Até o instalador do Java para OSX tem crapware! Livre-se disso
Cada vez mais as empresas de software tentam "impingir" aos seus utilizadores produtos de terceiros. São parcerias que são estabelecidas e que muitas vezes apenas conseguem trazer lixo para as máquinas, algumas é logo no momento da instalação.
A mais recente entrada neste mundo do crapware deu-se no OSX, quando a instalação do Java passou a apresentar a possibilidade de instalar a barra de pesquisa Ask.
Vamos livrar-nos desta inutilidade.
A instalação de crapware é uma praga que nos últimos anos aparecido de forma cada vez mais insistente, sempre associada aos instaladores de software.
São novas aplicações que, muitas vezes sem darmos por isso, são adicionadas e que alteram alguns parâmetros da navegação ou que mudam a página de abertura e o motor de pesquisa dos browses, encaminhando os utilizadores para sites dedicados quase exclusivamente a mostrar publicidade.
Na verdade a opção de instalação está sempre visível, mas nem sempre de forma clara, o que leva a que os utilizadores não se apercebam da sua existência.
Se esta tática era usada em instaladores de empresas menos confiáveis, é estranho ver agora esta novidade na instalação do Java. Felizmente a Oracle disponibiliza uma forma rápida de fazer desaparecer esta instalação.
Remover a instalação de crapware Java no OSX
Por norma o OSX é um sistema onde esta prática não está presente, em grande parte porque a instalação de aplicações é feita directamente da App Store. No caso do Java, e porque é uma aplicação obtida fora da App Store, os utilizadores vêem-se obrigados a passar constantemente por processos de actualização que não controlam tão bem como deviam e onde está sempre presente a opção de instalação da barra da Ask.
Para fazerem desaparecer esta "praga", apenas precisam de alterar um parâmetro das definições do Java, que curiosamente também não está totalmente visível.
Comecem por abrir as Preferências do sistema e, na área reservada a outras definições, procurem pelo ícone do Java.
Uma vez que o Java é uma aplicação externa ao OSX a janela de configuração será aberta fora das Preferências do sistema.
Esperem então que surja essa janela e escolham o separador Advanced. É aqui que vai ser feita a alteração da opção para instalação do crapware.
O separador Advance tem dentro de si as opções mais pormenorizadas que podemos usar no Java. Em particular a que permite desabilitar as ofertas dos patrocinadores e que na verdade são as aplicações crapware.
Desçam na lista de opções e mesmo no final devem encontrar a que procuram. Activem a opção que indica "Suppress sponsor offers when installing or updating Java"
Ao activarem essa opção deixa de estar presente a instalação de qualquer software adicional nas próximas actualizações do Java.
Notem que caso a opção não esteja presente então o vosso problema é um pouco maior. Significa que estão a usar uma versão desactualizada do Java, o que representa um sério risco de segurança.
E no caso do Windows?
A pergunta é obvia e iria surgir nos comentários, por isso resolvemos atacá-la já directamente no artigo. O Windows tem exactamente o mesmo problema e, curiosamente, a mesma solução.
Executem o Java, bastando para isso escrever o nome da aplicação na pesquisa do Windows, e procurem o mesmo separador Advanced na janela de definições. A opção vai estar presente no mesmo local, também ela no final das opções, e bastará escolhê-la para que também deixe de ser apresentada a instalação de software adicional nas actualizações do Java.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica! Desconhecia esse “truque”, obrigado.
Outra sugestão:
Quando instalarem um programa, não cliquem simplesmente em “Seguinte” sem ler/verificar a informação que é apresentada.
Fica a sugestão.
É isso mesmo!
Sério?
Bela dica. Também desconhecia esse truque.
Grato!
Essa barra do Ask é uma praga do caraças! uma vez instalei-a sem querer e é um monte de lixo pegado – porque depois isso abre as portas para outros lixos (p.ex., falsos antivirus que acusam falsos positivos, etc.).
Não é só no Flash que este tipo de lixo aparece, tenham em atenção a estas oferts que vêm agarradas a instaladores.
É fácil instalarmos estes lixos por causa do hábito de não se ler os quadros que vão aparecendo e clicarmos consecutivamete no OK.
muito bom
Eu tenho o java 8 Update 31 e não tenho a aquela check list no meu MacBook?
Actualiza para a mais recente e tem cuidado com o crapware!
Boa dica.
Já alterei nas definições do Windows.
Mais logo faço o mesmo no Mac.
Abraço
pode-se sempre instalar o offline, sempre que o Java disser que tem um update, faz-se o download da versão offline e instala—se sem a trampaware
Quem usa linux está livre destas “pateadas”… =)
fia-te na virgem…
és pouco nabo és…
se não sabes como um gestor de pacotes funciona, está caladinho 😉
A afirmação não está correcta. Infelizmente, por vezes há lugar a uns amargos de boca. Mesmo com o firewall praticamente fechado a 7 chaves, com cadeado e tudo, vi a maquina começar a fazer ligações para fora, nos portos mais usuais. Tive que andar matar processos e a apagar ficheiros. Suponho que fiquei com algum lixo no disco, mas pelo menos, consegui evitar ligações para fora que eu não queria. Foi fazer find , grep , nmap , Netstat , Lsof e killall
Bom artigo. A Adobe faz o mesmo, pelo menos no Flash Player. Infelizmente esta é uma praga cada vez maior. Um ponto a favor para a Apple e Linux, onde, na maior parte das vezes, o software que precisamos está disponível em repositórios relativamente seguros.
No meu não aparece nada. Mas também nunca deixei passar nenhuma barra nem nada parecido. Isto só afeta quem deixou passar? http://bit.ly/1EGD9zY
Tens de fazer o mesmo que o leitor Barbosa Pereira.
Actualiza para a mais recente e tem cuidado com o crapware!
Epá, assim não dá….
Eis o link para a versão de desenvolvimento do Java(versão 9):https://jdk9.java.net/download/ Saiu somente ontem(até no website do softexia.com),mas quem a baixar tem a data de 25 de Março.Não se admirem,é sempre assim.Eles demoram uns certos dias para corrigir diversos bugs,é normal.A versão que eu utilizo é sempre esta,a de desenvolvimento.Nunca me chateei mais.De vez em quando(de 2 em 2 semanas),deito sempre o olho a ver se já saiu nova versão,lá tem que ser. 🙂
E já agora,para rematar,já me esquecia que a versão que saiu é a Build b56,a que saiu ontem.Peço desculpa mas esqueci-me de referir anteriormente.E não queria deixar de dar os parabéns ao senhor Pedro Simões por mais um importante artigo.Até eu activei nas configurações avançadas do Java a opção a que se referiu,de não permitir a instalação de terceiros programas.Muito obrigado pela dica. 🙂
Aborrecido mesmo, é quando se tem que se aceitar obrigatoriamente lixo, porque de outra maneira, não se consegue instalar o que queremos. No final, tem que se limpar o lixo que entrou. Por vezes, não é tarefa fácil, conseguir efectuar uma limpeza completa. Por uma vez ou outra, a única maneira mesmo definitiva, é uma formatação ou uma reposição dum backup. É uma perda de tempo !!!
O problema é que muita gente nem lê o que aparece durante a instalação, ou só clica onde é preciso para avançar rapidamente.
A única solução que eu vejo é a Apple classificar o instalador do Java como Malware e nem o deixar correr. E a Microsoft devia fazer o mesmo. E idem para o Flash. no caso do Windows, se bem que se pode mais facilmente dizer que o Chrome não é malware. Mas não deixa de ser uma instalação indesejada que não é fácil reverter.
Porque pergunto-me quantas pessoas vão chegar ao fim do mês com essa coisa do Ask instalada sem saber como, e muito menos sem saber como a desinstalar. E porquê este mês? Simples, o site das Finanças ainda usa aquela velhinha applet em Java para se fazer a declaração do IRS.
1 progaminha que bloqueia isso no win http://unchecky.com/