Cisco Meraki: A solução wireless baseada na Cloud (Parte II)
A solução Cisco Meraki destaca-se da concorrência, uma vez que toda a gestão dos equipamentos é realizada através de uma plataforma que assenta cloud, não existindo assim a necessidade de adquirir controladoras . Na passada semana apresentamos aqui alguns equipamentos que fazem parte do portfolio Cisco Meraki.
Hoje vamos conhecer melhor algumas funcionalidades disponibilizadas pela plataforma de gestão.
Para quem pretender desde já testar a plataforma, fique a saber que a Cisco Meraki disponibiliza aqui um DEMO.
Primeiros passos
Ao contrário das soluções wifi “convencionais”, que assentam em controladoras locais, esta solução da Meraki apenas necessita que o administrador registe, de uma forma simples, os seus equipamentos na plataforma de gestão para que comece a fazer gestão dos mesmo.
Como referimos no artigo anterior, o Pplware tem em sua posse alguns AP’s modelo MR18 e MR26 e o registo e configuração básica dos mesmos foi realizada em segundos.
Para começar o utilizador deverá criar uma conta no próprio site da Meraki e depois entrar com as credenciais definidas.
Depois de registar os equipamentos por número de série (ou por número de compra), o administrador deverá começar por criar uma rede (escolhendo a opção Create a Network) e depois indicar os parâmetros solicitados.
Depois de criar a rede e indicar quais os equipamentos associados à mesma, vamos configurar algumas funcionalidades. Considerando que estamos a proceder à configuração de uma rede wireless vamos começar por definir o SSID (nome da rede) – de referir que esta solução tem suporte para 16 SSIDs diferentes - e o tipo de segurança.
Para isso basta ir a Wireless > Configure > SSIDs e depois indicar o nome da rede, tipo de encriptação, método de atribuição dos parâmetros de rede aos clientes, etc.
Apesar de ser uma solução baseada na Cloud, esta permite a realização de todas as configurações básicas e avançadas necessárias para garantir a melhor segurança de uma rede (num próximo tutorial iremos mostrar como podemos associar um servidor RADIUS da própria Instituição/empresa a esta solução).
Ao nível do endereçamento e tráfego, esta solução é também fantástica. Para se ter uma ideia, o administrador nem sequer necessita de ter um serviço DHCP na rede (no entanto, é também possível fazer uso da infra-estrutura/serviços já implementados na empresa. A solução tem ainda suporte para modo bridge, Layer 3 roaming, etc.
Como não poderia deixar de ser, há também suporte para VLAN Tagging, parâmetro fundamental para quem tem a rede segmentada ao nível de Vlans.
Por fim, a selecção das bandas em uso (2,4 Ghz e 5Ghz, ou apenas 5 Ghz).
Após realizadas as configurações anteriores, basta activar o SSID e temos a rede wireless pronta a funcionar. Para ver os clientes associados à rede, basta aceder a Network-wide > Monitor e depois Clients.
Nessa interface podemos ver de imediato os clientes associados à nossa rede assim como a largura de banda usada, tipo de sistema operativo em uso, endereço atribuído, politica atribuída, etc,
Num próximo artigo iremos explorar mais detalhadamente as funcionalidades de monitorização, entre outras configurações. Estejam atentos.
Se gostaria de receber mais informações sobre esta solução Wireless clique aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Os equipamentos da Peplink por exemplo também são geridos pela cloud dispensado a controladora
Boa tarde Caros,
Esta solução não é idêntica ao utilizado pelos equipamentos UNIFI da Ubiquiti?
Cumprimentos,
Exatamente o que eu ia dizer…
No caso dos equipamentos da Ubiquiti e quem tiver uma NAS da Synology (a solução que tenho implementada), é possível ter o controlador a funcionar na prórpia NAS, que dá um jeitão.
Mas isso é para ser vendido por retalho, ou diretamente???