3 dicas Google Sheets: Tem a certeza que precisa de usar o Excel? (2)
Quando o assunto é suite de produtividade o Microsoft Office é claramente o melhor! No entanto, hoje em dia existem diversas alternativas sendo que uma das minhas favoritas é, sem dúvida, a suite online da Google onde temos um estilo de Word, de Excel, Powerpoint, etc.
Depois das primeiras 5 dicas, hoje deixamos 3 fórmulas interessantes para quem quiser começar a usar o Sheets da Google (ou folhas de Cálculo em português).
Antes de começarmos deve saber que para usar o Sheets é necessário ter uma conta no Gmail. O acesso pode ser feito por aqui.
#Usar o Google Translate
Sabia que pode usar o Google Translate diretamente no Google Sheets? É verdade... e é muito simples. Para tal basta que use a função GOOGLETRANSLATE, com os parâmetros [texto_a_traduzir][idioma_origem]; [idioma_a traduzir]
Para o exemplo anterior, e considerando que pretendemos a tradução de texto de português para inglês, a fórmula seria algo do tipo.
#Usar o Google Finance
Precisa de realizar câmbios de moedas diretamente no Google Sheets? Com a fórmula GOOGLEFINANCE é fácil e direto. Podem ver aqui toda a informação sobre esta função que é extremamente poderosa.
Vamos a um exemplo. Imaginem que querem saber a quanto corresponde 100, 250 e 500 euros em dólares. Para tal, basta simplesmente usar uma fórmula do tipo =GOOGLEFINANCE("EURUSD")*VALOR_EUROS;
#Converter Unidades
Outra utilidade que podem usar no Google Sheets é a conversão de unidades. Para esse efeito existe a função CONVERT que realiza as mais diversas conversões. Vamos a 2 exemplos. No primeiro exemplo pretendemos saber quanto é 100 fahrenheit em graus celsius. Para tal basta que usem a função: =CONVERT ( 100 ; "F" ; "C" )
Vamos agora considerar que pretendemos converter horas para segundos. Como exemplo, vamos saber a quantos segundos equivalem 3 horas. A fórmula é tão simples como =CONVERT ( 3 ; "hr" ; "sec" )
O Google Sheets tem um enorme potencial e possui quase todas as funções que um utilizador normal precisa. Depois, ao estar disponível na cloud, significa que posso aceder à informação a partir de qualquer dispositivo. Se nunca experimentaram o Google Sheets aqui fica a nossa sugestão para o explorarem. Brevemente trazemos mais dicas.
Este artigo tem mais de um ano
LibreOffice >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Microsoft Office
Gosto particularmente quando o GSheets, no uso de pivots, informa simplesmente que se está a tentar gerar demasiadas colunas! Obrigado, mas não obrigado GSheets 😉
A cuscoid, cujo negocio é publicidade dirigida e recolha de dados dos utilizadores, para que é que precisa dos meus dados numa folha de calculo deles próprios?
Uso no trabalho, ando a procura do script que permita abrir o último tab/linha sempre que acedo o documento tenho que ir para o tab correcto e fazer scroll down para última linha editada, já testei vários scripts nenhum deu, tenho o documento composto por meses janeiro a dezembro e sempre abro o documento este abre sempre na tab de janeiro.
Se guardares o url da folha quando está posicionado como marcador do chrome, sempre que abrires esse marcador já vem posicionado na folha certa
Da última vez que fui ver, não ligava a bases de dados MS SQL e não consegui por código vba a correr lá. Também não abria ficheiros directamente do pc (precisava de fazer upload deles).
É bastante mais limitado que o Excel.
Se vires de outra perspectiva, da última vez que fui ver, o Office Excel não ligava à base de dados da Google cloud e não consegui por código JavaScript a correr lá. Também não abria ficheiros diretamente da Google Drive (totrcidsbs de fazer download deles)
É bastante mais limitado que o Spreadsheets
*(precisava de fazer download deles)
Tenho um chromebook e uso bastante. Não tenho razão de queixa!
Mesmo que o Google Sheets tivesse as funcionalidades NECESSÁRIAS para o meu trabalho diário, o meu projecto impede-me de usá-lo por questões de privacidade de dados utilizados.
Tem muitas lacunas.
Eu uso e não tenho conta no Gmail. Só é necessário ter conta aberta no Google, com um e-mail qualquer, no meu caso é um @ sapo.pt.
Deixei de usar completamente o Office apesar de o ter instalado. As únicas apps que sobrevivem são o Outlook e o OneNote.
Tenho usado a suite online da Google mesmo profissionalmente e tem servido para o que preciso.
Alguma dica para adicionar um atributo a um URL? No caso de já ter um parâmetro (A1) adicionar “¶m=2” se ainda não tiver (A2) colocar o “?param=2”
Exemplo:
A1: https://pplware.sapo.pt?teste=1 output: https://pplware.sapo.pt?teste=1¶m=2
A2: https://pplware.sapo.pt output: https://pplware.sapo.pt?param=2
Muito boas estas informações.
Obrigado