Cisco Meraki: A solução wireless baseada na Cloud (Parte I)
Ao longo dos últimos anos as soluções wireless disponíveis no mercado têm evoluído significativamente, tendo adquirido mais “inteligência”, garantindo assim a melhor fiabilidade, capacidade e disponibilidade.
Um das soluções que se tem destacado nesta área é a da Cisco Meraki uma vez que assenta na cloud e oferece um conjunto vasto de funcionalidades.
Foi em Dezembro de 2012 que a gigante Cisco adquiriu a Meraki por US$ 1,2 mil milhões, uma empresa que foi criada por dois estudantes do MIT, e que oferece soluções wireless para redes de pequena e larga escala.
Como referimos esta fantástica solução é gerida através da Cloud, não existindo assim a necessidade de serem adquiridas controladoras/appliances (libertando assim também o nosso Datacenter de mais um equipamento e também um reflexo na factura da energia).
Mas quais as vantagens de uma solução wireless baseada na Cloud?
São inúmeras as vantagens de ter uma solução wireless gerida a partir da cloud, das quais se destacam:
- Rapidez de instalação
- Solução escalável, confiável e segura
- Recursos integrados e sempre actualizados
- Escalável a partir de pequenas filiais para o campus
- Redução significativa dos custos operacionais
- Possibilidade de gerir toda a rede através de um dispositivo móvel
Portfolio AP’s
Ao nível de equipamentos, a Cisco Meraki disponibiliza actualmente 6 modelos de AP’s, direccionados para os mais diversos cenários.
MR12
O modelo MR12 é o mais económico mas as características são muito interessante. Este equipamento suporte PoE (802.3af), traz suporte para o standard 802.11n e consegue garantir um throughout máximo de 300 Mbps. O MR12 é ideal para PMEs.
Podem fazer download da datasheet aqui
MR18/MR26
Os modelos MR18/MR26 são direccionados para cenários de alta densidade de utilizadores. O MR18 usa tecnologia MIMO 2x2. O MR18 consegue garantir um throughout máximo de 600 Mbps. O MR26 usa tecnologia MIMO 3x3 e pode chegar aos 900 Mbps.
Ambos os equipamentos possuem uma terceira interface rádio para RF e segurança.
MR62/MR66
Tanto o MR62 como o MR66 são para ambientes Outdoor. O MR62 usa tecnologia mimo 2x2 e oferece um throughout máximo de 300 Mbps. O MR66 usa igualmente tecnologia mimo 2x2 mas o throughout pode chegar aos 600 Mbps.
MR34
O MR34 é o elemento mais recente e traz já suporte para o standard 802.11ac, garantindo um throughout máximo de 1,75 Gbps. Este equipamento usa tecnologia MIMO 3x3
Principais diferenças entre os equipamentos
O Pplware em conjunto com o Intuito Politécnico da Guarda tem em testes o MR18 e o MR26 que até ao momento têm apresentado resultados fantásticos. Brevemente lançaremos a nossa análise.
Plataforma de gestão
Como referimos a plataforma de gestão da Cisco Meraki assenta na cloud. A partir desta plataforma, o administrador pode gerir/monitorizar/configurar qualquer equipamento a partir de qualquer lugar, seja a partir do Desktop ou até através do seu dispositivo móvel.
Através da plataforma o administrador consegue definir políticas de acesso, obter relatórios de utilização (por dispositivo, por sistema operativo, por aplicação, etc)
De referir que a plataforma de gestão na cloud permite a gestão de AP’, switchs, etc. Num próximo artigo iremos apresentar detalhadamente algumas das funcionalidades mais importantes. Estejam atentos.
Se gostaria de receber mais informações sobre esta solução Wireless clique aqui.
Via EmpresasHoje
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
De facto visto assim, da forma que é apresentado, até parece uma grande solução, esqueceram-se de referir que um AP Meraki custa 3x mais que um AP Cisco convencional, sem falar no suporte.
Há pontos de vista para tudo… É um facto que um AP Meraki é mais caro, não 3x mais, mas mais caro. Não deixa de ser uma grande solução por ter um preço superior, da mesma forma que não se deixa de comprar um gadget de ultima geração por causa do preço. Lanço-lhe um desafio, numa rede estruturada com 100 AP´s qual é que seria a solução mais custosa?! A Meraki ou a convencional?! Não esquecer que a convencional, necessita de controladores físicos para uma gestão mais ou menos semelhante, necessita de manutenção e apoio humano constante, custos de electricidade, custos de suporte para manutenção e RMA´s, etc, etc, etc… para além de uma série de funcionalidades perdidas… Mas há sempre diferentes perspectivas para tudo…
Um AP destes, que parece mais virado para pequenas e médias instalações custa 3x mais que um “AP Cisco convencional”?
Será que querias dizer um “AP convencional”… tipo um TP-Link ou isso?
Peço desculpa pela resposta tardia, mas vou tentar ser claro:
Nelson; 3x mais que um AP convencional Cisco (Norma N).
Alex: Quanto á solução tradicional, o Controlador Wifi já nao necessita ser um equipamento á parte, pode vir integrado num switch ou simplesmente uma VM (logo o consumo energetico passa ser muito semelhante, se o teu core tiver a funcionalidade de controlador Wifi – Ex. : Cisco 3850). Quanto ao suporte humano, vais gastar o mesmo tempo com ambas as soluções, e os RMA’s sao assegurados pelo suporte do equipamente. E sim a solução Meraki ronda 3x mais que a solução “tradicional”
Quanto é que custa o MR18?
Bilhões são bilhas grandes 😉
Até o corrector automático dos comentários assinala a gralha.
Com Meraki nao so se paga o AP, mais também cloud e supporte o que fica claro mais caro que “simple” AP mesmo da Cisco.
Ainda sou um pouco avesso aos sistemas cloud, pois parece-me que as ilhas tem mais segurança. Em relação aos custos do cloud, n me parecem qua a renda\custo inicial valha o investimento bem como a independência do serviço. Serviço down ou empresa falida ficamos com o ferro inutilizado. Esse beneficio energético e um pouco estranho, contas feitas a diferença de valor para o serviço cloud deve dar para uns bons kl\h. O cloud e bom para o vendedor fica com tudo debaixo de olho e pode sempre cobrar mais qualquer coisa de licencas… Mas isso sou eu que sou velho do restelo sempre desconfiado….
Trabalho com os MS42/22 (SW) e os MR34 (AP). Simplifica muito para quem gera este tipo de equipamentos do “outro” lado do mundo (MPLS).
Gosto especialmente do agente Meraki que é instalado nos equipamentos (Windows/MacOSX). Garante uma fácil gestão de todo o parque informático alem fronteiras.