Saiba como automatizar a sua faturação online
Quando iniciei o projeto Magnar, tive de aprender a gerir partes do negócio que desconhecia por completo, tais como faturação e contabilidade.
Este artigo tem como objetivo dar algumas bases a quem esteja a começar um negócio online, tenha um negócio cuja faturação ainda não esteja automatizada ou simplesmente queira aprender mais sobre o assunto.
Com este artigo, vamos:
- Aprender o que é um ficheiro SAFT
- Analisar alguns programas de faturação
- Descrever o processo de automatização do envio de faturas por email (utilização das API)
Ficheiro SAFT
Qualquer empresa que faça vendas tem a obrigação de comunicar, mensalmente, a faturação à AT de forma automática ou enviando mensalmente um ficheiro SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version) para as finanças. Este ficheiro, em formato normalizado XML, reúne a documentação fiscalmente relevante (identificação da empresa e dos clientes, as faturas, etc.) relativa a um determinado período de tempo.
O ficheiro SAFT tem de ser gerado por um software de faturação certificado. Depois de gerado, é submetido no portal das finanças pelo contabilista da empresa, ou pelo próprio software, se este estiver integrado com o portal das finanças (já quase todos estão). Felizmente, existem várias soluções no mercado que permitem uma fácil gestão da faturação online.
Programas de faturação
Entre outras funcionalidades, este tipo de software permite:
- Gerar faturas e recibos
- Criar relatórios de vendas
- Manter a informação dos clientes, itens, fornecedores de forma organizada
- Gerar o ficheiro SAFT
- Integrar com lojas online (Shopify, entre outras)
Avaliei os três programas de faturação online que considerei mais consistentes à luz de quatro fatores:
- A interface gráfica do site
- A qualidade da API
- O valor da mensalidade
- A qualidade do suporte.
As opções de software analisadas foram:
- InvoiceXpress
- Moloni
- SageOne
É importante ter em conta que todos as soluções analisadas são muito fortes, pelo que a minha análise é focada nos requisitos do meu próprio projeto. Naturalmente, cada empresa deve fazer a sua própria avaliação.
Acabei por optar pelo InvoiceXpress pela qualidade da GUI e simplicidade da API.
Vejamos mais em detalhe a implementação da geração de uma fatura/recibo, alteração de estado da fatura e envio do email respetivo.
Implementação com o InvoiceXpress
A API do InvoiceXpress é REST em formato XML e permite gerir clientes, itens, faturas, devoluções, shippings, entre outros.
Tanto na API do Moloni como na do SageOne, a autenticação é feita por OAuth 2.0. No InvoiceXpress, a autenticação é feita enviando a API key na query string. Esta opção é menos segura, o que obriga a algumas precauções.
O processo de enviar uma fatura a um cliente por email tem três etapas:
Neste capítulo descreverei a implementação necessária no backend de forma a automatizar este processo.
Gerar a fatura/recibo
O processo começa sempre com uma compra a ser efectuada no backend. Depois do pagamento ser confirmado, podemos então criar uma fatura.
A fatura é constituída por pelo menos a data, uma lista de itens e um cliente. Podem-se enviar outros parâmetros, tais como a retenção, descontos, mas neste artigo ficar-me-ei pelo básico.
Vejamos os modelos Java que suportam estes objetos no meu projeto.
O IETax, que faz parte do IEItem, contém apenas o nome do código IVA que é aplicado; por exemplo IVA23 ou IVA13. Caso tenha o NIF do cliente, pode passá-lo no parâmetro “fiscalId”. O modelo IEInvoice é criado e preenchido sempre que uma compra é efetuada no sistema. Depois é convertido para XML e submetido por POST através do seguinte endpoint:
/invoice_receipts.xml
A resposta da API será um modelo mais completo da fatura. É importante reter o seu ID para os passos seguintes. Não entrarei em detalhes de implementação na conversão do modelo para XML nem nos pedidos REST, por variar demasiado de linguagem para linguagem.
Alterar o estado da fatura
As faturas são sempre criadas como rascunhos. A partir daqui há duas opções:
- Altera-se o estado da fatura/recibo para “finalized” e aí passará a estar válida para ser enviada ao cliente e para integrar as contas da empresa
- Altera-se o estado para “deleted” para a apagar
Quando está “finalized”, já não se pode apagar. Se houver necessidade, pode-se cancelar, alterando desta vez o estado para “canceled”. De notar que, para cancelar uma fatura, é necessário especificar um motivo.
A alteração do estado de uma fatura é feita enviando um objeto com o seguinte modelo:
public class IEState { String state; }
Deverá ser feito um PUT para o endpoint:
/invoice_receipts/{invoice-receipt-id}/change-state.xml
Enviar email com a fatura
A API do InvoiceXpress suporta o envio de uma fatura por email depois desta estar finalizada, fazendo um PUT para o endpoint:
/invoice_receipts/{invoice-receipt-id}/email-document.xml
Deixo o meu modelo Java:
public class IEMessage { IEClient client; String subject; String body; String cc; String bcc; }
O campo body não é obrigatório, mas pode ser usado para enviar HTML para obter um email mais rico.
Notem que também dá para gerar um URL com o PDF da fatura. Esta funcionalidade pode ser bastante útil para, por exemplo, disponibilizar todas as faturas do cliente no website.
Conclusão
Em suma, o processo de automatização da faturação não é complicado, podendo ser feito por um programador de backend em poucos dias. Neste artigo, abordei apenas o cenário mais básico (criar faturas) mas é possível automatizar muitos outros processos.
Não há softwares certos nem errados, cada indústria tem necessidades diferentes e, portanto, cada empresa deve adotar aquele que mais lhe fizer sentido tendo em conta os seus desafios.
À medida que a Magnar foi crescendo, surgiram novos desafios, tanto no negócio, como na parte tecnológica.
O primeiro desafio que partilhei foi sobre o processo técnico de desenvolvimento de uma plataforma - se encontrares valor nestes tipo de artigos e quiseres que continuemos a partilhar a forma como desconstruímos outros desafios tecnológicos, deixa-nos algum feedback. Lemos e respondemos a todos os comentários e questões.
Este artigo tem mais de um ano
Não conhecia o SageOne. Uso o Invoicexpress há muitos anos mas está na altura de procurar algo melhor. Continuam a ter as falhas de há 5 anos, listagens. Não têm evoluído absolutamente nada de ano para ano, apenas retiraram funcionalidades e dificultam mais o acesso a várias ferramentas.
O Moloni tem um design muito ultrapassado e com demasiados menus, não se torna intuitivo.
Experimente o Vendus
Afinal de contas não sou só eu a estar insatisfeito com o Invoicexpress !
Uso há anos e quando apareceu, era muito, muito básico e caro mas foi o primeiro.
Passado todos estes anos, continua caro e continua básico.
Não evoluiu nada.
Qualquer pedido ao suporte vem com a resposta de que têm outras prioridades. Pergunto-me quais são pois o software está sempre na mesma !
Gostaria de mudar mas também perder o histórico não é muito bom.
O InvoiceXpress permite exportar os teus dados em vários formatos: XML, XLS, CSV, SAFT. É questão de encontrares outro software que satisfaça os requisitos do teu projecto e importar os dados!
Bom dia. Com o ficheiro Saft Globar é possível importar todos os clientes, fornecedores e artigos.. Contudo os movimentos já é outra coisa. Temos vários softwares que conseguem isto.
Excelente partilha 😀 muito obrigado!
Obrigado João! 😀
Deviam fazer um artigo semelhante para serviços de lojas online
Comprometo-me a um dia escrever um artigo sobre serviços de lojas online! 😀
Muito bom Diogo!
Mas partilho da mesma ideia do Ze Lopes, e mais especificamente prestashop. 🙂
Bom trabalho
Já existe?? 🙂
viva, utilizo o keyinvoice e gosto bastante. boa relação preço qualidade e bom suporte técnico com bons tempos de resposta.
Boas Paulo. Estive a analisar e parece muito interessante sim. Também têm API?
viva! isso não sei, mas se lhes ligares ou mandares email eles respondem sempre e rápido.
quanto precisei de um soft testei dezenas, e fique por este. para já satisfeito e a relação preço/features ainda não encontrei melhor.
Hey Paulo, por acaso também ando a pensar começar a trabalhar com o keyinvoice. Pelo que vejo eles têm uma API em SOAP, já com algum tempo (diria) a documentação parece razoável com pequenos exemplos em php e javascript. https://login.keyinvoice.pt/DocumentacaoAPI.php
Utilizo o CloudGEST há bastante tempo e estou muito satisfeito! Muito fácil de utilizar e muito completo! Até dá para interligar com loja online fornecida pela mesma plataforma! Não tive nenhuma dificuldade na importação dos dados do meu anterior software de faturação!
Pessoalmente não gosto do design do CloudGEST eheh. Mas a ideia é mesmo essa: encontrar o software que mais se adequa ao nosso projecto! 😀
falta mencionar aqui alguma legislaçao, como o envio por email sujeito a aceitaçao por patte do cliente.
e não só o mais importante é a assinatura digital no PDF
Boas Julio. Se conseguires elaborar um pouco mais, posso adicionar uma nota no artigo sobre isso!
Esse assunto da legislação é interessante. Nem todos os sites enviam email sujeito a aceitação, por exemplo…
Uso um software que não está nesta análise à bastante tempo, o masterway, e integro com a Contabilidade.
Eu uso o módulo comercial que integra automaticamente com a contabilidade depois o meu contabilista acede e tira todos os mapas legais que são necessários entregar ás Finanças. Até me demonstrarem o contrário não troco porque simplificou muito o meu trabalho. Todos os meses tinha que andar a entregar as faturas ao meu contabilista para lançar noutro software e eu não tinha acesso a ele.
Uma das conclusões deste artigo é mesmo essa: usar o software que mais se adequa ao nosso negócio. Penso que experimentar alguns inicialmente é a melhor abordagem.
O Sage One que referem, tem a opção de pagarem apenas 0,99€ por mês se não emitirem mais de 5 facturas por mês!!!!!! Esse de 5€ é para quem faz mais de 5 facturas por mês (não tem limite).
Olá Rui. O pack que referiste dos 5 documentos por mês seria demasiado limitativo para quase todos os negócios. Daí ter escolhido packs sem grandes limites.
Viva, bom artigo.
Acho que peca pois não inclui o novo software Jasmin (my.jasminsoftware.com).
Mudei para o Jasmin recentemente e estou a adorar a experiência, vale a pena em todos os aspetos!
Experimentem 🙂
Agradeço o feedback RF. Felizmente existem muitos softwares de qualidade. Mas como disse noutro comentário, o objectivo deste artigo era o de dar bases de facturação a quem está a começar negócios e não o de fazer uma extensa análise sobre cada software.
Já alguem fez uma análise ao Gestix? Gostava de saber opiniões.
Falta TocOnline, jasminsoftware gratuito para menos de 30.000€ de facturação
o TOC online, que é o que utilizo e cada vez mais utilizares, é na realidade o SAGE com o logo da Ordem dos Contabilistas Certificados 🙂
Há uma parceria muito antiga entre a Ordem e a SAGE. Aliás, basta veres todas as revistas da Ordem e vez no fim a última capa com publicidade deles. Foi feito de raíz a pensar nos contabilistas e com a ajuda destes.
vês
Bom dia. Permitam-me opinar. O toc – Online já não tem nada a ver com a Sage. Em tempos passados houve uma parceria com alguns produtos ligados à Gestão Administrativa e um Add-on para a contabilidade . Que eu saiba no momento não está a acontecer parceria a este nível. Contudo corrijam se estiver enganado.
E custa quase 80€ por ano (já com IVA).
Obrigado pelo feedback! Há cerca de 2500 softwares de facturação. O objectivo deste artigo não era referi-los a todos mas sim dar bases de facturação a quem não tem experiência na área.
Utilizo o Odoo para facturação e ERP… além disso é open-source…
Mas está certificado pela AT? Se não estiver não pode ser utilizado, pelo menos por cá!
Boa iniciativa! Apenas um reparo… o site em WIX?? A credibilidade do desenvolvimento de alguma coisa fica logo à partida comprometida! Pelo menos na minha opinião, que vale o que vale.
+1
Agradeço o feedback Pedro!
O core do nosso negócio é o mobile e por sermos uma startup muito recente, considerámos que uma landing page simples em WIX seria suficiente. Entretanto, caso tenhas interesse em saber mais sobre o desenvolvimento, convido-te a leres o meu outro artigo sobre a nossa plataforma aqui no pplware. Podes encontrar o URL no final deste artigo.
Qualquer bom programa de contabilidade já integra faturas a partir do ficheiro SAFT. O mais importante na faturação a partir de uma loja online, é a integração. O ARTSOFT ECommerce põe automaticamente na loja Online os produtos do programa de faturação que se encontra localmente no meu computador, quando a compra é feita na Nuvem, recebo uma encomenda no meu programa, e transformo-a em fatura sem mais trabalho. Loja web integrada a partir de 49€ /mes + iva
Boas Julio. O mais importante num software de facturação é aquilo que o negócio mais necessitar. A análise que partilhei foi orientada ao meu negócio e eu promovo que cada empresa faça a sua própria análise.
Completamente de acordo. Cada negocio as suas necessidades. Afinal discutimos todos soluçoes e variantes existentes no mercado atualmente
O Magnifinance também é bastante completo.
Utilizo o https://invoicexpress.com e para já funciona muito bem
Ja experimentaram o TOCONLINE?
Bom , rápido e bastante em conta, com a vantagem de estar ligado diretamente à vossa contabilista, pois eles também o estão a usar… fica a dica.
É mais avançado porque é um ERP, utilizo o Business Cloud ArtVision.
Eu uso o Jasmin https://www.jasminsoftware.com/. O suporte em chat é 5 estrelas, respondem em 2minutos, incluíndo fim-de-semana. Permite personalização das faturas e integração com loja online Facebook. A parte melhor é que é gratuito até atingir 30.000 euros
Excelente artigo! Sempre muito útil! Há dois meses atrás comecei a usar o Jasmin da Primavera (www.jasminsoftware.com). Até agora tem sido uma experiência muito boa! Sempre usei software instalável e agora com uma versão online, a experiência ajuda-me a ter muito mais tempo para mim! O Jasmin tem funcionalidades muito interessantes.
Qual recomendam para uma base de dados de mais de 30.000 clientes e cerca de 10.000 produtos, compatível com o Magento? Ando aqui às voltas com um que consiga gerir esta base de dados, e compatível ao mesmo tempo com o Magento…
Olá Filipe,
Chegaste a encontrar solução ?
Cumps
Sou mais um que utiliza o ArtVision Business Cloud. Disponibilizam toda a informação e inclusivé os preços em http://businesscloud.artvision.pt/
Viva,
Alguma recomendação de sw de facturação com integração já feita com Prestashop?
Só consegui identificar o Moloni e o invoice express, cujo preço não é o mais acessível para uma pequena loja…
Obrigado
Alguem sabe se neste tipo de software é possivel :
– criar campos novos nas tabelas (artigos, clientes, documentos…) ?
– é possível aceder directamente à base de dados ?
ou só através de APIs ?
Pedro
Olá,
Bom artigo, mas em termos de simplicidade ainda não encontrei melhor do que o facturalusa.
Infelizmente ainda não possuem módulos de integração com loja online, mas pelo que me disseram estão em desenvolvimento.
Boas, antes de mais, excelente artigo. Nestes últimos dias tenho começado a pesquisar sobre softwares. Testei o sage mas fiquei na dúvida se dá para usar a API deles na versão 3 ou se só dá na versão 2, alguém sabe?
Hey Hélio, também ando a investigar o mesmo. Da-me a ideia que na versão Portuguesa é apenas a v2 porque quando acedo a este site: https://developers.sageone.com/docs/pt/v2, para pt somos redirecionados directamente para esta versão,.
Interessante é ninguém mencionar o Facturama (ver melhor comparativo: https://www.pimpao.com/5-melhores-softwares-de-faturacao-online-para-2019/).
É um excelente software online, simples, com custo baixo, etc. Com cerca de 4,5€/mês permite 250 facturas por mês e sem restrições dentro das funcionalidades.
Já eu recebi uma bela prenda de Natal dos senhores da Moloni. Mais precisamente de 826.50€ que tive de pagar à A.T. porque as faturas não assumem hora de início de transporte por defeito.
Tem de se abrir um menu e pôr um “pisco” manualmente fatura por fatura e se nos esquecermos já fomos. Nem aviso dá.
E ainda teimam que têm razão e não se chegam á frente para assumir. É o que dá utilizar softwares para mercearias.
Fiável e gratuito o da AT