Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 14

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

Como hojé é dia de Páscoa, tinha em mente apresentar alguns Easter Eggs do Excel 2010. No entanto, após um bom período de pesquisa, cheguei a conclusão que não é conhecido nenhum  Easter Eggs no Excel 2010 (…se souberem de algum…avisem).

Não havendo Easter Eggs hoje vamos ensinar como, tendo uma determinada data, saber a que dia da semana corresponde. Para esse efeito vamos conhecer a função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO.

DIA.DA.SEMANA retorna o dia da semana correspondente a uma data. O dia é dado como um inteiro, variando de 1 (domingo) a 7 (sábado), por padrão.

A sintaxe da função DIA.DA.SEMANA tem os seguintes argumentos:

Vamos a um exemplo:

No entanto, para tudo ser perfeito, era interessante que em vez do numero inteiro fosse apresentado o nome do dia da semana. Para esse efeito existe a função TEXTO. Esta função calcula o dia da semana da data e retorna o nome completo do dia da semana.

A função TEXTO requer dois argumentos:

Vamos a um exemplo:

Por hoje é tudo…esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

DICAS ANTERIORES

Exit mobile version