Navegar de forma segura com iPhone/iPad? Nós ensinamos…
Quantas vezes já se ligou à Internet através de uma rede wireless que simplesmente não conhece? Sabia que os seus dados, se não estiverem cifrados, podem ser lidos por terceiros?
Para garantir uma melhor segurança durante a navegação, com o seu dispositivo móvel, hoje ensinamos como podem ligar o vosso iPhone/iPad a uma VPN.
Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network) garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a encriptação dos pacotes, garantindo que estes não sejam interpretados por terceiros.
Como ligar o seu iPhone/iPad a uma VPN?
Dando seguimento aos tutoriais que temos publicado recentemente, vamos usar o OpenVPN como servidor. A instalação de um servidor com OpenVPN é relativamente simples, e pode fazê-lo num PC normal ou até num simples Raspberry Pi.
Apesar do iOS trazer um cliente nativo para VPN, que suporta VPNs do tipo IKEv2, IPSec e L2TP, hoje vamos usar o próprio cliente do OpenVPN para iOS que pode ser obtido aqui.
Depois de instalado o OpenVPN no iPhone/iPad, devem enviar o ficheiro .ovpn criado no servidor, por exemplo via e-mail, e abrir com o cliente OpenVPN que reconhecerá a extensão do ficheiro. Para adicionar o novo perfil à app basta carregar no sinal +.
Uma vez registado o perfil, basta inserir a password do perfil criado no servidor de OpenVPN e depois ligar. Se tudo estiver bem configurado, receberá informações sobre o estabelecimento de comunicação com o servidor, sendo apresentado, por exemplo, o estado da ligação, IP do túnel, duração da ligação, etc.
Esperamos que este tutorial seja útil, especialmente para quem frequentemente se liga a hotspots públicos ou redes que não garantem segurança. Além da questão da segurança, a nossa localização na Internet ficará também associada à do servidor de VPN e não à do dispositivo.
Este artigo tem mais de um ano
O opera vpn acaba por ser igual certo?
+1
Boa tarde Pedro,
Desculpa a minha pergunta de leigo, mas podes explicar como é que crias o ficheiro .ovpn no servidor? E com que definições?
Obrigado.
Como sempre, excelentes tutoriais e partilha de informação.
https://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-criar-um-servidor-de-vpns-no-ubuntu-15-04/
Muita atenção a serviços VPN ! Passo a explicar:
Começo por apontar a solução mais vantajosa e fácil
Aluguem uma VPS no estrangeiro convém ser XEN com o CentOS.
Instalem o pritunl, muito facilmente criam listas de clientes vpn e emite certificado para cada um, revogam alteram gamas de IPS criam grupos de utilizadores VPN etc.
O aluguer de uma VPS por ano, fica o mesmo que pagaram a um serviço VPN, com a GRANDE vantagem que esses serviços de VPN podem monitorizar e guardar todo o vosso trafego gerado etc etc, embora digam que saão totalmente a favor da privacidade e não fazem nada com o vosso trafego blabla wiskas saquetas. Não se acreditem, serviços VPN registam e guardam e provavelmente usam o vosso trafego.
Alias uma das novas tecnicas de Hackers é criarem estes serviços de VPN online, alguns até grátis e guardam todo o vosso trafego com uma pinta e sem trabalho nenhum, voces estão a conceder entrada de rede na vossa rede ou no que tem lá ligado.
Muita atenção a serviços VPN pois estão a ser usados por equipas de hackers para colocar as pessoas ligadas ao seu serviço com acesso total às máquinas que usam o certificado. É facil simples e dálhes milhões.
No entanto é sempre mais seguro usar uma VPN grátis quando acedem a hotspots publicos, do que não usar nada….sim, principa,mente em redes publicas USEM SEMPRE VPN.
VPN sozinha não é nada. e resulta se o sistema operativo for seguro.
Ios, mac os, windows, ubuntu não é seguro e não é de confiança.
Querem segurança e privacidade utilizem o TAILS. Um linux open source, limpo, de confiança com Tor, i2p, vpn, pgp e outros.
Este tipo de comentários não ajuda em nada. Se não gostas dos sistemas operativos, porreiro, problema teu. O que ganhas em fazer este tipo de afirmação? Quem tem iOS, MacOS, Windows, Ubuntu, Android e outros não vai mudar só porque alguém escreve estas pérolas do “isso não resulta, têm é todos de mudar para o [INSERE OS PREFERIDO AQUI] que esse é que é bom”. E precisamente porque não vão mudar, aqui fica o meu obrigado ao pplware por nos dar um pouco de tudo!
NC, claro que ajuda, esses sistemas são comprovadamente cheios de falhas de segurança, não é questão de gosto e sim fatos comprovados por inúmeras empresas de segurança. Você que está se doendo ai de mimimi.
LD obrigado. Documentos do sr. snowden explicam tudo. As pessoas já não ligam à privacidade e a segurança, ai está o problema. Eu tenho muito a ganhar, ganho respeito credibilidade e ganho uma coisa que irei sempre lutar a privacidade e a liberdade.
Com essas sistemas a vpn, o tor, o i2p, uma boa firewall e a encriptação pgp não resulta, porque o sistema está infectado com backdoor e ou spywares que revelam toda a informação do equipamento.
Como tal primeiro temos que utilizar um So limpo, de confiança e seguro e um dos melhores é o TAILS.
Não se pode confiar em empresas que só querem dinheiro.
O que te leva a concluir que o TAILS é limpo?
Se trabalhasses nos serviços secretos, qual era o PRIMEIRO SO que irias adulterar, seja de que forma for, até porque quem o desenvolve também gosta de dinheiro.
Se achas que o TAILS é seguro completamente, é logo o primeiro a ser exploitado por razões óbvias.
Da mesma forma, que o Trafego encriptado é possível de ser detatado o Snowden mostrou que é assim que a CIA deteta possíveis focos de problemas, vendo o NÃO trafego e até conseguem pelo operador saber quem o usa, embora nao o consigam ler
Muita atenção a esse sentimento ERRADO de segurança por usares o TAILS, alias o que te estou a dizer é publico na internet, procura se o TAILS é totalmente seguro e ve la 😀
Deopis disto tudo tens o factor HUMANO, se acederes a um website que tenha a tua identificacao no mesmo PC seja TAILS seja onde for, onde usas outros sites, deixas rasto etc,
Por isso recomendo deixem se de se armarem em espioes, não consultem ou troquem informações ilegais, vao ser caços mais tarde ou mais cedo, certinho.
O tails é limpo porque é open source, se houvesse algum backdoor ou spyware teria sido logo detectado por um analista de codigo. Os serviços secretos adulteram codigo fechado (apple, microsoft, emails, rsa, google).
A cia apanha os meninos quando eles cometem erros, o que lhes permite saber o ip. a cia ate pode uns pontos de saida controlados mas não consegue controlar todos.
Se fosse como estas a dizer grupos como os anónimos e outros seriam agarrados.
O tails é seguro agora se instalares javascript, flash, adobe ou outro software com falhas graves arriscas-te.
Os casos que falas foram falhas humanas não do tails ou do tor.
O snowden veio dizer que a cia e a nsa não conseguem quebrar pgp,e é tão bom que até eles utilizam entre eles.