5G e aviões! O que está a acontecer e porque se fala nisto?
Um dos temas que tem vindo a ser notícia nos últimos tempos está relacionado com o 5G e com os aviões. Mas afinal o que é que uma tecnologia de comunicação tem a ver com os aviões? Fácil, a frequência utilizada pelo 5G que também é usada pelos aviões, mais concretamente nos altímetros e isso pode causar interferências.
A "boa" notícia é que aparentemente este não será um problema em Portugal e na Europa. Saiba porquê!
5G: radio-altímetros funcionam nas gamas de frequências de 4,2 e 4,4 GHz
Tal como já informamos, os operadoras de 5G vão atrasar a expansão do serviço por possíveis interferências na aviação. Tal acontece nos Estados Unidos, pois os chefes da Boeing e da Airbus alertaram que o 5G poderá ter um impacto muito negativo na indústria da aviação. Mas porquê?
Nos Estados Unidos, as redes de quinta geração operam na faixa entre 3,7 GHz e 3,98 GHz. Esta gama de frequências é muito próxima da que é usada pelos radio-altímetros nos Estados Unidos que é entre 4,2 e 4,4 GHz.
Em Portugal e na Europa, são usadas, entre outras, frequências na faixa dos 3,6 GHz, entre 3,4 e 3,8 GHz.
Em declarações ao ECO, a ANAC refere que, “de facto”, a proximidade de frequências usadas pelo 5G e pelos aviões “se traduz, do ponto de vista teórico, num risco acrescido para que ocorram interferências, dado o modo de funcionamento de um sistema de rádio-altímetro”. Este instrumento emite um sinal a partir do avião e analisa “o sinal refletido no solo para calcular a distância ao mesmo”. Se a medição ocorrer perto de estações 5G, as leituras de altimetria poderão ser “erradas”, gerando perigo na aterragem.
A ANAC refere que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) “já desenvolveu um estudo e concluiu que não há interferência das redes europeias 5G nos radio-altímetros, tendo publicado um SIB [Boletim de Informação de Segurança] dirigido aos operadores com Certificado de Operador Aéreo autorizados a voar para os EUA”. Entre esses operadores está a companhia aérea nacional TAP, revela a autoridade.
Este artigo tem mais de um ano
E verdade que o 5g interfere também com vacinas pois mrna tem frequencias de onda com a mesma amplitude das redes mmwaves. Ja agora para os mais curiosos sugiro que leiam a roda de tesla e antonio volta que explica bem como as ondas dos smartphones podem acordar genes de vacinas mrna. Quem não acredita tenho um primo que nasceu sobredotado e chegou ate a enfermeiro e garante que mrma e 5g estao ligados por ondas espaciais de amplitudes quanticas modernas com base na proposta de einsten
No comments
Pedro Pinto aqui aparece com cada cromo que em cada comentário é um tiro no escuro loooolll
Ele estava a ser sarcastico…
Alguém consegue fazer-me a tradução, sff?
Se fores a lerolero.com todas as frases traduzem o comentário do Pivete bom
Há alguma coisa pra traduzir? Normalmente traduz-se uma língua, aquilo é uma mistura de gases quânticos gerados por células intestinais…
Fonte: Confia
Pivete diz ai fontes de onde tiraste estas informações.
Começo é a considerar seriamente a hipótese de afetar os neurónios de alguns.
Põe tabaco nisso!! Fumares isso sem tabaco está a queimar-te a massa cinzenta.
Primo sobredotado… Deixei de ler
Deve ser o Kid Bengala…
Dizem que a dar injecções e a inocular era dos melhores…
Ma’friend, tens de meter mais tabaco nisso !!!
Ahah! 😀
Mais do que isso. Segundo consta, o 5G pode ser usado para terapia quântica e para curas holísticas remotas. Há um guru que vive no Tibete que consegue fazer estes tratamentos usando as energias vitais planetárias e refrometeria magnética simples para curar qualquer tipo de doença ou mau olhado espiritual 😀
Se estás a falar a sério, vai procurar um médico. fico realmente preocupado com o decréscimo da saúde mental que se tem notado nas pessoas.
Ja pensaste ir ao caça ao comico? tens jeito pa
É como o meu primo, que agora consegue acender lampadas com a testa, basta aproximar!
Bem Pivete, realmente as ondas interferiram com o teu QI, deixando-te com valores inferiores ao do burro (peço desculpa ao animal).
Com esta já ganhei o dia…
De tanto me rir caí da cadeira, bati com a cabeça na mesa e ganhei um grande galo.
Isto do 5G tem muito que se lhe diga…
Eu quase vi o S. Pedro de tanto RIR!!
+1 🙂
Onde andam os maluquinhos que viram um vídeo no YouTube de um especialista censurado pelos media?
o que mais me espanta é a possibilidade de com facilidade se poder interferir com o funcionamento de um avião… isto do 5g pelos vistos só aumentou a questão da facilidade…
Caros amigos, apesar do pivete estar a Trollar, a verdade é que há muitas alminhas que tem essa opinião, com teorias tão rebuscadas que até me causam espanto devido ao tempo e esforço que colocaram na sua “pesquisa”!!! Só pode ser tempo livre a mais!!! 🙂