PplWare Mobile

Como assinar um documento com o seu Cartão de Cidadão


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Costa says:

    ótimo!

  2. Carlos Saraiva says:

    eu uso o adobe reader. Clico em certificados, escolho o certificado, faco um retangulo, coloco o pin e voila.
    documento assinado e validado.

  3. Insider says:

    O ideal seria assinar com o software e a chave móvel sem necessidade do leitor do cartão.

  4. Luis says:

    A sério que os ecrãs com as instruções no Autenticacao.Gov estão em Inglês?

    • Filipe says:

      Não vejo qual é o problema. Não entender pelo menos o básico Inglês em 2019 é quase o mesmo que não entender português, estando em Portugal.

      • Luis says:

        Se não vês problema não há muito que eu possa fazer para to mostrar. Trata-se de um serviço público desenvolvido e disponibilizado pelo Governo Português para os seus cidadãos e que devia ser um serviço o mais inclusivo possível. A partir do momento em que é para usar o Cartão do Cidadão português eu diria que era expectável que as instruções estivessem em Português. Podemos estar em 2019 ou noutro ano qualquer, eu posso saber muito de Inglês e tu ainda mais mas não nos podemos esquecer que todos os nossos concidadãos (já filtrados pelos que tenham computadores e acesso à internet…) devem ter o mesmo acesso aos serviços e existirem as mínimas barreiras possíveis a esse acesso. Como barreiras existem sempre não me faz é muito sentido que seja quem disponibiliza o serviço o primeiro a criar essas mesmas barreiras. Estamos em Portugal e da última vez que vi a língua oficial era o Português.

        • Agostinho Pereira says:

          Concordo inteiramente com o que escreveu. Não se podem esquecer que Portugal já não sendo um país de tantos analfabetos como outrora ainda tem muita gente que não sabe inglês. E há também, sejamos corretos, muita gente, mesmo jovem, que nem português sabe.Isso vê-se nas redes sociais.

      • DoContra says:

        Seria um problema se uma app portuguesa, desenvolvida em Portugal e feita para autenticação de documentos de cidadãos portugueses não estivesse em português…

      • Alfie says:

        Ver o problema é simples: a tua língua é a tua maior riqueza e a tua melhor ferramenta. Se prescindes das tuas raízes abandonas a tua identidade e contribuis para o empobrecimento sócio-económico da tua terra.
        Não contesto o teu conhecimento básico do inglês, mas se não tiveres um conhecimento sólido da tua língua materna pouco irás além do básico na vida.

      • paulo rodrigues says:

        Que comentário tão infeliz… só um exemplo: as teams que desenvolvem software para as máquinas E2 esforçam-se para que as imagens estejam traduzidas no maior número possível de línguas… ah, trabalham por carolice!

    • DoContra says:

      Não. Estão (também) em português de Portugal. A versão da app e do plugin que tenho instalados é em português.

    • paulo rodrigues says:

      Não, encontram-se, também, em português.

    • Manuel Sá says:

      Boa tarde. Não, o exemplo está em inglês mas tens em português. A minha aplicação está em português.

  5. Ricardo says:

    Com a chave móvel digital activa, não é necessário instalar qualquer software, pode-se assinar PDF’s online através deste link:

    https://cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Authentication.Frontend/Processes/DigitalSignature/DigitalSignatureIntro.aspx

  6. Raúl Caria says:

    Bom dia.

    Excelente artigo.

    Em complemento ao mesmo, deixo a sugestão de apresentação de alternativas de Assinaturas Digitais que não a disponibilizada no Cartão do Cidadão.

    Continuação de bom trabalho.

  7. jesus says:

    Bom dia.

    E para linux… o processo é o mesmo (ubuntu, arch…)

  8. MMario says:

    Mas nem sempre tudo funciona bem só para pedir a chave digital muitas vezes é um filme.

    • ThatOneGuy says:

      Andei (sem gozar) 6 meses a “discutir” com a AMA por causa de um problema com a activação da CMD..

      1º porque a activação deu erro e ficou presa num loop (o código enviado para activar a assinatura digital vinha errado e não dava para cancelar a CMD sem cancelar a assinatura digital que por sua vez estava num estado pendente de autenticação porque o código gerado era inválido).

      2º porque por algum motivo o contacto associado não tinha indicativo do país e não dava para mudar.

      Eles diziam “Está resolvido”, mas só ao fim de um tempo (6 meses) é que ficou.

      Mas pronto, ficou!

  9. Hugo says:

    Uso o Adobe Fill & Sign no meu Note 9. É só fazer a assinatura digital e assinar.
    Muito útil quando tens documentos que tinhas que estar a imprimir assinar e fazer scan outra vez para enviar por mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.