iOS – Como gravar em vídeo a atividade do ecrã do iPhone
Como já havíamos falado, o iOS 11 (e seguintes) traz mais de uma centena de novidade entre inovações e melhoramentos. Algumas aplicações passam a ser nativas e surgem ajustes de usabilidade há muito solicitados pelos utilizadores.
Uma das funcionalidade pioneiras nos sistemas operativos móveis que a Apple introduziu no iOS bem lá atrás, foi a captura de ecrã, funcionalidade hoje usada em praticamente todos os sistemas, até mesmo no Apple Watch. O que hoje mostramos é mais uma funcionalidade que não existia nativamente no iOS, a possibilidade de gravar em vídeo a atividade do ecrã dos dispositivos com iOS.
As capturas de ecrã com a simplicidade que a Apple introduziu no passado são, sem dúvida, um dos recursos imensamente usados por praticamente todos os vários sistemas operativos da atualidade. Com um apertar do botão Home e do botão Power, está feito um screenshot, que tanto jeito dá em inúmeras situações.
Agora, com a apresentação do iOS 11, a empresa de Cupertino incluiu a funcionalidade Gravação do ecrã. Esta nova opção permite que seja gravada em vídeo a atividade que façamos no iPhone ou no iPad, para os mais variados fins. Se antes teríamos de recorrer ao QuickTime Player (entre outros métodos de terceiros) hoje está simplificado. Vamos ver então como o fazer.
Como gravar nativamente a atividade do ecrã do seu iPhone e iPad
Como já deve saber, o iOS 11 permite-lhe adicionar e organizar ícones de funcionalidades na Central de controlo. Se está já a correr no seu dispositivo Apple o iOS 11 developer beta, que a Apple disponibilizou na segunda feira passada, irá descobrir que já é possível gravar a atividade do seu iPhone e iPad e que essa opção poderá ser adicionada à Central de controlo.
Para a usar vá a Definições > Central de Controlo e adicione a opção Screen Recording usando o botão + (mais).
Agora, sempre que necessitar de gravar o ecrã do seu iPhone ou iPad, basta deslizar o ecrã para ter acesso à Central de controlo e clicar no ícone que abrirá a opção de gravação, tal como mostra no final do vídeo acima. Pode ver que irá ter no seu iPhone os seguintes ícones na sua Central de Controlo:
São pequenas funcionalidades mas que, por vezes, se tornam grandes ajudas em certos momentos em que um vídeos vale mais que mil palavras. Fica a dica.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente
O meu Xiaomi já tem isso há bués!!!
(Just starting a fight) lOl
Nos Huawei, na EMUI 4.1 (pelo menos no P9 Lite), já dava para fazer isto de forma nativa. Power + Vol. Up se não estou em erro 🙂
Fazer screenshot ou gravar a atividade do ecrã?
Desde os primeiros symbians e androids consigo tirar screenshots. Logo, o iOs não é o primeiro a permitir.
Mas podem alegar que o iOs foi o primeiro a ter essa funcionalidade nativamente. Nisso também não foi pioneiro, já que o Maemo por exemplo tem essa funcionalidade nativamente desde o seu início (Ctrl+Shift+P)
O que tu estás a falar é screenshots, o que é falado no artigo é gravar um video do que passa no ecrã. Video é algo que já era possível noutros sistemas e também no iOS, embora só em circunstâncias especiais: ou limitado a uma aplicação que suportasse a API ou então ligado ao computador.
Nos Xiaomi a unica circunstância especial é carregar no botão “Grav. de Ecrã”, não tem nada de especial e não é preciso ligar ao PC, é carregar e está a gravar, é uma função nativa há algum tempo.
Tal como disse: “Video é algo que já era possível noutros sistemas”
Não deixa de ser uma função nativa no iPhone, a questão é nos métodos.
Sim, estou a falar de screenshots e sei que o artigo fala principalmente de gravação de vídeo do ecrã. Provavelmente só leste o título, mas o artigo também fala de screenshots. Ora lê este excerto:
“Uma das funcionalidade pioneiras nos sistemas operativos móveis que a Apple introduziu no iOS bem lá atrás, foi a captura de ecrã, funcionalidade hoje usada em praticamente todos os sistemas, até mesmo no Apple Watch.”
Mas onde tens isso nos dias de hoje vivo? Na verdade o iOS foi quem tornou isso simples e ainda vivo. Lembro que durante anos no Android fazer um screen era um cabo dos tormentos, quando no iOS era dois toques e já estava e mais, a simplicidade foi herdada do OS X, muito antes desses que referes aparecerem 😉 Lembro que o Newton, salvo erro, já permitia fazer a captura do ecrã (embora não tenha a forme certeza disto).
No meu antigo S4 e nos Note 4 e S8 que tenho basta passar a mão, não vejo onde está o cabo dos tormentos…..
Muito util sem duvia (not)
Não digas isso, é útil sim senhor para várias situações em que se pode explicar mostrando em vídeo como se faz.
Acho que é mais “gimmick” do que utilidade..
Pontos de vista.
Há alguma aplicação para gravar vídeos em modo “espião”? Sem que se perceba que isso esteja a acontecer