Programador cria botão físico para escolher entre o Windows e Linux
As possibilidades de ter vários sistemas operativos numa única máquinas são diversas. Podemos recorrer à virtualização, sendo esta a forma mais simples e rápida, podemos ter, por exemplo, o Linux dentro da consola do Windows ou então tendo os dois sistemas instalados de forma nativa na máquina.
Para este último cenário, um programador criou um botão físico para alternar entre o Windows e Linux. Veja como funciona.
Botão Windows / Linux permite interagir com o Grub
Farto de ter de andar a escolher no Grub que sistema arrancar, um programador criou um botão, que fixou à secretária, para mudar entre o Windows e Linux.
O Grub é um gestor de boot do projeto GNU, e tem como função dar-nos a possibilidade de escolher qual dos vários sistemas operativos instalados no PC queremos iniciar, qual o pré-definido para arrancar automaticamente, quantos segundos até arrancar automaticamente, etc.
Holdaway o programador responsável pela engenhoca, diz que usou dois componentes: um botão de seleção e uma pequena placa USB equipada com um microcontrolador STM32 (um chip de baixo custo e arquitetura ARM).
Veja o botão em funcionamento...
É verdade que a ideia é interessante, mas não é perfeita! O ideal seria mudar de sistema, mesmo em funcionamento, sem a necessidade de ir ao boot. No entanto, para tal cenário, seria necessário ter duas máquinas (Uma com Windows e outra com Linux). O projeto está disponível para quem pretender fazer algo idêntico. Para tal basta que aceda aqui.
Que outras soluções teriam para este cenário?
Este artigo tem mais de um ano
A ideia é interessante, mas eu acho mais simples e prático o jeito que fiz em casa: Instalei o Windows em um SSD e o Linux em outro. Como uso mais o windows está pra inicar por ele. Caso eu queira o linux eu simplesmente pressiono F12 durante o boot e escolho pra iniciar pelo segundo HD.
nem precisas, se for uma drive que se alimenta da fonte simplesmente colocas um botão tipo SPDT para o negativo do disco. Assim só um disco irá funcionar ao ligar o pc (o pc vai falhar se alterar o interruptor)
Pelas conspirações que já estou farto de ouvir é que a Microsoft estará adiantada a um modelo hibrido.
Tenho ouvido dizer que se converteram e que uma eventual próxima versão do Windows será feita em Linux.
Vá-se agora lá entender o que quer dizer…
A microsofre não consegue fazer um sistema como deve ser , quanto mais
híbrido!!!!!!
então usas qual? nao me digas que usas windows
A Microsoft podia comprar uma distro do UNIX, metia uns ícones bonitos e já tinha um fantástico SO, como outros fazem. lol
comprar um projeto open-source? é melhor te educares mais
A WSL2 já suporta inclusivamente ambientes gráficos linux, pelo que já vi. Por enquanto apenas usei linux nativo dentro do Windows com a WSL2, e não é virtualização. Diria que a Microsoft já terá pensado na possibilidade, pelo menos…
Para mudar de sistema em funcionamento já existe um botão 😉
Também já inventaram a escova de dentes elétrica para quem tem preguiça de escovar os dentes.
Só uma perguntinha… as teclas que permitem escolher no menu do grub não são também botões fisicos?!?
só uma perguntinha… es limitado que não sabe ler?
Eu já fiz algo semelhante em tempos:
Num PC com Windows instalado adicionei um disco externo USB com uma distro Linux. Este disco estava ligado a um hub USB que tinha interruptores que ligavam ou desligavam individualmente cada porta USB.
Depois defini no BIOS do PC o disco externo como prioritário para o arranque, assim sempre que o interruptor do hub USB estivesse ligado, o PC arrancava pelo disco externo, caso contrario não era detetado e arrancava o disco com Windows.
Com um interruptor de 3 posições ganha-se uma opção central chamada “não mexe, não estraga”
Procurem por “HDD power switch”, este sistema já existe há muitos anos no mercado, por acaso tenho um.
https://www.amazon.de/Lian-Li-BZ-H06B-Power-Switch/dp/B003TGXL30
DEIXEM-SE DISSO
COMPREM UM BELO IMAC E
PARALLELS COM ELE, DEPOIS DISSO O MUNDO É VOSSO.
IMAGINEM UM MAC COM 23 SISTEMAS INSTALADOS
É TUDO UMA QUESTÃO DE RAM
podias era aprender a escrever sem caps..
Se é para virtualização não vejo vantagens sobre um PC com AMD ou Intel. Comprar um Mac para virtualizar é um desperdício – Para além de não dar para jogos AAA como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Metro Exodus… Quando muito um Fortnite ou Football Manager a baixa resolução/fps
Acho que usando o KVM em um sistema que usa o mínimo de recursos e poder alternar entre as máquinas virtuais seria mais prático e rápido do que ter que reiniciar todo o computador cada vez que tiver que usar,usar até um PCIE Passthrough e usar duas placas de vídeo pra não usar todo o processamento de uma,e configurar os núcleos do processador para cada instância. Seria até um pouco mais trabalhoso e caro,mas seria mais prático e rápido alternar entre os sistemas, principalmente pra quem é entusiasta.
sim.. porque dar um click no menu do GRUB é um trabalho do caraças 😀 😀 😀