4 ferramentas para o ajudar a gerir e monitorizar a sua LAN
Ser administrador de uma rede de dados implica ter, acima de tudo, muita responsabilidade mas também produzir toda a documentação necessária para que a gestão de todos os sistemas seja mais simples e eficaz .
A par da documentação é igualmente importante que possua um conjunto de ferramentas que o ajudem a ter a rede sempre “debaixo de olho” (através das funcionalidades de alarmística e monitorização). Hoje sugerimos 4 ferramentas que o ajudarão certamente a gerir e a monitorizar melhor a sua rede.
Nagios
Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos mais diversos equipamentos de uma rede.
Homepage: Nagios
Cacti
Cacti é uma das mais usadas e completas plataformas open source para monitorização de redes informáticas e dispositivos. Com a implementação desta ferramenta, qualquer administrador por ter uma “visão” quase em tempo real do estado da sua rede. O cacti é baseado no RRDtool, um standard que permite produzir gráficos de grande qualidade e que pode ser facilmente integrado em linguagens como por exemplo Bash,Per, Ruby, lua ou TCL.
Homepage: Cacti – Monitorização de redes informáticas
GLPI
O GLPI é um sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter um conjunto de informações sobre todos os recursos. Além disso, o GLPI oferece também um sistema de tickets bastante completo, para gestão de problemas e registo de incidentes. Relativamente a esta funcionalidade, há a destacar o sistema de estatísticas que nos permite ter uma noção do trabalho realizado.
Homepage: GLPI – Gestão total do seu parque informático
phpIPAM
Tal como o TIPP, o phpIPAM é uma plataforma open source, que assenta na Web e permite as mais diversas funções no que se refere à gestão do endereçamento de redes informáticas. Com o phpIPAM, além de registar os vários endereços IP/Nome das máquinas, o utilizador dispões de estatísticas que indicam o numero de subredes em uso, numero de endereços IPv4 e IPv6 em uso e outras estatísticas apresentadas em gráfico.
O phpIPAM é ajax-based, através da utilização de bibliotecas jQuery , scriptsphp , javascript e algum código HTML5/CSS3.
Homepage: phpIPAM – Gestão do endereçamento de redes informáticas
Para quem faz a gestão de um parque informático aconselhamos vivamente a terem estas ferramentas ou equivalentes instaladas. Todas as soluções aqui apresentadas são muito simples de configurar e gerir.
E você que ferramentas usa para o ajudar a gerir o seu parque informático?
Este artigo tem mais de um ano
Spiceworks
Falta ai o Zabbix que é muito bom e fácil de trabalhar
O Nagios então é facílimo de implementar. Not
agora mais a sério… http://www.observium.org
Ficou a faltar falar do Observium. Para além de ser relativamente fácil de implementar, tem um interface bastante apelativo.
Esse também é TOP 🙂
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/observium-esteja-de-olho-nos-equipamentos-da-sua-rede/
Implementamos e usamos o Nagios Core em Debian na empresa e funciona muito bem, foi um bocado trabalhoso no início mas a longo prazo penso que é bastante estável.
Muito bom o poster.
Aqui, na empresa onde trabalho, usamos:
Zabbix
Cacti
Observium
Ossim
System Center Configuration Manager (M$).
E para um pequeno servidor caseiro, qual o melhor?
Esqueci de mencionar o Phpip
Zabbix e Nagios
Gostaria de saber se com algum destes programas consigo monitorizar o sinal de wifi.. Penso que por vezes tenha quebras na internet e a mesma se desligue e depois volte a ligar.. Gostaria de algum programa que me conseguisse gravar reports para entender se desliga ou nao..
obrigado
Para quem quer fazer discover e analise completa da rede, permitindo ver as interligações entre segmentos de rede, recomendo uma tool pouco conhecida, mas muito potente. Já fiz várias instalações e usei mesmo para efetuar discover de todo o hardware (serial’s e módulos).
Permite gestão de VLAN e consegue via ARP dar uma ideia de quantos e que marca de equipamentos (PC’s ou outros dispositivos). Tem informação sobre PoE, spanning tree, Wifi, endereçamento.. e muito mais 🙂
http://www.nedi.ch
Além de ter código aberto, muito simples, permite igualmente gerir MIB’s e criar monitorização especifica baseada numa MIB construída baseada em OID’s
Recomendo mesmo experimentar