Saiba como deixar de usar o browser do Facebook no Android
A maior rede social do planeta virou-se há algum tempo para as plataformas móveis, onde pensa estar o seu futuro. Com aplicações criadas para permitir que estejamos sempre ligados, a partilhar conteúdos e a conversar com os nossos contactos, tudo parece apontar para esse caminho.
O Facebook tem lentamente e de forma muito discreta colocado alterações e novidades nessas aplicações, sem que as apresente aos utilizadores.
Uma das mais recentes foi a inclusão do seu próprio browser dentro da sua aplicação. Mas queremos usar este browser? Nem todos pensam que sim e por isso hoje explicamos com o desabilitar.
São várias as novidades que o Facebook tem introduzido nas suas aplicações nos últimos tempos. Para além de ter separado as mensagens da aplicação principal, resolveu também colocar os vídeos em reprodução automática, podendo os utilizadores ter acesso directos a eles.
Mas algumas dessas novidades não foram bem vindas e os utilizadores não deixam de se queixar e de mostrar o seu desagrado. Se o tinham já feito no caso das mensagens, na situação dos vídeos não foi diferente.
Mas neste último caso o Facebook deixou aos utilizadores a possibilidade de desabilitar esta opção, não consumindo assim dados de forma desnecessária e evitando que esses vídeos sejam lançados.
A última novidade surgida vem no campo da visualização de páginas. A aplicação Facebook passou a contar com um browser próprio, que passou a ser o usado para abrir links que sejam partilhados.
Esse browser tem as mesmas funções que qualquer outros que possam ter, mas muitos utilizadores preferem não o usar e por várias razões.
Em primeiro lugar não têm aí as suas sessões iniciadas, o que pode levar a que tenham de colocar as suas passwords num browse que não conhecem e que não controlam.
Por outro lado não podem guardar favoritos de forma simples tendo de copiar o link e abrir no seu browser.
Mas é possível desabilitar a utilização deste browser, usando o definido no Android para abrir os links. Comecem por aceder ao separador Mais na aplicação Facebook e aí dentro procurem pela opção Definições de aplicações.
Uma vez aí dentro devem procurar pela opção Abre sempre ligações com browser externo, que não deve estar seleccionada. Activem-na e de imediato passam a abrir os links partilhados no vosso browser de eleição.
Esta é apenas mais uma novidade que o Facebook introduziu de forma discreta sem que a tivesse anunciado aos utilizadores. A presença de um browser dentro do Facebook dá a esta rede um maior controlo sobre o que os utilizadores visualizam e conseguindo dar métricas mais fiáveis sobre a utilização e o acesso aos links partilhados.
Este browser é limitado e nem permite aos utilizadores colocarem os seus próprios links, limitando-se a aceder aos links directamente, dando apenas a possibilidade de os partilhar ou de copiar.
Se não pretendem usar esta versão reduzida do browser do Facebook apenas precisam de o desabilitar e ele desaparecerá para sempre, sendo os links abertos no vosso browser de eleição!
Este artigo tem mais de um ano
A vantagem de usar o browser próprio na app do Facebook é que permite visualizar links externos e voltar ao ponto do feed onde ficamos.
Antes, ao abrir numa aplicação externa, muitas vezes, ao voltar novamente á app do Facebook, voltávamos ao inicio do feed.
“…ao voltar novamente á app do Facebook, voltávamos ao inicio do feed.”
O facto de que eles não melhoram a app para impedir que estas situações ocorram, sendo a solução recorrer a um browser próprio que só vem inchar o tamanho do pacote ainda mais, não é de todo uma vantagem.
É mais uma conveniencia que tentam obrigar as pessoas a utilizar para proveito deles.
No meu caso sempre voltei á posição onde estava o feed.. simplesmente faço o back no browser e ele fecha e volta para o facebook..
Pelo menos com o UC Browser e o browser de origem não dá problemas
Espetacular é que eu assim que o facebook colocou essa feature disponível eu desabilitei tal como o que é dito aqui para fazer… O que aconteceu? Facebook recebeu actualização, vou a abrir um artigo e puff, lá está a besta a abrir novamente no facebook e não no browser. Maravilha! Incompetentes d’um raio…..
-OFF-TOPIC-
Alguém me sabe dizer se é possível configurar um segundo router da meo (thomson t784) com outro igual para aumentar o sinal wi-fi que tenho? Nota que pretendo ter um router num andar e o outro noutro andar de cima para alcançar mais sinal wi-fi do que o que tenho agpra!
Cumprimentos a quem me souber ajudar!
arranja um repeater
Pois… Mas não é possivel fazer do router um repetidor?
Pelo que percebi tens dois routers. Basta ligares um ao outro por cabo e alterares umas configuraçoes que dependem de router para router.
Isso não afeta a app Gestor de Páginas pois não?
Simplesmente já não uso a app há anos. Não sei como se encontra, mas na data em que mudei o m.facebook.com até funcionava melhor que a app dedicada.
Só um pequeno reparo: Nao é um browser do facebook, mas sim uma webview do Chrome.
A melhor coisa que fiz pra deixar de usar o browser do Facebook foi começar a usar o Facebook NO browser 😀
Mas ainda há quem use o Facebook !!!!???