MegaMimo 2.0: Wireless 3x mais rápido e o dobro da cobertura
A evolução ao nível das tecnologias wireless tem sido notória nos últimos anos. Hoje em dia, usando a norma 802.11ac, é possível transmitir dados com velocidades acima do gigabit por segundo, mas podem estar a chegar brevemente mais novidades.
Investigadores do MIT, pertencentes a um laboratório de inteligência artificial, desenvolveram novos algoritmos capazes de aumentar significativamente a largura de banda, a qualidade das comunicações e a cobertura de uma rede wifi. Vamos conhecer o MegaMimo.
As tecnologias wireless fazem hoje parte de muitas infraestruturas de comunicação. Actualmente, com a adopção da norma 802.11ac wave 1 - que faz uso de tecnologias MIMO (multiple-input multiple-output) podendo haver várias antenas para transmitir dados - é possível ter transmissões de dados acima do gigabit por segundo.
A Wi-Fi Alliance anunciou recentemente que está a começar a certificação dos primeiros dispositivos com suporte para a norma Wi-Fi 802.11ac wave 2 o que significa que as taxas de transmissão poderão ir até aos 6.8 Gbps.
Mas um grupo de investigadores do MIT desenvolveu agora um conjunto de algoritmos que, segundo eles, aumentam significativamente o desempenho de uma rede wireless garantindo uma melhor cobertura.
Qual o segredo do MegaMIMO 2.0?
Normalmente, quando pretendemos ter mais do que um AP a dar cobertura a determinada área, é fundamental que os mesmos operem em canais diferentes, o que significa comunicações em frequências diferentes.
Em Portugal, na frequência dos 2,4 Ghz, é possível ter até 3 pontos de acesso e garantir a não sobreposição de frequências (usando para isso o canal 1,6 e 11, não existindo assim overlapping).
Mas e se quisermos ter mais pontos de acesso para garantir uma maior capacidade da rede?
Baptizada de MegaMIMO 2.0 esta tecnologia, que é uma evolução do MegaMIMO 1.0, permite que vários pontos de acesso comuniquem no mesmo instante de tempo, usando a mesma frequência e sem qualquer tipo de interferência na comunicação.
Na prática, esta tecnologia faz uso de uma técnica para coordenação de múltiplos transmissores sendo realizada a sincronização das suas fases de onda. Isto permite que o espectro seja usado de uma forma mais eficiente, garantindo uma melhor largura de banda e desempenho da rede (cerca de 300%) e também uma melhor cobertura.
Demonstração
Esta tecnologia é excelente para ambientes de alta densidade de dispositivos wireless (ex. estádios de futebol, shoppings, etc).
Apesar da inovação, os investigadores sublinham que esta tecnologia não resolve as limitações do próprio espectro de sinal wireless. Além das redes wireless, os investigadores querem levar esta tecnologia também para as redes celulares.
Este artigo tem mais de um ano
Vou esperar pela internet son goku, será mais rapida decerteza que a internet do flash gordo.
Prefiro internet da marvel, dc comic já está ultrapassada!
I’M BATMANNNNNNNN!!!!! LOOK AT MY SUIT NIPPLES…. DC RULES!!!!!
DEATH TO SUPERMAN…. I’M BATMANNNNNNN!!!!! Cá.. CÁ!!!
https://i.imgflip.com/6yg3j.jpg
Cuidado que a marvel é propriedade da disney, andas a ler princesas da disney musculadas e nem sabes, faz-te homem e lê verotik comics ou creepy comics originais!
Estes indianos. O Abdelghany ja vai usar isto nas bombas
“”The team developed special signal-processing algorithms that allow multiple independent transmitters to transmit data on the same piece of spectrum to multiple independent receivers without interfering with each other.””
Unidirecional:
em teoria a tdt (rede SFN) tb devia trabalhar bem ….. so que. isto nao funciona bem–>
https://es.wikipedia.org/wiki/Intervalo_de_guarda
mas se é so mudar os algorithms…..
wifi a 6Gbps, com 90% dos clientes a usar no maximo 300Mbps….
Isto deve funcionar que nem um MIMO 😀
@me and me muitas vezes o tráfego mais importante é o da intranet (empresas).. O Wi-Fi não serve só para navegar na Internet..
mas eu nem falei da Internet… que 99% das pessoas não tem mais de 50Mbps… mal justifica usar a norma N.
agora nas empresas, é um risco usar wifi para trabalhar. acaba por sair mais caro do que usar uma infraestrutura cablada. para não falar dos custos da manutenção do wifi que vai ter sempre tendencia a funcionar pior do que o cabo.
a minha opiniao é que o wifi numa empresa é um extra, uma forma de dar alguma mobilidade a um posto caso tenha de sair, por exemplo, para uma apresentaçao na sala de reunioes, ou para o pessoal poder usar os seus tlf…
usar wifi com 10 clientes em que se usam 3 ou 4 serviços na rede… esta tudo tramado..
pelo menos é o que a minha experiencia me diz
Apenas para ajudar ao tema:
Já existem vários APs certificados com 802.11ac Wave 2 e disponiveis para compra – Cisco 18xx, 38xx, e outros fabricantes.
A norma 802.11ac Wave 2 introduziu o conceito de MU-MIMO, sendo o MU para Multi User. Nas normas anteriores a expressão MIMO refereria-se a SU-MIMO (Single User). Desta forma passou a ser possivel mais do que um utilizador/device em simultaneo a comunicar com o AP.
A engenharia é de facto maravilhosa. Havia nas primeiras redes móveis um problema grava – a propagação multicaminho. Este problema foi passado a usar como solução e aumento de largura de banda nas redes móveis e este agora é mais um passo. O mesmo nas redes óticas, com o PMD (problema de desfazemento entre os sinais de transmissão ortogonais entre si. Um problema bem complexo.
(continução) que foi resolvido depois usando cada uma das componentes do sinal para transmitir ao dobro da velocidade. Por isso o engenho humano é tão espetacular – transformar problemas em soluções. É bom que o PPW tenha destas notícias também para motivar os interessados em tecnologia. Há inúmeras coisas mais interessantes do que apenas telemóveis, jogos e tablets. Há um mundo de tecnologia para descobrir (mas que obriga a estudar e trabalhar para compreender).
Usando a norma N acho que so se conseguem ter 2 canais que nao se sobreponham (parcialmente). Por isso será boa tecnologia para uso doméstico, juntamente com a banda dos 5Ghz