Windows XP – Mudar o Alt+Tab
Venho hoje admitir que por vezes sou ansioso demais em testar novas aplicações para substituir coisas básicas que o Windows traz de raiz. E por vezes para ficar com mais uma coisa qualquer que me lembrei que era "giro" ter acabo por ficar preso a uma aplicação que passado 2 meses nem eu me lembro bem para o que era mesmo que servia.
Assim, resolvi trazer-vos uma dica que cai bem em qualquer Windows XP. Sim, porque apesar do seu irmão mais novo (não o 7 mas sim o Vista) andar nas bocas do mundo o XP ainda vai dando cartas.
E essa dica não é mais do que permitir aumentar a dimensão do Alt+Tab. Sim, esse item esquecido e sempre usado.
Por omissão a dimensão deste aplicativo é de 7 colunas por 3 linhas. Caso tenham mais de 21 janelas abertas vão ter de navegar com o Alt+Tab até chegar à vista da desejada.
Com esta dica passam a poder dimensionar para o valor desejado. Qual a utilidade? Não sei, digam-me vocês. Da minha parte permite-me ter à vista as dezenas de janelas que uso diariamente.
E como alterar esses valores? É simples, basta efectuar algumas alterações no registry.
Escusado será lembrar-vos que fazem essas alterações por vossa conta e risco e se não estiverem confiantes do que estão a fazer não devem sequer tentar pois podem estar a despedir-se do vosso precioso Windows XP e a caminha a passos largos para uma reinstalação fresquinha! Foram avisados!
Depois dos avisos eis que chega o "como fazer a coisa".
E é muito simples:
Mais uma vez e com o rato acedem à famosa barra de tarefas e clicam no botão "Iniciar", aí escolhem "Executar". Na caixinha do costume que se abrirá diante dos vossos olhos escrevem o comando "regedit" (conhecido em meios mais alternativos como o editor de registo).
Abriu-se diante dos vossos olhos o editor de registo?
Eis que é altura de procurarem pela chave:
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
Clicam nessa chave e entre outras muitas entradas devem achar as seguintes (que até estão por ordem sequencial pois partilham grande parte do nome):
-
CoolSwitch
Esta activa o tabbing. 0 desactiva e 1 activa. Por omissão é o valor 1.
-
CoolSwitchColumns
Esta define o número de colunas a apresentar. Por omissão está definido o valor 7.
-
CoolSwitchRows
E esta define o número de linhas a serem mostradas. Por omissão este tem o valor 3.
Alterem portanto para os valores que acharem mais adequados para a vossa utilização e fechem a janela do editor de registo.
Falta-vos apenas voltar a carregar os valores do registo e para isso têm duas hipóteses:ou fazem o reboot da praxe ou fazem logout e login e eis que a coisa se deu!
Como podem ver apesar de estar de saída da linha da frente dos sistemas operativos (se bem que apenas daqui a muitos anos, na minha opinião!) ainda se vão descobrindo boas dicas de como personalizar o seu XP. E lembrem-se. Antes de irem procurar fora vejam o que podem ter dentro de casa! E estou a falar computadoristicamente!
Este artigo tem mais de um ano
A microsoft tem o Alt-tab replacement na sua suíte de powertoys.
http://www.microsoft.com/windowsxp/Downloads/powertoys/Xppowertoys.mspx
“computadoristicamente” aquela expressao que cai sempre bem num topico lol 😀
Boas
Sem ser desmancha prazeres e para quem não quiser mexer no “regedit” no site Microsoft PowerToys for Windows XP tem lá montes de ferramentas do género para quem quiser brincar com o XP.
Mas há algo que nao se inventa?
http://takea-break.blogspot.com
mjmft tens razão, mas qual é o prazer de comer papa? Mastigar é outra coisa 😉
De facto, como refere o mjmft, a Microsoft disponibilizou há uns anos um powertoy capaz de alterar automaticamente esta opção do Alt+Tab, caso sinta dificuldades ou insegurança a mexer no regedit, use essa aplicação, apontada pelo Kyzo.
Obrigado mjmft e Kyzo 🙂
O alt tab do power toys é uma boa ……………
A sério duplica instâncias, não tem sentido, tive de desistir no trabalho (porque em casa de vez em quando mudo o compiz que muda isto :D)
Caro Pedro,
O TaskSwitchXP (em http://www.ntwind.com/software/taskswitchxp.html) é uma boa alternativa. E é gratuito.
Quando passamos pelo registo, quando fazemos a coisa sem nenhum tool’s (ferramenta) a coisa é mais interessante.
Força Pedro
Um programazito que substituisse o alt+tab é que era giro…
deu jeito
Ou então usam-se desktops virtuais … Também dão muito jeito.