iPhone – Como aumentar a autonomia da bateria
Embora seja actualmente um dos mais evoluídos smartphones do mercado, este não está livre de alguns problemas. Um dos problemas apontados ao iPhone 4 é a baixa autonomia energética após o lançamento do iOS 5. Embora o actual sistema operativo da Apple, o iOS 5.0.1 não tenha tido consequências no iPad, é certo que no iPhone todas as novas opções implementadas com a chegada da versão 5 fizeram diminuir drasticamente a autonomia da bateria drenando em poucas horas o que noutras versões demorava dias.
Embora tenha já sido identificado o problema e prometida a versão que solucionada este problema, não é de todo provável que seja tão linear a resolução e como tal a Apple deixou um artigo onde "sugere" algumas metodologias para aumentar o que nesta altura é o bem mais preciso no iPhone, a autonomia energética das baterias.
Se prestar atenção a algumas indicações básicas será recompensado com uma maior vida útil e autonomia da bateria do seu iPhone. A coisa mais importante a fazer é manter o iPhone longe do sol ou de um carro quente (incluindo o porta-luvas). O calor é o factor que mais degrada o desempenho da bateria.
Terminologia a reter
- Autonomia da bateria: significa o tempo que o iPhone funcionará até ter de ser recarregado.
- Vida útil da bateria: significa o tempo total que a bateria irá durar até ter de ser substituída.
- Intervalo térmico do iPhone: O iPhone funciona melhor entre 0° e 35° C, devendo guardá-lo em ambientes de -20° a 45° C. O ideal é manter o iPhone o mais próximo possível da temperatura ambiente (22° C).
Ver as estatísticas de utilização
Conhecer a forma como utiliza o iPhone e a duração típica da bateria podem ajudar a aumentar a respectiva autonomia. Pode ver as estatísticas de utilização do iPhone tocando no ícone Definições no Ecrã inicial e escolhendo Geral > Utilização.
Em “Tempo desde o último carregamento", são apresentados dois itens:
- Utilização: Período durante o qual o iPhone esteve activo e em utilização desde o último carregamento completo. O telemóvel está activo quando telefona, utiliza o correio electrónico, ouve música, navega na internet, envia e recebe mensagens de texto ou quando ocorrem determinadas tarefas em segundo plano, tais como a verificação automática do correio electrónico.
- Em espera: Período durante o qual o iPhone esteve ligado desde o último carregamento completo, incluindo o tempo que o iPhone esteve em modo de espera.
Actualizar para o software mais recente
Certifique-se sempre de que o iPhone tem o software mais recente da Apple, uma vez que os engenheiros podem descobrir novas formas de optimizar o desempenho da bateria. Utilizando o iTunes 8.2 ou posterior, pode actualizar o iPhone com o software mais recente. Ligue o iPhone ao computador e seleccione a opção iPhone na lista de fontes.
No painel de resumo, pode clicar na opção de procura de actualizações, para confirmar se existe uma nova versão do software iPhone disponível. Clique na opção de actualização para instalar a versão mais recente.
No iPhone e recorrendo à nova função OTA, no Ecrã inicial, seleccione Definições > Geral > Actualização de Software.
Optimizar as definições
Consoante as definições, algumas funcionalidades podem diminuir a autonomia da bateria do iPhone. Por exemplo, a frequência com que consulta o correio electrónico e o número de contas de correio electrónico que verifica automaticamente podem afectar a autonomia da bateria.
As sugestões abaixo aplicam-se a um iPhone com software iPhone 3.0 ou posterior e podem ajudar a prolongar a autonomia da bateria.
Minimize a utilização de serviços de localização: As aplicações que utilizam serviços de localização de forma activa, como os Mapas, podem reduzir a autonomia da bateria. Para desactivar os serviços de localização, aceda a Definições > Gerais > Serviços de localização, ou utilize os serviços de localização apenas quando necessário.
Desactivar as notificações "push": algumas aplicações da App Store utilizam o serviço de notificações Apple Push para avisá-lo sobre a existência de novos dados. Estas aplicações que dependem muito das notificações "push" (tais como aplicações de mensagens instantâneas) podem afectar a autonomia da bateria.
Para desactivar as aplicações "push", aceda a Definições > Notificações e desactive as notificações "push" na central de notificações. Tenha em conta que isto não impede a recepção de novos dados quando a aplicação é iniciada. Além disso, a definição Notificações não será visível se não tiver quaisquer aplicações instaladas que suportem as notificações "push".
Recolha novos dados com menos frequência: As aplicações como o Mail podem ser definidas para recolher dados sem fios em intervalos específicos. Quanto maior a frequência de recolha de mensagens de correio electrónico ou outros dados, mais rapidamente a bateria se esgotará.
Para recolher novos dados manualmente, no ecrã inicial aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários > Obter dados e, na recolha de dados, seleccione a opção manual. Para aumentar o intervalo de recolha, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários > Obter dados e, na recolha de dados, seleccione a opção de hora em hora. Tenha em conta que esta definição é global e aplica-se a todas as aplicações que não suportam serviços em modo "push".~
Desactive o e-mail "push": se tiver uma conta de e-mail "push", tal como Yahoo!, MobileMe ou Microsoft Exchange, desactive o correio electrónico "push" quando não precisar dele. Aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários > Obter dados e desactive o modo "push".
As mensagens enviadas para as contas de correio electrónico em modo "push" serão recebidas no telefone com base na definição de recolha global, e não quando chegam. Se a definição de obtenção de dados global estiver definida para Manual, não poderá localizar o iPhone utilizando a funcionalidade Encontrar iPhone do MobileMe/iCloud.
Verificar automaticamente menos contas de correio electrónico: Pode poupar energia verificando menos contas de correio electrónico. Tal pode ser efectuado desactivando ou eliminando uma conta de correio electrónico. Para desactivar uma conta, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários, escolha uma conta de correio electrónico e defina a Conta para Não.
Para eliminar uma conta, aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendários, escolha uma conta de correio electrónico e toque em Apagar conta.
Minimize a utilização de aplicações de outras empresas: A utilização excessiva de aplicações como jogos, que impedem que o ecrã seja escurecido ou desligado, ou aplicações que utilizem serviços de localização podem reduzir a autonomia da bateria.
Desactivar a funcionalidade Wi-Fi: Se raramente utilizar a funcionalidade Wi-Fi, pode desactivá-la para poupar energia. Aceda a Definições > Wi-Fi e defina Wi-Fi para Não. Tenha em conta que se utilizar o iPhone para navegar com frequência na Internet, a autonomia da bateria pode ser melhorada utilizando a ligação Wi-Fi em vez de redes de dados móveis.
Desactivar a ligação Bluetooth: Se raramente utilizar um auricular ou kit para automóvel Bluetooth, pode desactivar a ligação Bluetooth para poupar energia. Aceda a Definições > Gerais > Bluetooth e defina Bluetooth para Não.
Utilize o Modo Avião em áreas de fraca ou nenhuma cobertura: Uma vez que o iPhone tenta sempre manter uma ligação à rede móvel, poderá utilizar mais bateria em áreas de fraca ou nenhuma cobertura.
A activação do Modo Avião pode aumentar a autonomia da bateria nestas situações; no entanto, não poderá efectuar ou receber chamadas. Para activar o Modo Avião, aceda a Definições e defina o Modo Avião para Sim.
Ajustar o brilho: Diminuir o brilho do ecrã é outra forma de prolongar a autonomia da bateria. Aceda a Definições > Brilho e arraste a barra de deslocação para a esquerda, para diminuir o brilho predefinido do ecrã. Além disso, activar o Auto-brilho permite que o ecrã ajuste o respectivo brilho com base nas actuais condições de iluminação.
Aceda a Definições > Brilho e defina Auto-brilho para Sim.
Desactivar o equalizador: Aplicar uma definição de equalizador à reprodução de músicas no iPhone pode diminuir a autonomia da bateria. Para desactivar o equalizador, aceda a Definições > Música > Equalizador e toque em Desactivado.
Tenha em conta que se acrescentou um efeito de equalizador às músicas directamente no iTunes, deverá configurar o equalizador no iPhone para “Flat” de forma a ter o mesmo efeito que "Não", uma vez que o iPhone mantém intactas as definições do iTunes. Aceda a Definições > Músicas > Equalizador e toque em Flat.
Desactivar a funcionalidade 3G: A utilização das redes móveis 3G carrega os dados de forma mais rápida, mas pode também diminuir a autonomia da bateria, especialmente em áreas com cobertura 3G limitada. Para desactivar a funcionalidade 3G, no ecrã inicial seleccione Definições > Gerais > Rede e defina os Dados móveis para Desactivado. Continuará a poder efectuar e receber chamadas e a ter acesso a redes de dados móveis através de EDGE ou GPRS, quando disponíveis.
Desactivar o Siri: A utilização desta funcionalidade no iPhone 4S poderá ser um recurso ainda para explorar no futuro. Manter este recurso permanentemente activo diminui a autonomia da bateria. Se não faz uso deste recurso, desactive-o. Para desactivar a funcionalidade Siri, no ecrã inicial seleccione Definições > Geral > Siri e desactive-o.
Bloquear o iPhone: Pode parecer óbvio, mas deve bloquear o iPhone quando não o está a utilizar. Poderá receber chamadas e mensagens escritas enquanto está bloqueado, mas nada acontece se tocar no ecrã.
Para bloquear o iPhone, prima o botão hibernar/acordar. Pode também definir o intervalo de bloqueio automático de forma a que o iPhone se desligue mais rapidamente após um período de inactividade. Para definir o bloqueio automático, aceda a Definições > Geral > Bloqueio automático e defina o intervalo para um espaço de tempo relativamente curto, como 1 minuto.
Utilizar regularmente o iPhone: Para uma manutenção adequada de uma bateria de iões de lítio, é importante que os electrões nela contidos se movimentem ocasionalmente. Certifique-se de que realiza, pelo menos, um ciclo de carregamento por mês (carregar a bateria a 100% e esgotá-la totalmente).
Estas são algumas sugestões importante que a Apple deixa aos utilizadores do iPhone, não resolve o problema mas ajuda substancialmente a melhorar a autonomia do iPhone.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Mesmo assim em alguns surte efeito e noutros não…
Boa tarde ,
Resumindo , eliminar ou diminuir drasticamente quase tudo o que diferencia um smartphone de um telemóvel de € 60,00 .
Cumprimentos
Serva
Realmente…
Bom… o mais certo é que esses problemas de bateria possam ser resolvidos no futuro… digo eu…
No meu velhinho HTC Desire, tenho tudo activo, wifi, email, etc… deixo de carregar o phone às 8:30 e às 19:30 normalmente tenho 80% de bateria restante… nada mau! 😉
Claro que se receber várias chamadas, a percentagem restante baixa consideravelmente… mas nunca menos de 50% num dia normal!
Sim, basicamente é isso. E, surpresa surpresa, o procedimento é em tudo semelhante ao que se faz no Android para o mesmo objectivo. O facto é que há sempre coisas a correr em qualquer telefone que muitas pessoas não usam e este tipo de dicas é muito util.
Serva… nada disso. Além do que foi apontado, o iPhone faz muito mais sabias? 😉
Na verdade, poderia ainda ter apontado o serviço hotspot que me consome também um bom bocado de bateria, algumas Apps que ficam carregadas ad eternum, o serviço iCloud coma sua partilha e backup, etc… falei só no Siri mas poderia ter ido mais longe… coisas que não compreendias certamente 😉
Há actualmente um problema de autonomia, sim é verdade… mas espero que o resolvam rapidamente.
Até podem ter um telefone de 60€ na mão, mas se for da apple é o melhor..
Esse “rapidamente” já vai em meses…
Boa sorte.
Algumas dessas dicas aplicam-se a qualquer smartphone..
É verdade, mas o iPhone como referiste, é também um smartphone com necessidades comuns ao segmento. Logo são dicas que se aplicam na generalidade a qualquer smartphone.
tens uma alternativa melhor? E não me digas “qualquer telemóvel com android” para eu não me desmanchar a rir…
ups… isto devia ser para o comentário ali em cima…
Gosto daquela funcionalidade interessante do IPhone, aquela que o deixa desligar mesmo com o código de bloqueio activo. Interessante.
Apple haters are coming…
Se tirares a bateria a outro telemóvel qualquer, o efeito não é o mesmo?
Aumentar a bateria num iphone só se for com ele desligado…
😀 claro que não é assim 😉 mas se conheceres o iPhone e tudo o que ele permite, além do que se precisa individualmente, verás que não é nada como dizes.
“…Um dos problemas apontados ao iPhone 4 é a baixa autonomia energética após o lançamento do iOS 5..”
“…é certo que no iPhone todas as novas opções implementadas com a chegada da versão 5 fizeram diminuir drasticamente a autonomia da bateria drenando em poucas horas o que noutras versões demorava dias…”
DICAS:
“..Actualizar para o software mais recente
Certifique-se sempre de que o iPhone tem o software mais recente da Apple, uma vez que os engenheiros podem descobrir novas formas de optimizar o desempenho da bateria. ..”
portanto é a atualização que fez reduzir drasticamente o tempo de autonomia.. mas é uma dica para aumentá-lo??
É uma questão de afinações que passam pelas actualizações.
Como estou a viver fora de PT tenho isto em ingles por diversos motivos.
Tentem tambem
Settings> Location Services> System Services
Convem desactivar o que realmente nao interessa. No meu caso apenas as duas primeiras interessam.
_Off Topic_
Boas tardes queria uma sugestão vossa é assim comprei um iphone 6 meses depois avariou, trocaram me por outro 22 dias depois avariou, deram me um novo passados 14 dias avariou que devo fazer para ser reembolsado ou me darem um telemóvel sem ser um iphone visto que muitos problemas este tem tido com o ios 5? Foi comprado na worten mobile. É que já me cansei de ficar sempre sem telemovel mandam-o para reparação e um mês depois é que chega um tele novo já chega de trocas
Para ser reembolsado basta resolver o contrato. Dirija-se à loja e diga que quer o dinheiro de volta. Se não aceitarem, escreva no livro de reclamações (a ASAE não vai fazer nada, mas ficas com a prova de que informastes o vendedor da sua opção pela resolução). Com isto entras com uma acção no julgado de paz com competência na área onde comprastes o aparelho (não precisas de advogado e o processo é celere… quer dizer… é célere se não fores da área da competência do julgado de paz de oliveira do bairro, pois a juíza lá, para além de intelectualmente incompetente, é lerda que se farta).
3 iPhones avariados? Mas que grande azar :S
Avaria em que sentido? Quais os sintomas?
E onde o entregas para reparação? É que normalmente apenas verificam a veracidade da avaria, e caso se verifique a avaria que descreveste no acto da entrega, no próprio dia dão-te um novo 😉
No 1º morreu fiquei com o ecra completamente preto quando manda uma sms, no 2º ficou sem rede do nada, e no ultimo ficou sem maquina fotografica e agora bloqueou completamente ficando o ecra negro a pensar. entrego para reparação na worten mobile onde comprei e dizem que não têm autorização para efectuar a troca liguei para a apple e desmarcaram-se dizendo que onde é comprado é que deve ser tratado… Trocaram-me 3 iphones fogo já chega é que fico sempre o tempo da reparação sem telemovel, que achas da situação?
isso é claramente a Worten a tentar desmacar-se das responsabilidades; se o equipamento está em garantia eles têm de aceitar
Bem.. nesse caso é mesmo um azar enorme!
O que acho estranho é demorarem a dar-te o novo equipamento. Os iPhones não são reparados, não se põe sequer essa hipótese, a não ser que seja problema de software que seja resolvido com um restore. É política da própria Apple.
Nem há 2 semanas levei um iPhone 4 com problemas ao suporte técnico da Vodafone. Saí da loja às 13:30, e às 15:30 já tinha uma SMS a informar que podia ir levantar o equipamento (neste caso um equipamento novo). A informação que tenho é que eles só tentam mesmo o restore para ver se é problema de sofware, e caso o restore não resolva não fazem qualquer reparação, dão um novo 😉
Na worten é estranho fazerem isso, até porque eles tornaram-se há pouco tempo “agentes oficiais” da Apple. Apesar de tratarem apenas de Mac, penso estar para breve o alargamento para iPhone (o que isto quer dizer é que se levares a uma Worten um Mac, mesmo que não tenha sido lá comprado, eles dão suporte, nem precisas de factura).
Concluindo, a tua situação é estranha, e sem dúvida de muito azar. Não é normal precisares de trocar 3 iPhones assim de seguida. Pressiona-os, puxa o assunto do livro de reclamações. Tenta que te troquem o equipamento no próprio dia ou que te devolvam o dinheiro, nem que seja para ires comprar o iPhone a outra loja, na loja online da Apple, ou mesmo na operadora..
Amanha vou lá falar com a gerente da loja e ver o que me podem fazer, mas vou bater o pé para me darem um telemovel novo na hora, não tenho é bem a noção dos direitos do cliente nesta situação. Disseram me que se fosse três processos no mesmo telemovel que podiam devolver o dinheiro ou trocar por outro de outra marca, mas visto que o iphone sempre foi novo nunca terei tres processos e o meu azar continua. Deserto para me ver livre desde o Ios5 que o telemovel morre sempre
Uma coisa que tenho no meu telemóvel (um windows phone) e no tablet (android) que é muito útil para isso, são live tiles, e uma widget respectivamente, que permitem desligar ou ligar estas funcionalidades apartir do ecrã home à medida qué ou não necessário, sem ter que andar a escarafunchar pelos menús.
Se alguém souber de alguma coisa assim para iOS poderia dar um complemento precioso ao artigo…
Faz o JailBreak e instala SBSettings e vais ter o que precisas tudo e mais alguma coisa.
Todos os Androids incluem o widget “Controlo de energia” com 5 botões (wi-fi, bluetooth, gps, sincronização conta google, luminosidade). Alguns têm esses botões sempre na barra de notificações.
Esta é uma das coisas em que já não há paciência e nem dá para perceber porque é que a Apple não inclui no iOS. É de uma utilidade enorme, e tão fácil de aplicar..
Mas deve estar para breve.. Provavelmente criam um widget na central de notificações, em semelhança ao widget da bolsa e meteorologia (semelhante ao que existe em Android).
Ir ás restrições e desactivar o Ping é também uma ajuda…
Boa, essa também é uma ajuda sim.
eu cá uso o sbsettings para me facilitar o desligar do 3g do wireless,do serviço de localização e dos dados por completo tudo num só menu.
a única desvantagem em desligar os dados por completo é não receber mms mas tb se receber uma por ano é muito 😀
Precisamente Krasy. Mas isso obriga o Jailbreak que para muitos é um mito. Contudo aconselho todo e qualquer user iOS a fazer jailbreak. Há aplicações que acrescentam muita coisa ao iPhone e o SBSettings é uma delas… Uma coisa tão simples mas que facilita em quase tudo!!
Qual a melhor APP para fazer o ‘drain’ completo à bateria de forma a fazer o ciclo mais rapidamente. Sem ter de esperar que ela se gaste sozinha.
Obrigado
Qual a vantagem disso? Só estás a deteriorar mais a bateria… Só tens é que carregar quando queres isso carregado.
Diz no artigo que 1 vez por mês convém fazer um ciclo completo.
Sim diz, serve para calibrar o sensor de capacidade, mas não tem que chegar a 0% (que é péssimo para as baterias de lítio, o pior que se lhes pode fazer, a par com a exposição a altas temperaturas, e pior se o nível de carga estiver alto).
Resumindo, deixar chegar a valores entre 5% e 10% é o mínimo recomendável para uma calibração “mensal”.
Para quê uma aplicação para fazer isso? Porque não fazê-lo com utilização normal? Parece-me mais sensato.
Obrigado,
estou a usar Battery Doctor Pro, e com 14% de bateria ele já me indicava para fazer a Recarga Completa.
Ou seja mete-lo a carregar mesmo sem chegar ao 0%.
Quando se conecta ele diz-nos quanto tempo falta para puder-mos desligar o carregador de forma a contar como Recarga Completa Mensal.
O que aprendi foi que ele mesmo a 100% de bateria ainda não tem a carga completa.
O que indica que se deve deixar mais 40 min depois de chegar aos 100% para contar como Completa.
Ele conta o numero de ciclos e controlas lá quando foi a ultima vez.
Espero que esta info seja util.
Aliás, agora que li não é (só) isso que lá diz! Ora lê lá sff…
mas a bateria é de litio ou é LiPo ? é que o procedimento é completamente diferente
esquecam o que escrevi, no comments
Não percebi se era para mim. Li novamente a parte que diz para fazer um ciclo completo e não vi lá nada de mais.
Em relação ao porquê de tal app para descarregar a bateria rapidamente, a razão é muito simples. Imagina que tens o tlf a 20% as 21h da noite. No dia seguinte vais trabalhar e portanto precisas da bateria a 100%. Sendo assim, qual é a solução para descarregar a bateria até ao fim de modo a que possas por o tlf à carga antes de ir dormir? A resposta a esta pergunta é a tal app.
Sim RCS, era para ti.
Ora, o que acabaste de dizer revela claramente que não conheces como funcionam as baterias de lítio. Se tem a 20% PARA QUÊ descarregar até ao fim??? Nem que tivesse a 90%, só tem é a carregar para no dia seguinte estar a 100%.
Retém estes pontos:
– as baterias de lítio não viciam
– as baterias de lítio perdem tanto mais capacidade quanto mais ciclos de carga forem feitos
– um ciclo de carga/descarga é completado quando há uma soma de descarga de 100%, isto é, descarregar de 100% a 0% ou descarregar 5 vezes de 100% a 80% é EXACTAMENTE O MESMO e conta como UM CICLO!
– é extremamente prejudicial deixar a capacidade chegar a valores baixos
– é extremamente prejudicial expor a bateria a temperaturas altas
– é extremamente prejudicial ter uma bateria destas parada, sem utilização… e se tal for necessário, o recomendável é 40% de carga
Agora que te ensinei qualquer coisa, vou explicar-te o parágrafo deste artigo que referiste.
Ora, se bem lês-te, a citação “carregar a bateria a 100% e esgotá-la totalmente” está inserida no ponto “Utilizar regularmente o iPhone”. Isso significa que é recomendável fazer UM CICLO pelo menos UMA VEZ por mês. Isso nada tem a ver com o que disseste.
Escusas de estar tão defensivo. Sei perfeitamente como é que se devem tratar as baterias de lítio.
Não deves ter lido bem o meu 1º comentário, porque eu referi precisamente que o ciclo completo era para ser feito 1 x por mês (tal como é dito no artigo).
O que o outro utilizador procurava era uma app para ser mais simples fazer este ciclo.
Tu respondeste que não percebias a razão para tal aplicação, e então eu no 2º comentário tentei dar um exemplo em que tal app fosse útil.
Atenção à diferença entre os conceitos.
Um ciclo completo uma vez por mês é totalmente diferente de uma descarga completa uma vez por mês.
Ao dizer que deve ser feito um ciclo completo por mês, significa que se está a alertar para a utilização do dispositivo, partindo do princípio que não está a ser utilizado.
E desculpa, mas depois das tuas afirmações, claramente não sabias como tratar uma bateria de lítio.
Não sei se és fã de star wars, mas posso-te dizer que “supões demasiado”.
Se não concordas, só tens é que provar o contrário 😉
É só o meu que dura 4 dias, se preciso for?
Ou tens tudo devidamente desligado, como deve ser caso não estejam em utilização, ou usas pouco determinados serviços. Mas é um rácio muito bom actualmente 😉
alguém pode confirmar que a actualização 5.0.1 para ipad2 não interfere com a autonomia?
obrigado
Anúncio na montra de uma loja:
“Produto revolucionário – a € 5 – para conservar o cabelo”.
Cliente entusiasmado entra na loja e diz o lojista, depois de receber os € 5:
“Tem aqui esta caixinha, guarde lá o cabelo à medida que for caindo. Conserva-se muito bem”.
Com os smartphones é o mesmo:
“Tem aqui este smartphone que em stanby a bateria dura 200 horas. Ou seja, se não lhe mexer, conserva a carga mais de oito dias”.
Utilizando um smartphone normalmente é possível conseguir que a bateria dure mais tempo, especialmente desligando serviços que não se está a utilizar. Comigo o que gasta mais são as app que recorrem muito ao serviço de localização ou (o que não é a mesma coisa) ao GPS. Mas só há solução quando houver um novo tipo de bateria. Com as actuais essa do smartphone mais fino dá para rir. Usem mais uns milímetros e ponham-lhes uma bateria maior.
Tenho um Galaxy S2. Se utilizar um dia inteiro o wireless ligado, ligação de dados também ligado, abusar das chamadas, fotografias, videos, dá-me para 1 dia. Se tiver uma utilização moderada, 2 dias. Numa utilização pouco intensiva, própria dum telefone de 60 €, 3 dias maximo.
O problema do iphone é que o software não permite controlar as aplicações em background e que consomem energia… no android, mesmo num dispositivo sem root, podemos detalhadamente procurar a fonte do problema, nomeadamente qual a aplicação que está a consumir em excesso a bateria. Em relação ao 4s penso que seja uma vergonha a apple decorridos estes meses todos ainda não ter solucionado o problema do consumo excessivo… se aliarmos o facto da bateria do 4s ser a mesma do 4, mas o processador ser um dualcore, não se conseguem fazer milagres… prefiro o meu s2, ao menos dá para mudar a bateria, e se quiser, por uma de maior capacidade. o iphone é para estar em cima da mesa para admirarmos o design, não é para ser utilizado… um tijolo elegante, da moda, lindo…
Essa do tijolo acho que paga direitos de autor … ao Serva 😉
LOLOLOL
LIKE!
Sim tens toda a razão. E é óbvio que os serviços quer recorrem à geo-referenciação são os grandes “culpados” pelo consumo exagerado de energia.
Já viste por acaso a autonomia do Galaxy 2 , e olha que é bem fino , mas como também é grande provavelmente deu para colocar menos espessura na bateria e aumentar o comprimento da mesma .
Cumprimentos
Serva
O post que saiu no pplware só fala do tempo de conversação.
Do Galaxy II (pplware) versus iPhone 4s (segundo a Apple)
em 3G: 8H40 – 8H00
em 2G: 18H20 – 14H00
Há alguma vantagem, reduzida, para o Galaxy II, mas daí a fazer um ah, de espanto, pela autonomia do Galaxy ainda vai uma grande distância.
Falta os outros tempos que também são conhecidos para o iPhone (play música, vídeo, etc) e falta a comparação com base numa utilização intensiva que fosse igual para todos. Não me parece que a Samsung/Android tenha resolvido o problema da bateria … problema que é relativo – com um carregador em casa, outra no trabalho e outra no carro não tenho problema nenhum.
Quanto à duração da bateria – o iPad bate todos 🙂
@aver e @serva
A comparação entre iPhone 4 e Galaxy S II posso fazer.. Não há qualquer diferença.
Nunca desligo nada, a não ser que saiba que não vou ter uma fonte de energia por perto durante algum tempo. Normalmente os dois chegaram sempre ao final do dia com 30-40 % (média). Num dia com menos utilização, mais um pouco, num dia com mais utilização, menos um pouco. Num dia de “super” utilização, não chega à noite.
Infelizmente o 4S não posso comparar, mas é normal que fique abaixo.. O problema é conhecido, e a Apple tarda em resolver..
Tenho iPhone 4, tudo actualizado e problemas de bateria = 0. Nem percebo o porquê de tanta agitação . . . e faço uso intensivo do telefone. Até como telefone de casa (app da ZON) o utilizo.
Dar 600€ por um equipamento com tantas limitações, em todos os sentidos… é de loucos
Tenho um iPhone 3GS há 2 anos e tal e desde do 1º dia que o ponho a carregar sempre que vou dormir, quer a bateria esteja a 70%, 20% ou 1%.
Ando sempre com dados móveis, WiFi e 3G e tenho desligado na maior parte do tempo o GPS e Bluetooth. Tenho também a verificar o e-mail de 1 em 1 hora e o Push desactivado. Com um uso assim nunca chegou a durar mais de 1 dia e meio.
Para mim é o suficiente, prefiro por a carregar todos os dias do que andar durante o dia preocupado a activar/desactivar funcionalidades sempre que preciso.
Agora um problema que o iPhone têm é o drain da bateria, as vezes lembra-se e em vez de durar 1 dia, dura algumas horas sem um uso que justifique. Este problema já existe desde que o comprei e continua mesmo com o 5.0.1, pelo que leio continua a acontecer em iPhones mais recentes. Só “vivo” com o problema porque acontece ocasionalmente e se der por isso, um reset resolve-o na maior parte das vezes.
Sempre que o actualizei, restaurei a partir de um backup, já li que o problema podia ser resolvido se numa actualização configurava com um novo iPhone, mas não estou para perder os dados que tenho as aplicações.
E no final temos um tijolo….. caríssimo !
Olha outro com a cena do tijolo 🙂
Deve haver aqui muita Malta na construção civil
Basicamente o que este post indica é como dar mais de 500 euros por iPhone que não faz do que um 3310…se quisermos ter bateria por mais de dia e meio.
Ridículo.(Não o post mas sim o iphone em si)
E o teu comentário, não? 🙂
Vítor explica-me uma coisa, no caso do Android usar o Auto-Brightness muitas vezes consome mais bateria do que deixar o telemóvel com um brilho fixo porque deixa o sensor “acordado” a toda a hora, sendo realmente prejudicial. No iPhone isso verifica-se?
Não tenho essa opinião no iPhone. Pelo que estive a ler, o sensor de luminosidade actua rapidamente e diminuiu ao brilho caso seja necessário em extrema luz ambiente. Ora dessa forma e quando estamos em ambientes muito iluminados ele de facto tem por função poupar energia e actua realmente.
Penso que é assim que está a acontecer no iOS, mas lá está, não consigo “medir” isoladamente esse comportamento, pelo que fico refém da “teoria”.
Além disso poupa os olhos! É terrível ter de olhar para o tlf durante a noite e levar com um ecrã com o brilho no máximo.
Mas o facto de se estar com o auto-brightness faz com que o sensor de luminosidade esteja sempre ligado para actuar quando detecta muita, ou pouca luz. Não sei como é que a Apple faz drivers, nem sei que sistema de power management é que eles usam no kernel darwin que eles usam, mas no Android o facto de termos essa opção ligada faz com que o tal sensor fique acordado, provavelmente a segurar um wakelock algures senão não haveria maneira de conseguir detectar as diferenças de luminosidade. Dúvido muito que a Apple funcione de maneira diferente.
Sugeria que testasses durante dois dias este cenário: um dia com auto-brightness e outro dia com brightness a 50% o dia todo e depois postasses algo com as conclusões.
Já faço isto tudo que aqui vem e dura-me 2 dias o 3gs. Isto se não fizer muitas chamadas/sms. Como tenho jailbreak (a melhor coisa do iphone), tenho o sbsettings com os atalhos para o 3g/wifi etc e posso rapidamente ligar/desligar o 3g/wifi de maneira a ligar apenas quando necessito. Para ser honesto, muito raramente uso o 3g pois é completamente useless para quem usa wireless para aceder à net.
Não compreendo; os Android têm exactamente o mesmo problema, não é exclusivo dos iPhones; aliás, este problema da autonomia já vem desde os antigos Windows Mobile, bem antes de haver iOS e Android!
Basta olhar para o tamanho dos ecrãs e para as capacidades dos telemóveis; as pessoas olham para os 3310 com saudades, mas o que é que podiam fazer antigamente? chamadas e sms a preto e branco.. é perfeitamente normal que durasse mais. Desligar o que não se utiliza não é o fim do mundo, bem pelo contrário, é ser-se racional.
Pessoalmente não tenho problemas de bateria com o iPhone 4. Tenho mails a chegar literalmente de 5 em 5 minutos, tenho o wireless e o 3G ligados 24h por dia e a bateria dura 2 dias sem grandes problemas. Ainda faço uns joguitos de vez em quando e ando a passear pela net ou por outras apps. óbvio que se eu passar 2hrs a jogar vou ficar sem bateria mais rápido, mas é como já disseram, é uma questão de pegar num cabo e meter no bolso, posso carregá-lo em qualquer lado
Todos os smartphones têm o mesmo problema. Algumas pessoas é que têm a mania que o iphone é diferente.
@JV
Boa tarde , nada disso , os 5 dispositivos que tenho na minha família , não têm estes sintomas o mais fraco deles é o LG maximo 990 , mas com tudo ligado e uma actualização de sms e chamadas de voz , mais internet de 3g ligada todo o dia , gps activo , bluetooh etc , chega ao final do dia com mais ou menos 40% de bateria os galaxy que tenho desde o W ao Plus e ao SG2 duram mais de um dia de bateria , também com as mesmas aplicações ligadas , e ainda dá para ouvir musica etc , bom e os meus filhos ainda jogam .
Resumindo não me reconheço neste teu apontamento , comunicamos muito pelo Viber ou pela What’s App , configurado para fazer refresh dos emails de 1 em 1 minuto etc , etc , mas para não dizerem que eu sou do contra outros users de Android que se pronunciem .
O 3Gs não sofre estes problemas por ter uma velocidade de relógio baixa e por não ter uma grande parte dos serviços que são disponibilizados no 4S que é sem dúvida o mais afectado com os consumos excessivos de bateria .
Quanto a eu ser o autor do Tijolo , não fui eu que me referi a este sinónimo em primeiro lugar neste nosso blog se me quiserem conotar assim sintam-se a vontade , não será por isso que passo sem dormir , o que escrevi mantenho , apesar das criticas que me fazem .
Eu nos tópicos de Android ou Linux também sou critico , não pensem que sou um extremista e que gostaria de ver a Apple erradicada das nossas vidas , o contrário é que não sei , lembro-me bem dos comentários ácidos sobre o Android e do suposto fracasso que este SO era e que não passava de copias e que quem não tinha um Iphone era porque não tinha € etc , o que eu penso que os utilizadores de Apple ainda não perceberam é que quem escreve neste blog , certamente está a fazer opções , porque considero que todos temos um nível de conhecimento elevado acerca da tecnologia , em relação ao comum dos mortais já não posso opinar , suponho que esta regra também se aplicará para quem compra Apple .
Cumprimentos
Serva
serva, acho que não leste bem o que eu escrevi.. eu referi que não tenho problemas de maior e que o iPhone me dura 2 dias. Carreguei-o durante a noite e já enviei algumas SMS, MMS e já recebi telefonemas. Esteve em wireless o dia inteiro e estou a receber dezenas de notificações de emails recebidos bem como do facebook. Isto das 9 da manhã até às 15:45 e estou com 78% de bateria; devo chegar ao final do dia com 40% de bateria, nada de preocupante. Uma vez mais peço que leias o meu comentário porque acho que não era a mim que estavas a responder…
No entanto também posso dizer que conheço quem tenha o Galaxy S (I) e que precisa de desligar wifi, 3g e tudo e mais alguma coisa para que a bateria lhe dure 24 horas. é tudo uma questão de utilização e de controlar um pouco as apps; não há diferença significativa de bateria entre dispositivos. 1 ou 2hr a mais para o iphone ou para o samsung são insignificantes
Olá. Sobre a autonomia e sobre este texto, o pplware já tinha publicado algo semelhante em tempos. De facto, desabilitar tudo é transformar o iPhone num telefone de 30 euros… Sobre a autonomia, não me queixo do consumo quando estou a fazer qualquer coisa nele, o que me tira do sério é o que este consome em repouso. 30 a 40% do consumo total num dia é feito com este, sossegadinho, quietinho na minha mesa de trabalho. Quer eu faça alguma coisa ou não, as barras de bateria descem a olhos vistos. De noite enquanto durmo… lá vão 10%! De resto, ver TV, música, usar o GPS, câmara, etc, não é o problema. Mas, confesso, é frustrante ter uma coisa que consome tanto em repouso. E, note-se, está judiciosamente configurado, de forma a não desperdiçar nada…!
@JV ,
Boa noite , eu li o que escreveste , espero que tenhas também lido o que escrevi , os Iphones mais atingidos são os 4S , esses têm verdadeiros problemas que a Apple está ao corrente e que estão por toda a Blogosfera , e existem uns em que a bateria é literalmente drenada em poucos minutos e outros que não é nada de alarmante e depois existem outros que são a sua maioria com problemas sérios de autonomia em que quase se tem de andar com o carregador atrás , o mais estranho de tudo isto é que já se passaram meses e a Apple ainda não conseguiu de uma forma definitiva uma correcção para aquilo que suponho seja um problema de software .
Quem tem o 4S , vai reconhecer-se no que escrevo , tenho vários colegas de trabalho que adoram tecnologia , quando estou em Portugal as nossas horas de almoço são passadas a esgrimir argumentos e com uma boa dose de boa disposição , como não poderia ser de outra forma , na passada semana , estive em Portugal , ao almoço juntam-se sempre os geeks do costume , dizia-me um colega olha queres ver uma nova função que descobri no Iphone 4S , eu respondi quero mostra lá isso , bom ligou o GPS ligou-se a google maps e foi ver a bateria a ser literalmente sugada , por isso algo de mais grave se passa que simples afinações, eu tenho definidas para o meu Smartphone começar a encerrar processos automaticamente a partir do momento em que a bateria chega aos 35% , eu não posso ficar sem telefone , passo a vida agarrado a ele , mas num dia agitado chego aos 35 % a meio da tarde , mas o dia para mim começa as 6 H da manhã .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Boas, eu tenho um Iphone 4S, adquirido em Dezembro, tenho um uso normal do mesmo, wifi sempre ligado na universidade, dados 3G desligados, GPS sempre ligado, aplicações que usam wifi etc..e consigo que a bateria me dure 2 dias no mínimo por vezes quase chega aos 3 dias (sem uns joguitos pelo meio).
Por isso tudo passa da utilização de cada um.
Abraço
Desculpem e por vezes se vou de comboio , ainda passo pelo Pplware e faço alguns posts curtos .
Abraço
Serva
Por acaso, ligar o WiFi e desligar o 3G, pode poupar uma data de bateria. Trasmitir dados por WiFi é muito mais eficiente do que por 3G.
o problema é que sem o 3G ligado não há MMS para ninguém
Boas, andei a ver os vossos comentários e confesso que fiquei um pouco assustado porque tenho um Iphone 4 desde Dezembro que sempre funcionou na perfeição e a sua bateria dura 2 dias com o wi-fi ligado o dia todo… Tenho o Ios 5.1.1 e desde a ultima actualizacao parece que a bateria até aumentou e nao diminui.
Cumprimentos
Olá
Eu depois de ler quase todos os posts, fazer algumas tentativas do que sugerem, etc. Não consegui mesmo que a bateria aguente o dia todo, é certo, sempre 3G ligado sempre a falar ou responder a mails ou navegar.
Assumo que ainda assim bem aguenta a bateria, mas tive de encontrar uma solução que não fosse ter de carregar durante o dia e muitas vezes ficava mesmo incontactavel.
Procurei e encontrei várias soluções de baterias externas para reforçar a carga da bateria. Pelo menos assim não me preocupo em poupar! E também faço sempre cargas completas da bateria porque enão fico ali á espera que carregue.
Vou no comboio, ou onde seja, qd fico com pouca bateria ligo a externa e tá feito.
Olá Jorge,
Qual foi a bateria que compraste para resolver o teu problema?
Obrigado
Ninguém respondeu, mas para o iPhone 4, pode por exemplo encontrar aqui: http://www.batteryupgrade.com.pt/shopBrowser.php?shopGroupId=94947342#/shopGroupId/94947342 bateria interna e externa.
O pacote externo de carregamento com mais capacidade tem 14000 mAh o que significa mais de 9 vezes a capacidade da bateria interna (que eles vendem) de 1420 mAh para esse modelo específico.
Se as baterias normalmente duram só um dia, com esse pacote sempre ligado podem prolongar até 10 dias a utilização seguida… conjugando a bateria interna com a externa.
Tem outros modelos, pelo que se não for iPhone 4, procurem pelo modelo e certamente que se for dos mais vendidos no mundo, aparecerá, seja pelo modelo de telemóvel, ou pela bateria em si (se puderem trocá-la).
Boas, eu tenho um iphone 4S e gostaria de saber se actualmente é possivel fazer jailbreak, e se possivel se me podem dar um link como fazer