Quantcast
PplWare Mobile

4 firmwares alternativos para o seu router

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Daniel Lameira says:

    Para mim o meu favorito é sem dúvida o gargoyle. No meu router TL-WR1043ND v1 sempre tive o problema em que quase diariamente perdia o sinal wireless e tinha que reiniciar o router. Flashei com o DD-WRT e o problema manteve-se. Andei a pesquisar na net e vi que isto era um problema crónico na v1 deste router, e que infelizmente deve-se a um problema de hardware. Então experimentei o Gargoyle porque supostamente não utiliza aceleração hardware e nunca mais tive nenhuma dor de cabeça. Bastante simples e inclui fantásticos plugins que se podem usar (openvpn, adblock, tor, etc).

    • Lucas says:

      Tenho um TL-WR842ND v2 e o firmware original da tp-link é uma porcaria, com travamentos constantes e queda de sinal várias vezes durante o dia. Conforme orientação do suporte fiz o reset de fábrica e atualizações, mas o problema persistiu. Tentei então instalar o dd-wrt e a melhora foi imediata. Acabaram-se os travamentos, o sinal wifi vai mais longe e o roteador não esquenta tanto.

      Gostaria de testar também o gargoyle, pois já vi em alguns sites que muita gente considera ele melhor que o dd-wrt. Uma pena que ele ainda não está disponível para o meu modelo de roteador.

      • Joao says:

        Já uso o Gargoyle à muitos anos. Tenho um TP-Link WR741 V1 e um TP-Link WR841 V8. Ambos estão a funcionar como repetidores de sinal wifi. Não quero mais nada.

        A última versão tem um bug e fez-me perder algumas horas com o router wr841. Fazia a configuração como sempre fiz mas a net por wifi não funcionava, só pela eth. Voltei à versão 1.8 e está a funcionar lindamente.
        Em tempos também testei o OpenWRT, mas na altura não permitia transformar o router em repetidor de sinal wifi e acabei por desinstalar.

  2. Luis says:

    Tp-link 1043nd com OpenErt Chaos Calmer + extroot + transmission + samba funciona que é uma mimo 🙂

    • Mylittlelife says:

      Ok, a pergunta é o que um utilizador standard faz com essa panóplia de coisas vs. FW original.

      • Carlos Marques says:

        Com o firmware novo, tem mais e melhores condições de funcionamento e configuração, para diferentes usos, como limitar a bandwidth atribuída a certas ligações, gerir melhor o tráfego, manter o sinal WiFi mais estável, etc.

        Com o extroot, aumenta o espaço de armazenamento diretamente ligado à rede, sem ter de ter um PC ligado só para poder partilhar ficheiros.

        Com o Transmission, um simpes programa de transmissão de ficheiros, faz exatamente isso: transmite ficheiros de um lado para o outro de forma simples e rápida.

        Com o Samba, tem um servidor de ficheiros a funcionar “top notch”.

        O Luis sabe o que tem e o que precisa ter, ou simplesmente gosta de experimentar e testar conhecimentos, ou brincar com as possibilidades todas dos seus aparelho (é um geek). Tu, um “utilizador standard” fica feliz com o que tem e não sabe para que servem as coisas que os outros usam. É normal.

  3. Anónimo says:

    “permitindo tirar a melhor performance dos mesmos” — no tempo do WRT54G (o router da imagem) sim, agora definitivamente que não. Permitem, isso sim, ter muitas mais funcionalidades com uma flexibilidade de configuração inigualável. Já para não falar que têm actualizações regulares que resolvem problemas de segurança.

  4. miguel says:

    eu ca uso o DD-WRT

  5. Redin says:

    Eu tenho aqui um THOMSON TG798 que me foi deixado pela operadora quando desisti da mesma. O que poderei fazer dele, se é que poderei alterar o firmware?

  6. daiquiri says:

    1) Tomato é só para um tipo de routers muito antigo já, está parado no tempo.
    2) DD-WRT está brutalmente bloated e não tem updates nada de especial
    3) Gargoyle não conheço
    mas…

    4) OpenWRT tem sempre os melhores drivers (frequentemente passam para o kernel linux muitas das melhorias do openwrt), sempre actualizado, uma equipa fantástica. Um grande passo à frente em relação aos outros

    • Anónimo says:

      1) Tens de ver isso melhor. Já tem suporte para os novos Broadcom ARM com suporte AC à algum tempo (vê a versão do Shibby).
      2) Sofre de ser um “monolito” e o Brainslayer tem falhado nas actualizações que faz (é mais frequente andar-se para trás do que para a frente).
      3) Grande falha tua, é uma versão de referência no mundo Atheros (excelente rework do OpenWRT para trazer estabilidade em modelos que o OpenWRT tipicamente falha).
      4) Nem por isso… tem sempre as versões OpenSource mais actualizada e é sem dúvida o que acompanha o desenvolvimento do lado do Linux de perto, mas isso também tem custos de estabilidade e perda de funcionalidade que só exista nos drivers proprietários. Pex o DD-WRT tem as versões mais recentes dos drivers proprietários da Broadcom que lhe permitem ter os 5Ghz em modelos onde é preciso hackear o OpenWRT para fazer o mesmo, para não falar que o suporte para AC também chegou bem mais cedo ao DD-WRT precisamente pelos acordos que tem para obter as versões proprietárias dos drivers.

  7. ivansantos says:

    para eu usar um router que tenho encontado como ap (é da belkin), acham bem deixar o firmware como está ou troco por um destes? se sim, qual? O objectivo é ele estar noutro piso a receber um cabo de rede do router da net e “estender” o sinal com o mesmo nome da rede e password.

  8. x says:

    e pros routers da meo thomson TG784 ou TG784n?

  9. Vlad says:

    Nem sei porquê que mencionaram tanta vez o Linux quando os quatro projectos são baseados no linux. Alias quase a totalidade dos routers utilizam uma versão modificada do Linux no seu núcleo.

    Eu como tenho um ASUS utilizo o ASUSWRT Merlin que é uma versão modificada do ASUSWRT original do router.

  10. André Pereira says:

    Sempre usei DD-WRT no meu cisco e3000 mas desde que aderi a um pacote de Internet mais rápido (200 Mb/s) fui forçado a reverter para o firmware original visto a com DD-WRT a minha velocidade não passava dos 50 Mb/s.
    O DD-WRT tem muitas mais funcionalidades mas puxa muito pelo processador e perde imenso em desempenho. Nos tempos que correm isso é decisivo…

  11. Nuno Pereira says:

    Gargoyle é a minha favorita porque beneficia das funcionalidades da OpenWRT tendo um interface amigo de configurar mesmo para o user dito normal.

  12. Benchmark do Surface Book says:

    Openwrt ever!

  13. Diogo Martino says:

    Isto funciona com todos os routers? É “legal”? Ou seja, se houver problema com o router depois o ISP não pode criar problemas em relação a isso?

    Tenho um D-LINK DVA-G3170i/PT. A alteração do firmware podia ajudar em termos de estabilidade?

    • nervaise says:

      Boa tarde.

      Esse router de certeza que já não se encontra na garantia por ser um modelo um pouco antigo, portanto não haverá qualquer problema em alterar o firmware. Algo que deve ser sempre levado em conta é que a alteração do firmware num router normalmente leva à perda da garantia do mesmo (o que no seu caso não se colocará).

      Sendo esse um router ADSL, a instabilidade sentida poderá ser mais de origem da própria ligação ADSL ou da configuração da rede WIFI (distancia entre aparelhos, canal usado com interferencias, ou interferencias externas [radios amadores, elevado numero de redes no local, etc…])

    • Dárcio Gonçalves says:

      Olá Diogo
      Chegaste a testar algum firmware alternativo para esse router? As experiências que fiz em outros routers, foi sempre com o dd-wrt mas ao que parece não é compatível com este modelo! A intenção seria configurá-lo como repetidor por wireless. Valerá a pena tentar?

      Obrigado

  14. Nuno says:

    Alguém sabe informar se podemos instalar o firmware nos “nossos” atuais routers? Acho que fundo pessoas gostariam saber se podem instalar num router nos ou meo. No meu caso o aparelho não vou comprado, mas período fidelização ja terminou, será que posso instalar? Mac address mantém o mm?

  15. Jorge says:

    E para mikrotik existe algum firmware para flashar?

  16. pdonald says:

    Boa tarde a todos, este tema é bastante interessante numa altura em que estou a fazer alguns sistemas de hotspot, seria interessante falar um pouco sobre a Funcionalidade do “Facebook WIFI”, pq só algumas marcas e modelos de routers(Meraki, Rukus, Netgear) é q tem esta funcionalidade.
    PQ não ver já esta funcionalidade num destes firmware?

  17. outcast3 says:

    Algum deste softwere é compatível com os da Meo?

  18. Tiago says:

    Com estes firmwares é possível transformar um router antigo num range extender via wireless? Como se fosse um Extender que se vende por aí?

  19. Paulo Varela says:

    Pessoal por aqui alguém sabe onde posso encontrar um router TP Link WR1043ND Versão 2.1 ?
    É que o meu teve um acidente de percurso irreversível e ficou feito em cacos…
    Estou desolado pois,corria dd-wrt as mil maravilhas lá vai uma semana sem ele estou que nem posso …
    Na Worten o que encontro é a versão 3.0 e essa ainda não têm suporte nestes firmware’s alternativos…
    Tenho tantas saudades do dd-wrt… Cheguei a usar opnwrt e gargoyle com este router pois,papava tudo ás mil maravilhas …

    Se alguém souber onde posso encontrar um TP Link TL-WR1043ND V2.1 diga algo por favor…
    Fico á espera… Obrigado pessoal …

  20. Manuel says:

    E para o TG784 da MEO?

  21. Lucas says:

    Alguém sabe alterar os dns no router da zon? Não é nas máquinas mas sim no router

  22. Ricardo Vieira says:

    Tenho um TP-Link TD-W8961ND. Algum custom firmware existente para este modelo?

    Cumprimentos,
    Ricardo.

  23. Edgar Marques says:

    http://ofmodemsandmen.com/: Para routers com USB e que usem pens 3G/4G. Do melhor!

  24. Luis Carlos says:

    Caros amigos, gostaria de customizar os valores default do meu roteador para ficar permanente como o da gvt por exemplo. toda vez que minha configuração reseta, tenho que pagar o técnico para reconfigurar. seria possível fazer ?

  25. Derlandes says:

    TEnho um TP-Link TL-WDR4300 v1, Já usei o DDWRT, GARGOYLE e atualmente uso o OPENWRT.
    Lembro que cheguei a gostar demais do Gargoyle, principalmente porque jogo online no ps4 e ele foi o melhor para experiências online como jogos, filmes no netflix e etc. Hoje eu uso o OpenWRT pois ele tem a opção SQM QOS, que proporciona a técnica de BufferBloat, fazendo com que o ping caia consideravelmente, melhorando a conexão de jogos, download de arquivos e carregamento de páginas e vídeos. Tenho vontade de voltar para o Gargoyle, mas não me lembro se tem como fazer bufferbloat nele. Alguém pode me informar se tem sqm qos?

  26. Paulo says:

    Alguém sabe de algum firmware alternativo para este router wrt54gc-eu ja antigo
    http://www.linksys.com/images/productmt/724666/372.jpg

  27. leonardo says:

    eu tenho um dlink 2640b antiguinho, uma dessas firmware ai tem a opção de controle de banda e meu roteador aguentaria tranquilo?

  28. SIlvano says:

    Tenho um roteador elsys ewr-2n02 alguém conhece alguma atualização para poder modificá-lo?

  29. Italo edmar says:

    ola poderia me ajudar
    tenho um provedor precisava que o roteador faça uma funçao de resete para configuraçao da loja e nao de fabica como cosiguo isso…

  30. Patrick Carvalho says:

    Oi, boa tarde.
    Tenho um provedor e estou fornecendo roteadores linksys E-900 e ele é compativel com o tomato e com open-wrt, eu gostaria de saber se existe uma maneira de modificar as configurações padroes dessas firmwares para que por exemplo quando o cliente der um reset no mesmo ele volte para o pre-configurado como wan em ppoe wireless-ssid, senha etc..?

  31. PEDRO says:

    Fui instalar OPENWRT no meu TP LINK WR741ND e a conexão PPPoE não vai nem por REZA BRABA. Tentei de tudo e NADA. Já o DD-WRT só instalei setei PPPoE entrei com login e senha e pronto, ESPETEI no Modem bridge e ta funcionando. Openwrt até pode ser melhor mas só serve para uma minoria de usuarios que tem bastante conhecimento em redes e linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.