Prepare as viagens de férias com o Google Maps em modo offline
É na altura das férias que podemos explorar ao máximo as potencialidades da tecnologia e usá-la fora do nosso contexto do dia-a-dia, explorando novas facetas e funcionalidades.
O Google Maps é de longe um dos mais usados nestes momentos de descanso, permitindo que sejamos guiados para os locais onde queremos ir. Hoje vamos mostrar como é simples preparar viagens com o Google Maps, mas poupado dados, usando este serviço em modo offline.
Não existe qualquer dúvida que o Google Maps é um dos serviços mais úteis que Google tem e que mais utilizam, a par com o Gmail. Este tem evoluído, principalmente nas plataformas móveis, adaptando-se ao que os utilizadores procuram.
A sua utilização em modo offline veio permitir que seja feita uma poupança de dados ou que seja usado em zonas em que a cobertura dos operadores é fraca ou inexistente. Este modo tem algumas funcionalidades pouco conhecidas e uma das mais interessantes é poder ser usado em conjunto com qualquer rota. Isto permite que recolha as zonas offline que vai precisar, sem ter de estar a escolhê-las.
Como definir as zonas offline de uma rota
Todo o processo começa pela definição do trajeto que querem seguir. No ecrã principal do Google Maps escolham o ícone "Ir", que vos vai abrir a zona de definição da origem e do respetivo destino.
Escolham estes pontos e deixem que o Google Maps defina o trajeto que querem. Escolham também a rota a usar e o transporte que vão utilizar.
Vão ver agora surgir uma opção abaixo dos pontos de origem e destino, que vos vai permitir transferir as direções offline. Isto está preparado para a ausência de ligação à rede e pretende evitar que fiquem sem indicações. Assim que derem essa ordem de transferência o Google Maps trata de a colocar em segundo plano, descarregando as zonas do mapa que vão ser necessárias.
Como ver que zonas têm já guardadas em modo Offline
O estado dessa transferência pode ser acompanhado na zona de notificações do Android, e aí podem ver o que falta para que esteja completa e pronta a usar.
Caso pretendam, podem a qualquer momento ver as zonas que têm guardadas. Para isso, abram o menu do Google Maps e procurem a opção Mapas offline.
Dentro dessa zona do Google Maps podem encontrar todos os mapas que têm armazenados, o tamanho que estão a ocupar em disco e também a data da sua validade. Qualquer um deles pode ser aberto e atualizado. Há ainda a opção de o eliminarem, caso não o pretendam usar.
Tenham presente que o próprio Google Maps faz essa gestão de espaço, eliminado os mapas mais antigos, quando estes perdem a validade.
Com esta pequena dica podem usar o Google Maps com a garantia de que em momento algum vão ficar sem as instruções que precisam, quer seja por falta de dados ou simplesmente por falta de cobertura do vosso operador.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
No Smartphone utilizo o Meo Drive e estou muito satisfeito. Não necessito de dados nem descarregar mapas. Qual a vantagem de utilizar o Google Maps?
Concordo plenamente com este comentário. Também uso apenas o Meo Drive e até hoje em centenas de viagens que fiz e continuo a fazer, nunca me deixou ficar mal e sem consumir tráfego.
” Não necessito de dados nem descarregar mapas”
Humm… Então como usas a aplicação se não tens mapas nem dados?
Eu percebi o que queres dizer, sacas o mapa e fica “offline” tipo Here Maps.
Mas o Google maps ajuda-te na questao do trafego, entre outras coisas. Mas cada um tem a a sua opiniao 🙂
Pois, expliquei-me mal. Já tenho o mapa de Portugal, por exemplo, no telemóvel e não necessito dos dados ligados, só o gps. Quanto ao tráfego é verdade mas aí já necessito de ter dados ligados. Não estou a dizer que é melhor, estava a tentar perceber as diferenças.
A vantagem do Meo Drive é que não tem consumo de dados se tiveres alguns (não todos) os tarifários da MEO
Saber como está o trânsito, acidentes, Policia, bla, bla, bla….
Estamos a falar do modo offline, certo? Nesse caso não tens informações de trânsito, acidentes, policia, bla, bla ,bla.
apenas respondi à pergunta: qual a vantagem de usar o google Maps, que obviamente, é online.
Waze.
No maps da google só tens essa informação de transito, acidentes, policia e bla, bla, bla, porque os users do Waze informaram.
E por incrivel que pareça, o waze só ocupa app+dados da app 170 Mb, ao contrario dos extras das outras app que chegam a Gigas.
Utilizo todos os dias, e por mês ronda os 100Mb de dados
Atenção que, o Here Maps também disponibiliza informação de transito.
Qual a vtg ? Compara a interactividade de ambas.
Ora vantagens?
Modo de ditar é muito preciso e permite rapidamente ter a morada sem ter que a escrever.
Indicações permanentes de tráfego e busca automática do trajecto alternativo mais rápido.
Indicações dos transportes publico do local de partida para o destino.
Indicações Uber
procura de estabelecimentos comerciais etc.
Como em todas as app isto so serao vantagens se o utilizador as usar. De outra forma qualquer um serve.
Eu uso e estou google maps e estou bastante satisfeito mas por vezes tenho que recorrer ao TomTom ou MeoDrive para encontrar uma ou outra morada (normalmente em aldeias) que o maps nao tem.
Ena muito interessante, vai dar jeito quando for para fora de Portugal nas férias. Assim de repente não percebi se dá para, por exemplo, estar a ver um local e fazer o download desse local sem ter criado antes um trajeto, mas vou experimentar.
Sim dá. No menu em Áreas offline, há uma opção de Área personalizada, e dá para escolher que área é necessário transferir.
Imaginemos que ha um acidente na estrada e temos que sair da estrada onde circulamos, sera que a Google consegue recalcular outro itinerário?
Não, para isso tens de ter obrigatoriamente os dados móveis ativos. O modo offline é meramente utilizado para o cálculo do trajeto, não tendo acesso a trânsito ou condições de circulação na via.
Sem dados, penso que não.
Consegue, mas estando online, claro. Isso aconteceu-me uma vez que tive de ir a Lisboa. Mesmo conhecendo o caminho, ligo sempre o Maps para ter informação em tempo real do trânsito. Dessa vez ele mudou-me o itinerário 2 vezes, pedindo a minha autorização prévia para alterar. Essencialmente havia acidente no Saldanha. A volta que ele me disse para dar parecia pouco lógica, mas aceitei. A verdade é que cheguei a horas ao Marquês sem apanhar trânsito nenhum.
E chegaste a horas, porque foram os utilizadores do Waze que partilharam essa informação.
O waze é interativo, o maps coleta a informação do waze
Essa funcionalidade para mim tem mais relevância, quando utilizada no Google Trips, que permite que se faça o download da cidade onde vamos estar.
Prefiro o Here Maps.
Para quem usa Android e iOS tem o Here com mapas offline sem necessidade de fazer coisas estranhas.
Quem tem Windows Mobile tem o Mapas com os mesmo mapas do Here.
Tudo sem a utilização de dados
Não sei porque a google ainda não apostou nisso. Eles lá saberão.
Eu dei estes dois exemplos mas há mais, seja gratuitos seja pagos!
APP para Android e iOS “HERE WeGo” e está o assunto resolvido… basta fazer o download de qualquer mapa de qualquer parte do mundo (FREE). O Google é bom, mas estando em viagem nada como o HERE!
Não consigo perceber tamanha preocupação. Eu tenho o me telélé com os dados ligados 24/7 e quase nunca chego aos 3.5 gigas consumidos. Além de ser raro ficar sem net, é muito mais seguro do que ligar a wi-fi manhosos e desconhecidos.
Isso é porque tem 3,5GB de dados para gastar. Há quem não tenha, e olhe que não são asism tão poucos, a começar pelos que têm telefone de empresa.
Felizmente até tenho 5gigas e não é por uma questão de posses financeiras, mas sim por uma oportunidade que a própria Vodafone ofereceu durante algum tempo numa campanha Yorn. Com isto quero dizer que aos poucos e poucos o conceito de redes wi-fi vai acabar por perder importância a não ser nas nossas casas. Desde há 6 meses em que aceitei, a NOS estava a oferecer por 2 meses 2gigas e agora já há quem atire 30gigas para atrair clientes. Assim, o conceito de perda no consumo de dados vai deixar de ser uma preocupação muito em breve.
Isto dá para android? A opção para transferir para offline não me aparece depois de colocar a ponto de partida e de destino
Essas imagens são feitas num Android, por isso sim, dá para Android.
Vê se tens a app do Google Maps atualizada. Na maior parte dos casos o problema está nesse ponto.
Os mapas offline, não aparecem na seleção do trajeto.
Aparecem sim, no menu para escolher uma area
Se tiveres tempo opta pela N120, para não parecer que o meio é um deserto… Lagos é um bom destino.
A desvantagem do Google Maps em Portugal é que existem poucos operadores de transportes públicos a disponibilizar as suas carreiras no programa.
Em alguns países ninguém dispensa o google maps para viajar.
Google maps não presta porque se tem de usar em online…. Ou senão fazer o nosso percurso em online e depois o deixar em segundo plano e depois só aí é que dá offline essa parte… Dá muito trabalho e é confuso…. Moços se querem Gps offline de borla com voz assistida descarreguem o Here WeGo maps…. É do best sem gastar dados nem um chavo…. Até os mapas do mundo todo são grátis
Mas saiu alguma actualização recente? Porque o modo offline só dá para percursos de automóvel, o Maps nao faz percursos de transportes nem a pé sem dados.
Como é que se pode verificar o custo das portagens associafas a cada trajecto no google maps?
Usei o Here durante muitos anos, no entanto agora que tenho um pouco mais de NET tenho usado o Maps, conclusão: A qualidade do percurso do google é superior. Nas últimas versões do Here em estradas nacionais, manda-nos passar por estradas muito pequenas, por vezes perigosas. O Google segue uma lógica mais ao meu gosto. Antes no Here podia se seleccionar o percurso mais curto ou mais rápido por exemplo, hoje apenas sugere, durante o percurso altera e nem nos apercebemos… Já passei por ruas que sinceramente só de bike… O maps segue uma lógica mais ao meu gosto. Mas claro são opiniões. O que gosto do Here é o contador com aviso de velocidade que falta no Maps.
Nada se compara com WAZE!!!!!! Testem!!! e opinem
Já agora perspectivando uma viagem à China, e sabendo que tudo o que é google (Sim já tenho VPN) está bloqueado, qual será o melhor mapa , essencialmente Shangai e Pequim. Sendo que já tenho o OsmAnd e Offline maps.