Saiba como adicionar e usar novos teclados no iOS 8
A chegada do iOS 8 aos dispositivos móveis da Apple veio trazer um leque de novidades que muitos ainda estão a descobrir. Se a nível de imagem as verdadeiras mudanças vieram na versão anterior, esta é a versão da consolidação e da disponibilização de um iOS mais aberto e mais focado na customização.
Uma das novidades que mais chamou à atenção de todos foi a possibilidade de agora serem usados teclados de terceiros, deixando de lado o já muito evoluído teclado do iOS.
As ofertas que já se podem usar são interessantes, mas antes de mais é preciso saber como aplicar e activar esses mesmos teclados.
A possibilidade de serem usados teclados de empresas terceiras no iOS revela que a Apple começou finalmente a abrir o seu sistemas operativo móvel aos programadores, deixando assim uma muito maior liberdade de customização e de adaptação às necessidades do utilizador.
As diferentes ofertas que podemos encontrar na App Store revelam já que esta é uma opção madura e que podemos agora ter teclados com funcionalidades que vão muito além da simples introdução de texto.
Para se poderem utilizar estes novos teclados apenas precisam de os ter instalados, algo que se faz da mesma forma que qualquer outra aplicação da Apple Store.
Mas depois de instalado, é hora de activar o teclado. Esta operação não é nada complicada, mas importa saber em detalhe onde e como pode ser feita.
As definições do iOS têm agora a uma área específica dedicada aos teclados e é precisamente aí que tudo acontece, desde as definições de idioma do teclado do iOS até ao comportamento deste, passando claro, pela escolha e activação de teclados externos ao iOS.
Comecem então por aceder às definições do iOS e escolham a opção Geral. Depois dentro dessa opção façam scroll e acedam à nova opção Teclado.
Dentro desta vão poder ver as duas únicas opções que estão registadas no iOS. Devem ter apenas o nosso idioma e também o teclado Emoji.
A opção que devem escolher é a terceira, e que reflecte o que querem fazer, Adicionar teclado.
Ao seleccionarem essa opção será apresentada uma lista de outros teclados possíveis de serem usados, devendo o(s) teclado(s) que instalaram estar presentes para serem escolhidos.
Para este guia foi escolhido o teclado SwiftKey, sendo essa a opção presente na lista. Se tiverem mais teclados instalados, estes vão surgir aqui também apresentados.
A partir do momento que escolhe esse novo teclado ele fica activo. Devem no entanto verificar se existem algumas opções disponíveis dentro do próprio teclado.
Para isso seleccionem-no da lista de teclados que o iOS apresenta e vejam quais as opções disponíveis.
Validem de forma muito firme se querem dar acesso desse teclado aos dados que inserem. No caso do SwiftKey é pedido acesso total, o que significa que todos os dados registados pelo teclado são remetidos para o programador, e estes incluem dados sensíveis do utilizador.
Nem todos os teclados pedem este acesso ao utilizador, mas devem ter muito cuidado com os que pedem pois os dados são transmitidos para fora do vosso controlo, quer o que vão inserir dai em diante e o que inseriram no passado.
E pronto, a partir desse momento o novo teclado está activo e pronto a ser usado. Para o testar apenas necessitam de aceder a uma aplicação que necessite de teclado e vão de imediato descobri-lo pronto a ser usado.
Lembrem-se que podem a qualquer momento trocar de teclado, usando para isso o globo que fica junto da tecla para alternar entre letras, números e símbolos. Devem carregar nessa tecla e escolher o novo teclado que querem usar.
Esta novidade que o iOS 8 trouxe vem dar assim uma liberdade dentro do iOS que até agora era impossível. Usar um teclado que não fosse o da Apple era algo que apenas podia ser pedida e que muitos não consideravam possível.
Este poderá ser apenas o início de uma nova filosofia da Apple onde terá um sistema mais ajustado ao utilizador e com uma muito maior liberdade para ser ajustado e adaptado, quer com ferramentas do sistemas quer com outras externas, mas adaptadas.
Este artigo tem mais de um ano
“Esta novidade que o iOS 8 trouxe vem dar assim uma liberdade dentro do iOS que até agora era impossível. ”
Por acaso sou um dos que prescindiu dessa liberdade. Experimentei o SwiftKey e desinstalei, porque:
– O SwiftKey me pede para o que escrevo passar pelos seus servidores, para o poder analisar e ser mais “preditivo”
– A Apple, mesmo metendo o teclado de terceiros em sandbox, não os deixa usar para preencher credencias (nome/password) – porquê, porque podem não ser seguros, ou dito de outra maneira, podem ser um keylogger.
Mas não se tinha percebido que a Apple ao rejeitar teclados de terceiros não era uma questão de liberdade mas de segurança? E continua muito desconfiada.
+1
Eu quando tive uma experiencia no mínimo péssima com os teclados extra: 1) instalei o Swiftkey e pede-me permissäo (como disseste) para enviar info aos seus servidores??? Oi??? Näo só me gastará bateria por usar WIFI, como enviar a info para um servidor é de rir 2) näo funciona o “traco” (swift) porque (diz na web) que nos iPad há uma limitacao de RAM (sandbox) e näo há RAM para tal 3) posso ter feito algo mal, mas apesar de mover o teclado SwiftKey para o topo, todas as vezes que abria uma app…aparecia antes o teclado da Apple!
Tristeza…. lol
É uma pena é que não os memorize como default e passe a vida a trocar para o teclado da Apple.
Estas mudanças são bem vindas, é uma pena que esta abertura do ios esteja tão inacabada!
Memoriza como default, só reverte para os teclados originais se for para introduzir usernames/passwords.
A mim estava sempre a reverter e não era só em usernames/passwords
A mim, não me acontece isso, só muda quando entro passes…
É uma pena que não os memorize por defeito e esteja sempre a voltar ao teclado nativo da Apple.
Esta abertura do iOS é uma coisa boa, pena que esteja tão inacabada…
Pedro, é possível definir o teclado por defeito nas definições>geral>teclado>teclados e “editar”. Aqui passar o teclado desejado que fique como padrão para primeiro lugar.
O SwiftKey além de não estar optimizado para o 4S, também é bastante lento a aparecer. Não spotlight então é um exagero.
Não sei se a culpa é do SwiftKey ou se é do ios.
Tenho uma duvida e só não instalei ainda nenhum teclado por uma razão. O aviso que ele diz que vai ter acesso a todos os dados não me dá confiança, e se existe coisa que prezo no meu iphone é a minha segurança e ter uma aplicação que vai memorizar determinados dados, não me faz sentir seguro.
Qual a hipotese de estas aplicações darem problemas nas questões das politicas de segurança? E confidencialidade?
Tipo, por exemplo aceder a app do banco, memoriza dados ou não?
Estou um pouco de pé atrás somente nessa situação, conheço muito bem o Swiftkey e gosto, mas só não o tenho porque não dou a permissão final há aplicação.
Opiniões por favor, Obrigado.
Não uso, precisamente por isso!!!
Na minha opinião, se querem o melhor teclado do mercado instalem o SwiftKey, o rapazolas parece que nos lê o pensamento. Em Android ele funciona 5* e dos 6 teclados que fui experimentando ao longo dos tempos, o SwiftKey é sem sombra de dúvida o melhor.
É pena não se falarem aqui de melhorias ou de novidades de SO de outras marcas, como por exemplo, do Windows Phone 8.1, que também tem vindo a ter atualizações constantes, mas não se abordam tais questões. Por aqui se vê realmente a tendência deste site.
Como ex-utilizador de iPhone e, tendo mudado recentemente para um Lumia, posso garantir que, o SO o Windows Phone 8.1 está muito bem pensado e orientado pelo utilizador, superando até em muitos aspetos o iOS.
Infelizmente vivemos num mundo de manias e modas, querendo dizer com isto que os produtos Apple viraram moda e, como tal, o “Zé Povo” tem de ter, muitas vezes não por ser o que mais se lhe adapta, mas sim porque o “seu vizinho” também tem.
*para o utilizador…
Estás a ser injusto. Tiveste as novidades do Windows Phone 8.1 explicadas e apresentadas…
E tal como para iOS tens também dicas para WP e para Android. Só tens de saber procurar no sítio certo!
Eu sou “agnostico”, mas a verdade é que aqui no site a empolgacäo é verdadeiramente Apple > Android >>>> WP. WP näo é de momento uma opcäo para mim (quem sabe o WP 9), mas ainda assim gostava de ter mais info das possibilidades, novidades, novas apps, etc do WP.
Na verdade devia ter escrito “É pena não se falar aqui tanto…”. Sei que já abordaram esse SO algumas vezes, já acompanho o vosso site à muito tempo e sei que sim, mas como diz o “rmcrys” e bem, a meu ver, vocês têm uma tendência muito maior para falar de software e hardware Apple, seguido de Android e depois…..os “outros”.
Penso que deviam pensar um pouco mais no universo que são os vossos leitores (diários) e apostarem mais na generalidade de opções que o mercado oferece uma vez que nem todos gostam das mesmas coisas. Mal seria…
À parte disto penso que devem continuar o excelente trabalho que tem vindo a fazer e com os conteúdos apresentados.
Abraço Pplware
Mudem para Android e não têm qualquer problema….
Eu cá acho que és tu que tens um problema lol…
Serio Fanboys seja de android ou apple.. ridiculo
Este Fim de semana estive a ver o novo Iphone o 4,7″ e depois de ver tudo conclusão:
Que Barrete !
o modelo de demonstração já não estava muito direito,e a construção do mesmo deixa muito a desejar,e custa uma pipa de massa.O IOS não vej diferença tão grande para a versão 7.
Tantos meses para sair um produto caro e mal feito.
Mesmo que mau…a sério, se fosse mau para que te incomodavas a vir aqui comentar.
Que totice, ignora as noticias que não são do teu gosto pessoal. Convenceres a maioria que estamos todos errados, é mais simples na tua cabeça do que simplesmente convenceres-te que ha gente que gosta de coisas diferentes. O que deves procurar entender é porque se paga Premium por um produto destes, porque se calhar, funciona mesmo bem. DIGO EU !!
Eu ainda este fim-de-semana passei na Apple e vi ao “vivo” o iPhone 6 e 6 plus. PROS: qualidade de construcäo e ecräs de topo, ambos os ecräs säo muito brilhantes, cores soberbas e tudo está smooth smooth smooth sem um único lag, finos e muito leves e sexy;
CONS: a saliencia da camara faz com que na mesa o iphone fique inclinado para um lado E COM O TEMPO vai estragar de certeza o vidro safira ou o metal à volta. O iPhone 6 tem um ecrä de resolucäo desactualizada e 326 ppi…bom…totalmente descabido para o preco em 2014! O iPhone 6 Plus é soberbo, os 1080p em 5.5″ säo impecaveis e só mesmo com um LG G3 ao lado (QHD) se nota no texto ou fotos de edificios a resolucäo de “apenas” 1080p, de resto é impossível notar a resolucäo extra do QHD. Os únicos verdadeiros contras do iPhone 6 Plus säo mesmo o tamanho externo GIGANTE (é maior que o meu Note 3 um bom pedaco!!!) e a bateria (dita pelos funcionários) ainda bem inferior aos melhores Android.
PS: pelo menos na loja onde fui (Alemanha) näo houve ruptura de stock…
Vê lá, que a Apple ainda vai à falência com a tua “opinião”…
Já comprei um e usei também dois gratuitos… Acabei por voltar ao original. Acho-o muito mais intuitivo, além de ser mais estável. Por exemplo, no Fleksy volta e meia voltava às definições de origem.