o resto não é produtivo e é uma dor de cabeça, se querem algo dentro desta range mas em bom dêem uma vista de olhos para o Icinga 2.
Se querem algo decente a pagantes, SCOM, HP NNM, IBM Tivoli, sempre com preferência para o SCOM e para os Management Packs que a grande maioria dos fabricantes disponibiliza para monitorizar os seus produtos e pela excelente possibilidade de construção de árvores de serviço e Dashboards para TVs apelativos e produtivos.
Só dá para quê??????????????
Aprender a ler, “só dá de forma produtiva”, ou seja, o esforço de desenvolvimento para uma monitorização decente de outros componentes é um sacrifico. Numa infra-estrutura de 1000+ servidores é um projecto sem fim à vista. Enquanto que com outras soluções em 1/2 meses tem a festa feita.
Zé… não acho que o Nagios está assim tão morto… nem sequer está zombie.
Muitas soluções no mercado, têm por base o Nagios. O Icinga tem por base o Nagios Core.
O Icinga teve algumas boas melhorias, principalmente a nível do GUI e também a nível da configuração, acho que as novas actualizações, principalmente esta nova versão, o Nagios está ao nível do Icinga, menos algumas configurações.
Zé… não acho que o Nagios está assim tão morto… nem sequer está zombie.
Muitas soluções no mercado, têm por base o Nagios. O Icinga tem por base o Nagios Core.
O Icinga teve algumas boas melhorias, principalmente a nível do GUI e também a nível da configuração, acho que as novas actualizações, principalmente esta nova versão, o Nagios está ao nível do Icinga, menos algumas configurações.
IT_Joker, o Icinga 1 foi um fork do Nagios, o Icinga 2 foi feito de raíz, e está uns furos bem a cima do Nagios.
Para mim a melhor ferramenta é mesmo o SpiceWorks.
Na minha empresa trabalhamos com o Librenms.
Muito bom, também tenho esta a utilizar para monitorização de elementos de rede.
existe algum programa mais simples do que nagios, zabix, prtg, etc, que permita ver se so is runing e monitorize o espaço em disco
O PRTG é muito simples de instalar e configurar. Talvez o mais simples com que já trabalhei até hoje. Na versão “free” podes configurar ate 100 Sensores(Não confundir com Assets). Para te ajudar podes sempre ver os vídeos que eles têm no canal do Youtube.