PplWare Mobile

Endereçamento IP – Quando configurar o gateway?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Dica bastante útil para configurar redes.

  2. Pessoal, Offtopic (eu tinha que mostrar isto):

    http://b.imagehost.org/0177/youtubelol.png

    Enquanto estava a navehar no Youtube há cerca de 5 minutos, ele caiu e apareceu essa mensagem xDD Leiam as primeiras linhas!

  3. Silva says:

    Muito bom artigo.
    Só uma pequena correção. uma rede com máscara /24 pode muito bem ter mais que 254 equipamentos… não pode é ter mais que 254 IP’s atribuidos a equipamentos que necessitem de endereço de layer 3.
    por exemplo um simples switch de layer 2, ou um hub (layer 1) não requer qualquer tipo de endereçamento IP para funcionar correctamente numa rede física.
    Sei que o autor do artigo está consciente disto, por isso apenas alerto para a frase que pode confundir quem está menos por dentro do assunto.

    Cumpz!

  4. Hugo says:

    Já agora… quando é que continuam a rubrica dos switches e routers etc?

    • Pedro Pinto says:

      Ja tenho o vídeo do switch pronto. Falta o “palavreado” que como devem imaginar não é fácil uma vez que tentamos sempre transformar uma linguagem técnica numa linguagem simples. Mas talvez na próxima semana esteja cá fora 🙂

  5. ruben says:

    Este post fez-me lembrar do ipv6. Seria interessante o pplware fazer um post relativamente a esta tecnologia e a sua implementação em Portugal e no estrangeiro. Para ajudar esá aqui o site do ipv6 da PT: http://www.telecom.pt/ipv6/

  6. Ramon says:

    Olá amigos. Gostaria que vcs fizessem um tutorial de como configurar a rede entre dois computadores no windows 7. Sendo um desktop e um notebook. O notebook acessa via wireless e o pc via cabo par trançado. Uso um roteador tp-link e um roteador wireless netgear.
    Não acho maneira de habilitar o tal ipv 6. Não consigo fazer a rede. Se puder será de grande ajuda visto que não acho nada no google e qdo tem é muito mal explicado. Grato!!!!

  7. mike says:

    O aconselhado será router tenha o DHCP ativo, e os postos obtenham o IP dinamicamente, assim nao há stresses nos clientes quando desejam colocar novos postos, a não ser por uma questão de segurança, mas mesmo assim … a gama 192.168.x.x e os gateways x.1 e x.254 são mais que comuns se fosse esse o caso.

  8. Lau says:

    Bom post!

    Estou por dentro do assunto, sou da área de IT e achei curiosa (boa) a forma de explicar este assunto, até porque com os routers dos ISPs e a “chegada” das redes informáticas nas nossas casas é cada vez mais comum.

    Um dia (já visto em casas protótipo) teremos,eventualmente, de configurar gateways em Frigoríficos e outros electrodomésticos, numa ideia de casa totalmente informatizada.

    Pplware sempre na vanguarda. 🙂
    Abraço.

    • Vítor M. says:

      Frigoríficos já existem com ligação à rede/internet 😉 são equipamentos que dão informações sobre o seu estado de “saúde”, sobre a validade dos produtos que tem dentro e sobre o stock mínimo para eles próprios fazerem a encomenda de géneros alimentares em rotura.

      Ao nível da domótica já existe tanta coisa com “gateway” definido… que nem sei um exemplo que te possa dar… até aspiradores já controlas pela net…

      (ar condicionado, piso radiante/caldeiras de aquecimento central, controlo sobre estores e portadas, fecho automático de entradas de ar em caso de precipitação, controlo de fluxo de água para a habitação, controlo de fluxo de gás, controlo do quadro central de energia, controlo de alarmes, câmaras de vigilância, controlo do fluxo da rega, controlos de luz, som, humidade no ar, controlo da temperatura das piscinas, controlo da temperatura e da humidade das adegas, controlo de sensores de tudo e mais algumas coisa)… e muito mais que se vê nos protótipos de domótica… coisas que, para quem gosta, é de babar 😉

      Abraço.

  9. jean says:

    show de bola, muito bom, mesmo simples mas bastante esclarecedor!

  10. Avalanche says:

    Muito bom, simples e intuitivo

  11. Arley says:

    Parabéns Pedro Pinto, pelo artigo. Sou iniciante em rede, e é o segundo artigo seu que leio. São extremamente didáticos. Já deixei comentário elogiando o outro e não poderia deixar de elogiar este também. Parabéns pela iniciativa!

    Pessoas como você pode fazer a diferença na vida de muita gente.
    Saudações brasileiras!

  12. Arley says:

    Parabéns Pedro Pinto, pelo artigo. Sou iniciante em rede, e é o segundo artigo seu que leio. São extremamente didáticos. Já deixei comentário elogiando o outro e não poderia deixar de elogiar este também. Parabéns pela iniciativa!

    Pessoas como você pode fazer a diferença na vida de muita gente.
    Saudações brasileiras!

  13. Alessandro Machado do Rego says:

    Boa tarde. Sou novo na área. Gostaria de saber se caso uma rede com servidor , switch a ponto de acesso wi-fi, e que tenha um computador conectado ao ponto de acesso, o gateway padrão deste computador é o ip do ponto de acesso ou o ip do servidor?

  14. Geovani Ngola says:

    Como é que o getway funciona como porta de saída para outra rede gostaria dessa explicação mais por menorizada?

  15. Marcio says:

    Bom dia! Diante deste artigo vejam se o q irei fazer é o correto. No mesmo local em minha empresa Tenh o um.modem net já ligado a uma rede cabeada. Vou por um outro modem da net em.um outro predio dentro da mesma empresa (com a intenção de deixar 240 megas pra um prédio e 240 para o outro). Porém mantendo o tráfico de dados interno da rede.normal, ou seja, usuário e ligando na rede normalmente, mas cada prédio sendo servidor de internet por um.modem distinto. Nesse caso entao, basta eu espetar no.modem novo em um roteador e este a um switcher e especificar nas máquinas que quero que acessem a internet do segundo modem o endereço do roteador onde esse estará espetado como o gateway ou então, basta eu espetar o modem da net diretamente.no.swircher e especificar o endereço do modem novo como gateway nas máquinas que Irão acessar a internet a partir dele certo? E dessa forma terei uma.internet para cada prédio porém com a rede interna onde uso um.servidor Windows funcionando normal correto? Abraços a todos

  16. Welmany says:

    Olá boa noite
    A minha dúvida é a seguinte, o meu professor mandou fazer uma tabela de endereçamento.
    Gostaria de saber porque na gateway padrão do router devemos colocar N/A?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.