macOS: Como criar utilizadores e grupos?
Tal como outros sistemas operativos, o macOS permite criar facilmente utilizadores e grupos. A possibilidade de termos vários utilizadores criados no sistema permite-nos, também, ter vários perfis e os utilizadores podem estar simplesmente organizados por grupos.
Hoje vamos mostrar como podem facilmente criar utilizadores e grupos no macOS.
Se o Mac for usado por vários utilizadores, deve configurar uma conta por cada pessoa de modo a que possa personalizar as definições e as opções, sem afetar os demais.
Como criar um utilizador no macOS?
Para criar um utilizador no macOS deve abrir as Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos
Em seguida clique no ícone de cadeado para desbloqueá-lo e, depois, digite o nome e a palavra-passe de administrador.
Clique agora no botão Adicionar por baixo da lista de utilizadores.
Nota: No campo Nova Conta podemos escolher o tipo de utilizador: Administrador, Normal, Gerido com o controlo parental e Só partilha.
- Administrador: pode adicionar e gerir outros utilizadores, instalar aplicações e alterar definições.
- Normal: os utilizadores normais são configurados por um administrador e podem instalar aplicações e alterar as suas próprias definições, mas não podem adicionar outros utilizadores ou alterar as definições dos outros utilizadores.
- Gerido com o controlo parental: os utilizadores geridos com o controlo parental só podem aceder às aplicações e ao conteúdo especificado pelo administrador que gere o utilizador. O administrador pode restringir os contactos do utilizador e o acesso a websites, bem como estabelecer limites de tempo relativamente ao uso do computador.
- Só partilha: os utilizadores apenas de partilha podem aceder remotamente a ficheiros partilhados, mas não podem iniciar sessão no computador nem alterar definições.
Por fim devem carregar em Criar Utilizador.
Se o Mac tiver Touch ID, um novo utilizador pode adicionar uma impressão digital depois de iniciar sessão no Mac. O utilizador pode usar o Touch ID para desbloquear o Mac e elementos protegidos por palavra-passe, bem como comprar elementos na iTunes Store, App Store e iBooks Store utilizando o seu ID Apple - veja aqui como fazer.
Criar um grupo
Um grupo permite que vários utilizadores tenham os mesmos privilégios de acesso. Por exemplo, é possível conceder a um grupo privilégios de acesso específicos para uma pasta ou ficheiro, e todos os membros do grupo têm acesso.
A criação de um Grupo é na mesma interface destinada à criação de utilizadores. Quando selecionar Nova Conta deverá selecionar a opção Grupo.
Por fim basta indicar o nome para o grupo e carregar em Criar Grupo.
Deve ainda indicar que utilizadores passam a estar associados ao grupo criado.
E basicamente é isto. No macOS, tal como em outros sistemas, é muito fácil criar utilizadores e grupos. Brevemente vamos mostrar como podem utilizar diferentes tipos de utilizadores no sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Queria colocar uma questão acerca de utilizadores e permissões no macOS. Por predefinição, um utilizador padrão pode instalar uma série de aplicações, sem necessidade de privilégios de administração…
Isto não é uma falha de segurança? Em especial em ambientes geridos, com muitos utilizadores e máquinas, torna se complicado gerir os computadores Mac dado que cada um instala o que lhe apetece… (eu sei que algumas aplicações necessitam de acesso de administração, mas a maioria não…).
Como faço para contornar esta questão? É que utilizar contas ‘geridas’ com controlo parental não me parece uma opção prática…
Uma coisa é os privilégios para aceder a ficheiros e pastas, outra, privilégios para correr aplicações.
O sistema operativo permite definir privilégios para correr aplicações e muitas outras coisas – o controlo parental é uma das formas para o fazer, mas há ferramentas nativas para gerir várias máquinas e utilizadores.
https://support.apple.com/profile-manager
Obrigado. A minha ideia de controlo parental era, tal como o nome indica, uma espécie de bloqueio de aplicações (já instaladas) e uma lista branca de sites. Outra bem diferente é o sistema operativo deixar instalar aplicações (em especial as que existem na appstore) a qualquer utilizador sem necessidade de privilégios de administração.
Provavelmente terei mesmo de utilizar o tal controlo parental… Não é propriamente a ferramenta mais prática para o efeito…
em mac as aplicações de utilizador não podem mexer nas definições do sistema.
ficam restritas ao próprio utilizador.
(não tenho experiência com utilizador sob controlo parental para recomendar ou não)
Não percebeste que acabei de te dizer que o sistema tem outras ferramentas para gerir máquinas e utilizadores? Permitem determinar os privilégios para correr aplicações, acesso à app store, etc!
As aplicações instaladas da app store não têm acesso ao sistema nem a pastas de outros utilizadores, entre outros limites, já que correm numa sandbox. Para muitas outras aplicações vais necessitar do administrador. Não é por isso descabido em muitas situações comuns que um utilizador não administrador possa instalar a maioria das aplicações da loja no seu computador, isso dá flexibilidade.
Criar users até a minha avó faz sem que lhe explique nada.
E que tal integração com LDAP ou utilização do Server.app e Profile Manager?
Afinal são um blog techie ou for dummies?