PplWare Mobile

Novo Nagios 4.2.0! Os seus equipamentos debaixo de olho

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sérgio Pimenta says:

    Apresentam aqui um programa novo e nem se quer explicam para que serve? Fiquei a saber o mesmo

  2. Jorge says:

    De facto a melhor mesmo considerando as ferramentas proprietárias.

  3. Ricardo Santos says:

    Centreon e Zabbix são melhores.

    • Ruben says:

      Centreon não conheço, mas não sei se sabes, Zabbix corre em cima do Nagios. Toda a fonte do Zabbix é o Nagios. No fundo, o Zabbix é pouco mais que uma “interface” do Nagios, uma cara do Nagios, que levou um Template em cima e uma automatização por cima.

  4. donkeykid says:

    Ferramenta com esta qualidade para windows?

    • IT_Joker says:

      O Nagios também corre em Windows… “https://exchange.nagios.org/directory/Distributions/Nagios-Core-32bit-Windows-Installer/details”
      Uma opinião… para teres um sistema de monitorização, necessitas que seja rápido e que consuma o mínimo de recursos, tanto na máquina onde vais instalar como o tráfego gerado na rede. Os OS MS e falo por mim pq trabalho 75% com MS, gera mto tráfego desnecessário. Além de que com linux, podes ter máquinas “fracas”, mini pc’s a monitorizar ou mesmo virtualização.
      Ah… não sou propriamente um expert em linux.

    • Ze says:

      Com esta qualidade não tens, só com qualidade infimamente superior, SCOM.

      Já ninguém quer saber de Nagios há anos, está praticamente morto e só serve para monitorizar ICMP e SNMP para o resto não é produtivo e é uma dor de cabeça, se querem algo dentro desta range mas em bom dêem uma vista de olhos para o Icinga 2.
      Se querem algo decente a pagantes, SCOM, HP NNM, IBM Tivoli, sempre com preferência para o SCOM e para os Management Packs que a grande maioria dos fabricantes disponibiliza para monitorizar os seus produtos e pela excelente possibilidade de construção de árvores de serviço e Dashboards para TVs apelativos e produtivos.

      • Jorge says:

        Só dá para quê??????????????

        • Ze says:

          Aprender a ler, “só dá de forma produtiva”, ou seja, o esforço de desenvolvimento para uma monitorização decente de outros componentes é um sacrifico. Numa infra-estrutura de 1000+ servidores é um projecto sem fim à vista. Enquanto que com outras soluções em 1/2 meses tem a festa feita.

      • IT_Joker says:

        Zé… não acho que o Nagios está assim tão morto… nem sequer está zombie.
        Muitas soluções no mercado, têm por base o Nagios. O Icinga tem por base o Nagios Core.
        O Icinga teve algumas boas melhorias, principalmente a nível do GUI e também a nível da configuração, acho que as novas actualizações, principalmente esta nova versão, o Nagios está ao nível do Icinga, menos algumas configurações.

      • IT_Joker says:

        Zé… não acho que o Nagios está assim tão morto… nem sequer está zombie.
        Muitas soluções no mercado, têm por base o Nagios. O Icinga tem por base o Nagios Core.
        O Icinga teve algumas boas melhorias, principalmente a nível do GUI e também a nível da configuração, acho que as novas actualizações, principalmente esta nova versão, o Nagios está ao nível do Icinga, menos algumas configurações.

  5. Viriato says:

    Para mim a melhor ferramenta é mesmo o SpiceWorks.

  6. Marques says:

    Na minha empresa trabalhamos com o Librenms.

  7. jsl says:

    existe algum programa mais simples do que nagios, zabix, prtg, etc, que permita ver se so is runing e monitorize o espaço em disco

    • Marques says:

      O PRTG é muito simples de instalar e configurar. Talvez o mais simples com que já trabalhei até hoje. Na versão “free” podes configurar ate 100 Sensores(Não confundir com Assets). Para te ajudar podes sempre ver os vídeos que eles têm no canal do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.