PplWare Mobile

CiberSegurança: o que é um IPS (Sistema de prevenção de intrusões)?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Ambush says:

    É algo que não esta a resultar em Portugal e que todos deviam estar atentos.
    https://twitter.com/FalconFeedsio/status/1811721434953027796 (Arquivo: https://archive.is/FacO9)

    Portugal esta com um problema enorme, as chamadas Spoofing ID Caller, nas quais podem ligar a partir dos 112 entre outros números e fazerem-se passar por pessoas nas quais não são, sejam organizações, empresas e outras entidades.

    Ainda esta semana foi detido 3 pessoas, porem há mais e continuam a haver mais e mais.
    https://cnnportugal.iol.pt/spms/fraude-informatica/tres-detidos-por-acesso-ilegitimo-a-plataformas-da-spms/20240710/668e5df9d34ebf9bbb3fa891 (apenas para contexto)

    Há skiddies a imitir certificados de óbidos, a alterar registos e notas de pacientes, há alteração de dados, as vitimas deste tipo de gente são famosos, mas quando acontecer a qualquer um de vós, ai será preocupante.

    Não é engenharia social, pois são 600 mil e tal dados disponíveis, engenharia social será possivelmente para 2FA.

    E ninguem fala isto na TVs, ignoram como se fosse algo normal. Até chegar a jornalistas e empresas… estamos numa era perigosa e era tempo de auditar os sites da Segurança Social e outros serviços relevantes. E possivelmente uma auditória não interna, mas sim externa e interna e melhorar a segurança.

    «Ah e tal mas na noticia já disseram que foram presos» sim porque geralmente um grupo é apenas de 3 pessoas… há muito mais, mas muito mais a ser revelado.

    Aconselho a terem cuidado com tudo, há influencers (e isto é publico) em que a Policia foi chamada a casa deles, bombeiros sem ter acontecido nada, apenas foi chamada falsa.

    Quem tiver amigos ou conhecidos a trabalhar na Segurança Social e outras entidades mencionados no artigos que comece a ter mais cuidado, há pessoas hoje “consideradas mortas” por emissões falsas de certidões de óbito. Pode ser fácil de resolver? Sim, vais testemunhar, perder tempo e talvez envolver advogados e depoimentos… e quem sabe outras coisas.

    Comecem a ter cuidado, alertem as pessoas. O problema não é os dados, é o que podem alterar e fazer com eles!
    Há alegadamente escalações de privilégio e mais não digo.

    • Ambush says:

      Faltou adicionar e acrescentar mais coisas nas quais não me lembrei, gostem ou não da pessoa na qual vão ler ou ouvir, esta é a realidade.

      O problema volto a reforçar, não esta nos vossos dados, mas sim o que podem alterar e fazer com eles, podem até colocar que têm HIV na ficha clínica e não ter! É algo que não é grave? Diga-me que não é grave! Desde a aceder a ficha clínica e alterar dados, a emitir certificados… sim… emitir…

      Vejam e oiçam, mais uma vez quem é a pessoa não importa, mas sim o resultado e as consequências que isto esta a ter nos sistemas da segurança social e outros painéis.

      Não quero saber se gostam do Redlive ou não, o que importa é que os nossos dados podem ser alterados por cibercriminosos e isso é um perigo, há um problema muito grave em Portugal e que deve ser investigado pelas autoridades e até por empresas internacionais de cibersegurança.

      Se têm amigos na Segurança Social e outras entidades referidas os mesmos que começem a abrir os olhos! E reportar isto, nem que seja a policia. Incluindo Médicos e afins! Alterações de fichas clinicas e afins tudo, deve ser reportado.
      https://x.com/redliveOfficial/status/1811835806325051667
      https://x.com/redliveOfficial/status/1811064583848677491 (vale a pena ouvir, mais uma vez isto é o que anda a acontecer)

      E famosos como o Tiagovski já provaram do veneno (quer se goste dele ou não) foi a Policia la em casa, bombeiros e não tinha nada… resultado cerca de 2h-5h a depor na policia e iniciar queixa crime… Não da problemas? Da e para os resolver provalvelmente terão que envolver advogados e policia ao barulho!

      Fica o alerta, passem a mensagem. Se calhar é isto que anda a causar tantas chamadas com Spoofing ID Caller e afins, esta a aumentar cada vez mais e as pessoas a reportarem este tipo de situações burlas e chamadas de entidades com numeros que parecem autenticos mas são “spoofing” é real e esta em fase de crescimento.

      Vale a pena ouvir e entender que quando isto chegar a alguem da vossa familia ai será mesmo muito mau, enquanto não chega é só teórias…

      Porque quando chegar vai doer. E digo mais o Pplware devia se possivel alertar para esta possibilidade e até fazer um artigo, os meios de comunicação não querem saber.

      Mas os vossos dados estão eventualmente lá e claramente a alteração de dados de fichas clínicas É GRAVE!

      • Zé Fonseca A. says:

        na decada de 90 já se fazia muito spoofing de chamadas e sms, lembro-me de fazer isso aos magotes sobre linhas analógicas para gozar com amigos.
        who cares anyway? fazem porcaria é caso de policia.. alguém conhece esses nomes que referes? lol

        • Ambush says:

          Sure, Zé.

          Também emitiam certificados de óbito e te alteravam a ficha técnica para HIV / Sida? Entre outros?

          É para rir? Ou vamos chorar? Spoofing é ilegal principalmente quando te fazes passar por uma entidade como a PJ….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.