Conheça as diferenças entre o modo FTP ativo e passivo

Por Diogo Gaspar para Pplware.com

Destaques PPLWARE

15 Respostas

  1. Jose Baptista says:

    Pplware soma e segue. Excelente artigo Pedro.

  2. Janito says:

    Uma dúvida rápida: o que se faz em ambos os processos é um 3 way handshake?

  3. José Fonseca says:

    Muito interessante e esclarecedor.

  4. Rui Pedro says:

    Muito bem , parabés

  5. Alexandre M. says:

    Queria instalar um FTP Server num PC onde não tenho acesso ao router.
    É possível?

    Entretanto vou-me desenrascando com o Chrome Demore Desktop.

    Thanks.

  6. chino says:

    FTP é um sistema completamente ultrapassado.

  7. Pedro Ribeiro says:

    O uso do porto de valor numérico seguinte é apenas coincidência, não conheço regra que o imponha. O porto a usar no canal de dados do lado do cliente é determinado pelo sistema operativo e não é propriamente aleatório, é um disponível que este identifique na sua gama de “ephemeral port range” (por omissão de 1024 a 4999 ou nos sistemas mais recentes, todos os acima de 1024 inclusive). Este valor, junto com o endereço IP a que o servidor se deve ligar é indicado no comando PORT quando estiver em uso o modo ativo.
    O porto usado no canal de dados do lado do servidor é para o modo ativo o de valor numérico anterior ao usado na ligação inicial (tipicamente control=21, dados=20).
    Em modo passivo o porto destino da ligação ao servidor é também um qualquer (não tem relação direta com o usado para controlo) disponibilizado pelo sistema operativo do seu “ephemeral port range” e é indicado ao cliente em resposta ao comando PASV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.