PplWare Mobile

Como reparar uma Pen ou Cartão de Memória SD corrompido


Mário Sousa

Entusiasta do software, tudo começou com uma programação de Basic no Spectrum 128K do irmão mais velho! Desde aí, nunca mais parei!

Destaques PPLWARE

  1. Andrey Oliveira says:

    Tem o testdisk, gratuíto, pro caso do pendrive esteja em raw ou perdido a tabela de partições.

  2. José Furtado says:

    Tenho um cartão de memoria, que era usado numa maquino fotográfica e que os ficheiros aparecem corrompidos.

    Haverá forma de os recuperar?

    Obrigado

  3. Luisbad says:

    O melhor mesmo é por no lixo. Pois nunca + haverá confiança na pen ou cartão.

  4. Pedro S. says:

    Cuidado com algumas opções aqui que podem alterar a estrutura de ficheiros e depois é diminuta a possibilidade de recuperar ficheiros. Sugiro primeiro, caso a unidade seja reconhecida pelo computador, em usar algum programa para recuperar ficheiros (por norma, utilizo três em sucessivo pois obtêm resultados diferentes) e só depois formatar / modificar a estrutura de ficheiros.
    E nunca, mas nunca copiar ficheiros para a drive enquanto não se recuperar de vez o que se pretende.

  5. Mylittlelife says:

    No meu caso já sabia, mas muito Boa dica, podem continuar a mandar mais 🙂

    Outra dica (Windows 10 – performance):
    – na zona dos Settings > Privacidade > Background: podem desligar os servicos MS/Windows em Background o que poupa RAM e um pouco mais de bateria

    – algo mais de Performance: desligar o “Shuffle” das imagens de fundo; desligar adaptar a cor ao pano de fundo; desligar as transparencias e ajustar os efeitos para “Performance”

    – se tiverem efectuado muitas mudancas no SSD (apagar/mover ficheiros) podem correr o “trimming” manualmente no SSD: carregar com o rato no botao direito na drive SSD, Ferramentas, optimizar, trimming.

    Pergunta:
    – alguém sabe como ter (ou se dá…) um cartao microSD num Slot a ser reconhecido como SSD e a ser possível fazer trimming?

  6. Já safei algumas pens, discos rígidos e cartões de memória com esse programa. Bastante útil.

  7. vector says:

    Como reparar um miniSD que me diz sempre que está em modo de leitura? Não o consigo formatar e já tentei de tudo! Quando ele deu erro no Android pensei que ia perder as fotos que lá tinha, ironia do destino agora não as consigo é apagar XD

  8. karlos says:

    HDD LLF Low Level Format Tool, nunca falha.

  9. Jorge Costa says:

    Tenho uma pen que quando inserida faz o típico som… Mas depois não aparece em lado nenhum. Nenhum software a detecta. Posso passar a certidão de óbito ou ainda dá para a ressuscitar 😉

  10. Maria Silva says:

    Partition Found and Mount

  11. Manuel says:

    Quando dá a primeira vez problemas, lixo, não percam tempo

  12. Zaark says:

    Um daqueles poucos artigos que merece um Bookmark. Congratz! 🙂

  13. dmesg says:

    Isto é mais um guião de como limpar uma pen… do que recuperar…
    começo sempre pelo dd. depois recomeço as vezes que forem precisas…

  14. Raúl Almeida says:

    Excelente dica. Obrigado.

  15. Joao 2348 says:

    Faltou aí a dica de simplesmente mudar o leitor de cartões! O do meu portátil está avariado ao tempo e um externo que comprei acabou por avariar (os fios ficaram trilhados).

    Para recuperar a informação existem alguns programas gratuitos como o Recuva: http://www.piriform.com/recuva e claro muitos outros pagos como o Recover My Files: http://www.recovermyfiles.com/pt/

  16. Carvalho says:

    E em linux (Xubuntu)?

  17. Giovani Rocca says:

    Boas !!

    Se ajudar, tive uma pen que só se encontrava em modo de leitura, pesquisei tanta aplicação para resolver este problema, depois de tanta pesquisa, encontrei uma aplicação que é por acaso da HP, e resolveu o problema, partilho link da dropbox com ficheiro zipado com aplicação 🙂

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/23832308/HPUSBDisk.zip

  18. Vitor says:

    Este artigo mais parece um manual de como tornar impossível a recuperação de dados de pens/SDs danificados ou formatados e ao mesmo tempo estragar ainda outros dispositivos de armazenamento que estejam ligados.

    Sugiro, a quem tenha informação importante que queira mesmo recuperar, que não siga estas instruções, sob a pena de escreverem por cima do que querem recuperar. Brincadeiras com o diskpart podem danificar ainda mais o dispositivo a recuperar ou danificar outros que nem tinham qualquer problema. O que não falta em fóruns de informática são tópicos que começam com “Estava a usar o diskpart, enganei-me e agora perdi o acesso a tudo…”.
    A sugestão de usar a formatação lenta é uma boa forma de garantir que o que lá estava foi-se de vez.

    Quando se quer recuperar um disco/pen/cartão, a primeira coisa a fazer é garantir que não se escreve mais nada para o mesmo. O melhor é só o ligar quando estiverem prontos para recuperar a informação.

    O ideal é ter um sistema que apenas tem o dispositivo a recuperar e um OS preparado para recuperação a correr de um CD ou pen USB. WinPE é uma boa opção.

    Há muitos anos que uso o GetDataBack, sempre com resultados excelentes.
    https://www.runtime.org/data-recovery-software.htm

    • Vítor M. says:

      Nada disso. Se as pessoas seguirem a ordem dos pontos referidos não vão nada perder seja o que for.

      • Vitor Jesus says:

        Format com opção “lenta” (format completo) apaga os dados para sempre?
        Diskpart com engano de disco dá cabo da tabela de alocação?
        Adicionar uma letra a um dispositivo permite que o sistema operativo e software possam aceder ao mesmo e silenciosamente escrevam no dispositivo, podendo estar a escrever em cima de ficheiros cuja entrada na FAT tenha sido apagada (ex: um format ou delete indevido)?

        A resposta a cada uma destas questões é sim.

        Os processos indicados por este artigo não são indicados para recuperar informação que apenas ficou “escondida” do sistema operativo, seja por corrupção nas tabelas de alocação, ficheiros apagados acidentalmente, formats indevidos, eliminação de partições, ou erros físicos que “baralham” o OS. O Windows de raíz não está preparado para recuperar esta informação.

        Este artigo apenas cobre um pequeno conjunto de problemas muito superficiais e as sugestões por vocês dadas são as adequadas apenas para estes. Para os casos que indiquei no parágrafo anterior, as vossas sugestões só vão piorar o problema ou eliminar de vez qualquer possibilidade de recuperação.

        Tenho pena de quem se “queimar” à conta deste artigo.

        • Vítor M. says:

          Se seguirem o que foi referido, não se queimam nada.

        • Mário Sousa says:

          Vitor Jesus, agradecemos todas a dicas possíveis tais como as que estão mencionadas no teu comentário.

          Contudo, e aparentemente à semelhança da “cobertura superficial” do meu artigo sobre como reparar uma Pen ou cartão de memória, também este comentário deixa no ar várias afirmações mas pouco ou nada desenvolve sobre outras eventuais soluções que pareces sugerir.

          Ora estou em crer que terás, provavelmente, muito mais a informar ao invés de somente deixar aqui uma parca e infundada informação. Caso te apraza, teremos todo o gosto em publicar outras soluções como uma segunda parte e dando dos devidos créditos.

          Poderás enviar um email para geral @ pplware.com

          Obrigado e um abraço

          • Vitor Jesus says:

            Mário, no meu texto não está qualquer acusação de ter sido uma cobertura superficial do assunto, mas sim o artigo apenas cobrir um conjunto de problemas superficiais.

            Quanto a eu ter dado parca informação tal se deve à complexidade do assunto e ao mesmo não dever ser apresentado de qualquer maneira.

            Já a ser informação infundada, isso é provocação :p

            Eu entrarei em contacto convosco para uma possível segunda parte do artigo.

            Abraço

  19. pc says:

    CompuApps SwissKnife V3
    WXP pro

  20. Rafael says:

    Parabéns! Venham mais destes! 😉

  21. Santos says:

    Pois é muito se fala e muito se comenta sobre este tema,

    Eu tenho um cartão micro SD de 16GB que do nada ficou em formato RAW, já tentei de tudo e muito mais do que aqui foi dito e nada resolve o problema de o por em funcionamento.
    Se alguém souber de uma solução viável agradeço, mas pelo que já li não vejo alternativa senão comprar outro novo e por este no lixo até porque caso o recupere não irei ter mais confiança nele.

  22. Abel Barreto says:

    Obrigado pela informação disponibilizada. resolveu-me o problema por mim criado: cometi o erro de fechar a aplicação diskparte durante o processo..

  23. Carolina says:

    Enfim uma informação valida e eficaz, Amei,deu tudo certimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  24. Diogotalon says:

    Ainda nao comentaram chipsgenius ou programas do generos

  25. ThiagoKR says:

    Tenho 2 SD de 32GB os 2 Ficam Identificando e Desidentificando Infinitamente em Loop mas não aparecem no gerenciador de disco e nem no gerenciador de dispositivos e nem nessas programações todas citada.
    Fica em estado de como se tivesse plugando e desplugando os SD do Pc.
    Tentei no Win 7 e Win 10 pra ver se dava diferença algum coisa ou procedimento mas não mudou nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.